Lançamentos
Revista M&T
28/09/2011 09h55 | Atualizada em 28/09/2011 17h12
A Scania apresentou na última edição da Fenatran novidades na série de motores V8 dos seus caminhões. Entre elas está a terceira geração do sistema de transmissão automatizada Opticruise, além das melhorias no freio retarder dos caminhões, que passam a ser mais indicados para operações em baixas velocidades.
De acordo com o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini, o principal destaque da montadora no quesito operações fora-de-estrada é o sistema de freio auxiliar (retarder). Desenvolvido para atuar com maior desempenho em operações de baixa velocidade, a tecnologia aumenta em 40% a potência de frenagem com velocidades abaixo de 30 km por hora.
“O Scania retarder teve seu desempenho de frenagem significativamente melhorado, pois o torque máximo aumentou em 500 Nm, passando para 3.500 Nm”, diz Celso Mendonça, gerente de pós-vendas da empresa.
“Para operações off road, os frotistas podem optar por uma versão específica do freio auxiliar, que produz até 4.100 Nm, necessário para alcançar a taxa de desempenho apresentada em baixas velocidades”, acrescenta o diretor. A tecnologia está sendo disponibilizada juntamente com os novos motores P7 que serão comercializados a partir de janeiro de 2012.
Novo motor V8
...A Scania apresentou na última edição da Fenatran novidades na série de motores V8 dos seus caminhões. Entre elas está a terceira geração do sistema de transmissão automatizada Opticruise, além das melhorias no freio retarder dos caminhões, que passam a ser mais indicados para operações em baixas velocidades.
De acordo com o diretor geral da Scania, Roberto Leoncini, o principal destaque da montadora no quesito operações fora-de-estrada é o sistema de freio auxiliar (retarder). Desenvolvido para atuar com maior desempenho em operações de baixa velocidade, a tecnologia aumenta em 40% a potência de frenagem com velocidades abaixo de 30 km por hora.
“O Scania retarder teve seu desempenho de frenagem significativamente melhorado, pois o torque máximo aumentou em 500 Nm, passando para 3.500 Nm”, diz Celso Mendonça, gerente de pós-vendas da empresa.
“Para operações off road, os frotistas podem optar por uma versão específica do freio auxiliar, que produz até 4.100 Nm, necessário para alcançar a taxa de desempenho apresentada em baixas velocidades”, acrescenta o diretor. A tecnologia está sendo disponibilizada juntamente com os novos motores P7 que serão comercializados a partir de janeiro de 2012.
Novo motor V8
O outro lançamento da Scania foram os motores V8 com designer e potência que distinguem esses modelos das demais linhas de caminhões da empresa. Os novos motores seguem a nova legislação ambiental, o Proconve P7. Esta linha possui propulsores de 16 litros, com potência de 560 ou 620 cavalos, e oito cilindros em V. “Equipados com motor exclusivo de 16 litros e oito cilindros em V, esses caminhões estão entre os mais fortes e potentes do mercado Brasileiro”, assegura Leoncini.
Esses modelos foram desenvolvidos inicialmente para o modelo rodoviária e, de acordo com Leoncini, têm torque elevado em baixas rotações, o que cria a possibilidade de economizar combustível. Além disso, os motores são regulados para fornecer torque elevado já na marcha lenta, facilitando o arranque. “O torque máximo é produzido a partir de 1.000 r/min. O declive da curva de torque nas rotações mais altas é cuidadosamente combinado com a elevação da curva de potência para fornecer potência extra nas subidas e o motor parece ficar ainda mais forte na medida em que as rotações caem, resultando em excelente dirigibilidade”.
Movido a Etanol
Outra novidade da montadora ficou a cargo dos caminhões movidos a etanol. A companhia também aproveitou o evento para apresentar o caminhão P 270, único modelo movido 100% a etanol de produção nacional. O semipesado integra o pacote de lançamentos da linha 2012 e a estratégia global de oferecer soluções mais sustentáveis para o transporte rodoviário.
De acordo com a diretoria da fabricante sueca, tal tecnologia de baixo carbono dos motores a etanol já é empregada em ônibus da marca, reduz em até 90% a emissão de C02 e atende a legislação a de emissão de poluentes Euro 5, que entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2012. Outro diferencial do motor é que ele dispensará o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Liquido Automotivo).
“O lançamento deste caminhão movido a etanol é mais um exemplo de pioneirismo da Scania em oferecer as melhores soluções para o mercado brasileiro. O veículo reforça a nossa posição de referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o transporte”, afirma Roberto Leoncini, diretor geral da Scania no Brasil.
O P270 a etanol conta com uma motorização de 9 litros com 270 cavalos e 1.250 Nm de torque já a partir de 1.100 rpm, o que possibilita maior rendimento do trem de força, desempenho e dirigibilidade típicos dos motores a diesel.
“O segmento de semipesado está em pleno crescimento no Brasil, no mercado total de caminhões. Para atender a este nicho altamente competitivo, além de mantermos as melhores características dos veículos pesados da Scania, como economia de combustível, conforto e ergonomia da cabine, adicionamos ao produto Scania mais um valor: o da ‘sustentabilidade’”, explica Leoncini.
A novidade chegou à América Latina em maio deste ano, quando começaram a circular na cidade de São Paulo os primeiros 50 ônibus brasileiros movidos a etanol. “No Brasil, vamos contribuir para o cumprimento das metas de política ambiental não apenas na formação de uma frota de ônibus, mas também com caminhões que circulam pelas cidades, colaborando com a qualidade de vida das pessoas e reduzindo os impactos ambientais”, salientou Leoncini.
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