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Jornal a Tribuna
18/10/2011 16h16 | Atualizada em 18/10/2011 19h14
O cais do Porto de Paranaguá está tomado por peças gigantes. O porto recebeu quase que simultaneamente, peças para três diferentes projetos de grande porte, com isso, quase todos os espaços livres da área primária, ficaram tomados pelos equipamentos.
A maior parte das peças refere-se à construção da maior fábrica de celulose de fibra curta do mundo. Dois navios trouxeram cerca de 3600 toneladas em equipamentos que vão integrar o Projeto Eldorado, que será construído em Três Lagoas (MS). Até meados de 2012, o Porto de Paranaguá receberá cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da fábrica.
O Porto recebeu também outras peças de grande porte para a ampliação da fábrica da Incepa, em São Mateus do Sul, e para a construção de moinhos de cimento na unidade de Rio Branco do Sul, da Votorantin.
Para atender a chegada de todas estas cargas especiais, a Appa está adotando soluções logísticas diversas com o objetivo de atender os diferentes clientes com agilidade e segurança.
“Estamos com quase todos os espaços cheios, ao longo do cais, tomados por equipamentos e veículos. E a eficiência do nosso departamento de operações tem permitido atender estes diferentes clientes com agilidade
...O cais do Porto de Paranaguá está tomado por peças gigantes. O porto recebeu quase que simultaneamente, peças para três diferentes projetos de grande porte, com isso, quase todos os espaços livres da área primária, ficaram tomados pelos equipamentos.
A maior parte das peças refere-se à construção da maior fábrica de celulose de fibra curta do mundo. Dois navios trouxeram cerca de 3600 toneladas em equipamentos que vão integrar o Projeto Eldorado, que será construído em Três Lagoas (MS). Até meados de 2012, o Porto de Paranaguá receberá cerca de 30 mil toneladas em peças para a construção da fábrica.
O Porto recebeu também outras peças de grande porte para a ampliação da fábrica da Incepa, em São Mateus do Sul, e para a construção de moinhos de cimento na unidade de Rio Branco do Sul, da Votorantin.
Para atender a chegada de todas estas cargas especiais, a Appa está adotando soluções logísticas diversas com o objetivo de atender os diferentes clientes com agilidade e segurança.
“Estamos com quase todos os espaços cheios, ao longo do cais, tomados por equipamentos e veículos. E a eficiência do nosso departamento de operações tem permitido atender estes diferentes clientes com agilidade e segurança”, afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.
Além das peças de grande porte, o cais do Porto de Paranaguá está sendo utilizado para a armazenagem de veículos. Em função das restrições comerciais entre Brasil e Argentina, a liberação de veículos importados que chegam ao Porto estão mais lentas, lotando os pátios. Com isso, a Appa tem usado espaços alternativos ao longo do cais para condicionar os veículos e atender a demanda. Hoje, cerca de três mil veículos estão acomodados ao longo do cais, dividindo espaço com contêineres e peças de grande porte. Outros três mil estão dispostos nos pátios destinados a esta finalidade.
“Este é um trabalho que exige perícia dos nossos técnicos porque precisamos dispor todas estas mercadorias com segurança e de modo que não prejudiquem as operações portuárias”, explicou o superintendente.
De janeiro a setembro, a movimentação de mercadorias pelo Porto de Paranaguá foi de 31,3 milhões de toneladas. O volume é 7% superior à movimentação registrada no mesmo período de 2010.
28 de julho 2020
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