Corporativo
Valor Econômico
20/07/2011 09h57 | Atualizada em 20/07/2011 14h52
Para acompanhar o crescimento da demanda em setores como energia, mineração e construção, a fabricante de plataformas de trabalho aéreas Haulotte está reforçando sua subsidiária no país e quer ampliar a presença no mercado brasileiro. O grupo francês – já atuante no país desde 2002 com uma estrutura de apenas cerca de 10 pessoas – está trazendo à sua subsidiária novas linhas de máquinas para pronta entrega e ampliando o estoque de produtos e peças.
A equipe agora soma 22 funcionários. “O mercado brasileiro começou a ficar significativo e o nível de demanda do nosso cliente avançou. Agora, precisamos ter mais estoque e uma boa disponibilidade de produtos”, afirmou ao Valor o presidente global da Haulotte, Alexandre Saubot. Antes, as operações da empresa no país se concentravam na manutenção e venda das máquinas.
Fabricadas em sete unidades na Ásia, Europa e EUA, as máquinas são usadas para levar funcionários a alturas elevadas. A empresa aposta que as plataformas terão maior demanda no país em função dos investimentos em infraestrutura e construção para os futuros eventos esportivos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“Nossos clientes estão focados nesses eventos e vão precis
...Para acompanhar o crescimento da demanda em setores como energia, mineração e construção, a fabricante de plataformas de trabalho aéreas Haulotte está reforçando sua subsidiária no país e quer ampliar a presença no mercado brasileiro. O grupo francês – já atuante no país desde 2002 com uma estrutura de apenas cerca de 10 pessoas – está trazendo à sua subsidiária novas linhas de máquinas para pronta entrega e ampliando o estoque de produtos e peças.
A equipe agora soma 22 funcionários. “O mercado brasileiro começou a ficar significativo e o nível de demanda do nosso cliente avançou. Agora, precisamos ter mais estoque e uma boa disponibilidade de produtos”, afirmou ao Valor o presidente global da Haulotte, Alexandre Saubot. Antes, as operações da empresa no país se concentravam na manutenção e venda das máquinas.
Fabricadas em sete unidades na Ásia, Europa e EUA, as máquinas são usadas para levar funcionários a alturas elevadas. A empresa aposta que as plataformas terão maior demanda no país em função dos investimentos em infraestrutura e construção para os futuros eventos esportivos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
“Nossos clientes estão focados nesses eventos e vão precisar agilizar a construção de estádios, estruturas e outros projetos”, completou o executivo. Atualmente, a frota brasileira dessas máquinas soma 8 mil unidades, número que deve dobrar para 16 mil unidades em dois anos, à exemplo do que vem acontecendo nos últimos anos. Mesmo assim, a demanda no Brasil ainda não chegou a um nível que estimule a empresa a instalar uma fábrica no país.
Com a nova estrutura, o faturamento da subsidiária brasileira deve pular dos € 13 milhões registrados em 2010, para € 30 milhões neste ano, segundo as projeções do grupo francês. Globalmente, a Haulotte faturou € 250 milhões em 2010, frente ao resultado de € 200 milhões no ano anterior. Para 2011, o grupo prevê um avanço de 25% a 30% nas vendas.
Cerca de 70% dos resultados da empresa francesa vêm das operações europeias, enquanto 15% são originadas na América do Norte. A participação dos países emergentes nos negócios da empresa ainda é pequena: 9% das vendas vêm da Ásia, enquanto 6% estão na América Latina.
“Acreditamos que vamos avançar para uma participação de 10% na América Latina. Mas neste ano até a Europa está indo melhor. Nosso crescimento será mais balanceado [no que diz respeito aos resultados regionais]”, explicou Saubot. Segundo ele, com a crise dos últimos anos, o grupo tem operado com cerca de um terço de sua capacidade de produção, que totaliza 35 mil unidades ao ano.
A maioria dos clientes da Haulotte são as empresas de aluguel de equipamentos. Nesse mercado, suas principais concorrentes são as americanas JLG e Genie. No Brasil, a companhia estima que tem hoje cerca de 20% de participação no segmento.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade