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Andrade Gutierrez faz apontamento da frota por celular

Assessoria de Imprensa

27/07/2011 11h57 | Atualizada em 27/07/2011 17h23

Em uma iniciativa pioneira no setor, a Construtora Andrade Gutierrez passou a utilizar em suas obras um novo sistema de apontamento de produção e de operação dos equipamentos por meio de telefones celulares. “Com isso, os operadores digitam as informações no celular e os dados são transmitidos aos servidores da empresa, que permitem o gerenciamento online por meio de painéis para as obras, com atualização a cada 50 segundos”, diz o engenheiro da controladoria Rodrigo Fernandes de Barros.

Desde 2009, os apontamentos de campo, que eram feitos em fichas de papel, passaram a ser realizados via celular. Esta inovação tem proporcionado uma gestão mais eficiente dos equipamentos e da mão de obra em canteiros de todo o Brasil. O controle diário de desempenho dos equipamentos e da mão de obra feito por meio de fichas de papel era lento, caro e com qualidade inferior à desejada, conforme explica Barros.

Ele ressalta que havia grande defasagem de desenvolvimento nos processos que envolviam os dados de apontamento dos canteiros de obra, além de demora no recebimento da informação e ausência de confiabilidade. As fichas chegavam à área de controle da obra com defasagem aproximada de dois dias, visto que as mesmas deveriam ser preenchidas, recolhidas e enviadas ao escritório

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Em uma iniciativa pioneira no setor, a Construtora Andrade Gutierrez passou a utilizar em suas obras um novo sistema de apontamento de produção e de operação dos equipamentos por meio de telefones celulares. “Com isso, os operadores digitam as informações no celular e os dados são transmitidos aos servidores da empresa, que permitem o gerenciamento online por meio de painéis para as obras, com atualização a cada 50 segundos”, diz o engenheiro da controladoria Rodrigo Fernandes de Barros.

Desde 2009, os apontamentos de campo, que eram feitos em fichas de papel, passaram a ser realizados via celular. Esta inovação tem proporcionado uma gestão mais eficiente dos equipamentos e da mão de obra em canteiros de todo o Brasil. O controle diário de desempenho dos equipamentos e da mão de obra feito por meio de fichas de papel era lento, caro e com qualidade inferior à desejada, conforme explica Barros.

Ele ressalta que havia grande defasagem de desenvolvimento nos processos que envolviam os dados de apontamento dos canteiros de obra, além de demora no recebimento da informação e ausência de confiabilidade. As fichas chegavam à área de controle da obra com defasagem aproximada de dois dias, visto que as mesmas deveriam ser preenchidas, recolhidas e enviadas ao escritório da unidade. Além disso, a qualidade da informação não era satisfatória.

Preenchidos manualmente pelo apontador e encarregado, os apontamentos em papel ofereciam dificuldade na leitura e conservação do documento, já que o ambiente para arquivamento das fichas favorecia sua degradação. Outro problema: a quantidade de informação e de papel era muito grande, o que demandava a utilização de salas inteiras para arquivo de fichas antigas e novas.

Em grandes obras, como a Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), por exemplo, as atividades ocorrem sem interrupções, 24 horas por dia, em três turnos. Como são aproximadamente 800 equipamentos em atividade, o fluxo de fichas demandava alto investimento em papel, bem como em mão de obra para calcular e alimentar os sistemas corporativos.

Para mudar este cenário, a Andrade Gutierrez passou a buscar soluções para aperfeiçoar o controle de dados de suas obras. Em parceria com a Simova, que atua no mercado de tecnologia da informação (TI), o resultado veio no desenvolvimento do software chamado ConstruMobil.

Foram analisados, em princípio, os impactos da nova ferramenta para minimizar pontos críticos e a adaptação dos operadores ao novo sistema. Como o processo é auxiliado por aparelhos celulares, tecnologia muito presente no cotidiano das pessoas, a introdução do sistema às obras foi facilitada e bem aceita.

“Em seis meses, usando nosso produto voltado para usinas como base da solução, customizamos e implantamos o ConstruMobil na Andrade Gutierrez”, explica Fábio Calegari, diretor comercial da Simova. Com a nova ferramenta, os usuários da construtora inserem as informações no sistema instalado no aparelho celular por meio de códigos de atividade pré-estabelecidos, as quais são validadas e enviadas imediatamente aos servidores da empresa. “Os dados são visualizados em painéis (telas de LED/LCD) nas obras com atualização imediata”, ele completa.

A implantação dessa solução proporcionou diversos ganhos para a construtora, a começar pela rapidez e qualidade na coleta e transmissão de informações sobre a produção nos seus canteiros de obra. A gestão online dos dados permite atuações objetivas, eficientes e imediatas sobre perdas gerenciáveis, resultando em ganho de produtividade e também financeiro, além de redução de custo de materiais de apoio para o apontamento, como folhas, canetas e pranchetas.

A solução gera ainda redução de custo com mão de obra, pois é possível eliminar ou diminuir a função dos apontadores e auxiliares de controle, além da eliminar retrabalho e horas extras na área de gestão das obras, pois o processo antigo necessitava do cálculo e digitação de todas as fichas.

O problema da falta de qualidade do controle manual também foi resolvido, já que o sistema via celular trabalha com códigos numéricos e filtros que bloqueiam possíveis erros. Outra vantagem é que a validação de dados e o cruzamento de informações são feitos no momento da digitação, diminuindo o risco de erros no apontamento de informações.

Todo o processo de apontamento pelo ConstruMobil é mais seguro. Há filtros que limitam os serviços dos equipamentos e equipes, assim podendo restringir as opções que cada usuário pode apontar. O meio ambiente também é beneficiado pela nova solução com a eliminação da grande utilização de papel para as fichas de apropriação.

A empresa avalia que, apenas na obra do Comperj, o sistema proporcionou ganhos importantes na eficiência média dos equipamentos, o que representa um aumento de quase 110 mil horas trabalhadas para a frota em operação. Por esse motivo, a Andrade Gutierrez já adota esse sistema de apontamento de 15 outros canteiros de obras e pode implantá-lo nos demais contratos no Brasil e exterior.

 

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