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Michelin pode fabricar pneus 1200 R24 no Brasil

Redação M&T

27/07/2011 12h00 | Atualizada em 27/07/2011 17h23

Ao completar 30 anos de atuação com fábrica no Brasil, a fabricante de pneus Michelin anunciou a possibilidade de investir em novos produtos e serviços para aplicação em canteiros de obras. Segundo Paulo Sérgio França, diretor comercial para a América do Sul da linha de pneus fora-de-estrada, a fabricante avalia a possibilidade de produzir o modelo 1200 R24 em sua unidade no país.

Tais modelos são utilizados em caminhões 8x4 e 10x4 que operam em canteiros de obras de grande porte e mineração. Esses veículos foram adotados pelos frotistas em substituição aos caminhões articulados em diversas operações de grande porte, mas há uma reclamação quanto ao desempenho de seus pneus. Isso porque geralmente eles saem de fábrica com pneus 1200 R22, que não têm a capacidade de carga adequada a esse tipo de operação, prejudicando a produtividade em campo.

“Na verdade, o gargalo não é a falta de pneus no mercado e sim a dificuldade de implantá-los nos caminhões que saem de fábrica”, diz França. Ele explica que as montadoras não oferecem veículos com os pneus R24 por eles não poderem trafegar em rodovias.

A empresa também estuda a implantação de um sistema de monitoramento remoto de pressão e temperatura de

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Ao completar 30 anos de atuação com fábrica no Brasil, a fabricante de pneus Michelin anunciou a possibilidade de investir em novos produtos e serviços para aplicação em canteiros de obras. Segundo Paulo Sérgio França, diretor comercial para a América do Sul da linha de pneus fora-de-estrada, a fabricante avalia a possibilidade de produzir o modelo 1200 R24 em sua unidade no país.

Tais modelos são utilizados em caminhões 8x4 e 10x4 que operam em canteiros de obras de grande porte e mineração. Esses veículos foram adotados pelos frotistas em substituição aos caminhões articulados em diversas operações de grande porte, mas há uma reclamação quanto ao desempenho de seus pneus. Isso porque geralmente eles saem de fábrica com pneus 1200 R22, que não têm a capacidade de carga adequada a esse tipo de operação, prejudicando a produtividade em campo.

“Na verdade, o gargalo não é a falta de pneus no mercado e sim a dificuldade de implantá-los nos caminhões que saem de fábrica”, diz França. Ele explica que as montadoras não oferecem veículos com os pneus R24 por eles não poderem trafegar em rodovias.

A empresa também estuda a implantação de um sistema de monitoramento remoto de pressão e temperatura de pneus de menor diâmetro. Ela já dispõe do sistema (MEMS), utilizado em caminhões articulados acima de 240 toneladas, mas os frotistas que operam com veículos menores não têm adotado a solução por questões de custos de aquisição.

Em função disso, a fabricante estuda um novo sistema de monitoramento, mais simples e passível de ser utilizado em pneus fora-de-estrada de menor diâmetro. “Ainda não há previsão de lançamento, mas estamos avaliando essa possibilidade”, afirma França. O MEMS é um sistema de monitoramento remoto de pressão e temperatura que fornece informações em tempo real, evitando que reparos sejam realizados com os pneus em condição de subpressão ou temperaturas elevadas.

Enquanto o monitoramento da pressão influencia a vida útil do pneu, o controle de temperatura evita que os componentes do insumo sejam afetados negativamente. A coleta de informações é simples: uma tag ou etiqueta eletrônica é instalada em cada pneu, funcionando como sensor e enviando os dados via rádio a um receptor na cabine do veículo, que armazena as informações. Com uma periodicidade que pode ser programada, a gerência de frota tem ainda a opção de determinar o despacho das informações da cabine direto para a sala de controle da mina ou da construtora que estiver monitorando sua frota.

 

 

 

 

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