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Primeira Ponte Estaiada do RJ atinge ponto máximo de programação com um Liebherr

Assessoria de imprensa

26/10/2011 13h52 | Atualizada em 26/10/2011 18h29

A construtora Queiroz Galvão utilizou um guindaste de torre Liebherr, com parte superior giratória, em suas atividades de levantamento de carga durante a construção do novo ponto de referência do Rio de Janeiro, a Ponte do Canal do Fundão, primeira Ponte Estaiada da cidade.

A única torre da primeira Ponte Estaiada do Rio de Janeiro atingiu a altura máxima de 95,5m, contanto com o desempenho do guindaste de torre Liebherr, durante a construção e de acordo com a programação da Queiroz Galvão, principal construtora envolvida no projeto.

A nova ponte ligará a Ilha do Fundão à Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, localizada na zona norte da cidade brasileira, ligando tanto as zonas norte e sul, como também o Aeroporto Internacional Galeão.

Resultado de um acordo firmado entre a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) e com investimento de 270 milhões de reais, além da construção da Ponte Estaiada que será inaugurada no final deste ano, obra consiste na dragagem do Canal do Fundão, Saneamento e Urbanização da Vila Residencial da UFRJ, e um novo ace

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A construtora Queiroz Galvão utilizou um guindaste de torre Liebherr, com parte superior giratória, em suas atividades de levantamento de carga durante a construção do novo ponto de referência do Rio de Janeiro, a Ponte do Canal do Fundão, primeira Ponte Estaiada da cidade.

A única torre da primeira Ponte Estaiada do Rio de Janeiro atingiu a altura máxima de 95,5m, contanto com o desempenho do guindaste de torre Liebherr, durante a construção e de acordo com a programação da Queiroz Galvão, principal construtora envolvida no projeto.

A nova ponte ligará a Ilha do Fundão à Linha Vermelha, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, localizada na zona norte da cidade brasileira, ligando tanto as zonas norte e sul, como também o Aeroporto Internacional Galeão.

Resultado de um acordo firmado entre a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e a Petrobrás (Petróleo Brasileiro S.A.) e com investimento de 270 milhões de reais, além da construção da Ponte Estaiada que será inaugurada no final deste ano, obra consiste na dragagem do Canal do Fundão, Saneamento e Urbanização da Vila Residencial da UFRJ, e um novo acesso a Linha Vermelha sentido baixada.

A Ponte terá 774m de comprimento, com 180m de vão livre e uma torre com altura de 95,5m de altura, sendo a referência o bloco de fundação.

O vão livre da ponte será maior que o vão central da Ponte Rio-Niterói, também localizada no Rio de Janeiro, considerada a maior ponte de concreto protendido no hemisfério sul e a sexta ponte mais longa do mundo.

Além de seu design e praticidade, de acordo com o arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Estaiada contribuirá com a paisagem da cidade. Sua geometria foi desenvolvida como alusão ao movimento de um pássaro emergindo das águas marinhas, representando a dragagem e revitalização do canal naquela região.

Consoante ao tema da construção idealizado pelo arquiteto, a ponte é formada por um pilone de concreto armado que ancora 15 estais para suportar o vão livre sobre o Canal do Fundão e 3 pares de estais de retaguarda.

O guindaste de torre Liebherr da série HC conta com 100,5m de altura livre de gancho e 40,0m de alcance, oferecendo uma capacidade máxima de levantamento de 8,0t a 16,0m de raio e 2,65t a 40,0m.

Para o gerente comercial da aérea de guindastes de torre na Liebherr Brasil, Luiz Meirelles: “é um prazer ter um guindaste de torre Liebherr sendo utilizado na construção de um projeto de tão prestigiado no Brasil. Além de sua importância arquitetônica, a ponte também está sendo construída em um curto período de tempo, ressaltando a dedicação da cidade em atender aos prazos para o provimento da infra-estrutura necessária à Copa do Mundo e aos Jogos Olímpicos.”

Ao final das obras, estima-se que cerca de 25.000 veículos passarão pela ponte todos os dias, melhorando desta maneira, o trânsito na Cidade Universitária e nas vias ao seu redor, que em horários de pico é extremamente congestionado.

 

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