P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Lançamentos
Voltar

Lançamentos

Novo Cargo prima pelo design moderno

Webtranspo

30/03/2011 11h20 | Atualizada em 30/03/2011 15h19

A Ford guardou para esse início de ano um mega projeto de renovação de sua gama de caminhões utilitários pesados. Após três anos de pesquisas e desenvolvimento, a montadora apresentou ao mercado nacional a linha 2012 do modelo Cargo. À primeira vista, o que mais chama a atenção no veículo é a mudança no design, ainda mais, partindo de uma montadora muito conservadora nesse quesito.

De acordo com a fabricante, o objetivo foi criar a melhor proposta no segmento de caminhões, com o comprometimento em apresentar uma linha moderna e eficiente para um mercado onde a marca Ford tem grande aceitação.

O lançamento dessa linha completa - onze modelos, cinco das quais com a opção de cabine-leito –, integra o plano de investimentos de R$ 670 milhões que a companhia realizará até 2013 na “Operação de Caminhões”.

Com vendas a partir de maio, o novo Cargo – na faixa de 13 a 31 toneladas de peso bruto total – promete mexer com o segmento, pois reúne em um mesmo projeto design moderno, qualidade, conforto, desempenho, funcionalidade, versatilidade e preços altamente competitivos.

O caminhão foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari (Bahia) e nas cidades São Bernardo do

...

A Ford guardou para esse início de ano um mega projeto de renovação de sua gama de caminhões utilitários pesados. Após três anos de pesquisas e desenvolvimento, a montadora apresentou ao mercado nacional a linha 2012 do modelo Cargo. À primeira vista, o que mais chama a atenção no veículo é a mudança no design, ainda mais, partindo de uma montadora muito conservadora nesse quesito.

De acordo com a fabricante, o objetivo foi criar a melhor proposta no segmento de caminhões, com o comprometimento em apresentar uma linha moderna e eficiente para um mercado onde a marca Ford tem grande aceitação.

O lançamento dessa linha completa - onze modelos, cinco das quais com a opção de cabine-leito –, integra o plano de investimentos de R$ 670 milhões que a companhia realizará até 2013 na “Operação de Caminhões”.

Com vendas a partir de maio, o novo Cargo – na faixa de 13 a 31 toneladas de peso bruto total – promete mexer com o segmento, pois reúne em um mesmo projeto design moderno, qualidade, conforto, desempenho, funcionalidade, versatilidade e preços altamente competitivos.

O caminhão foi desenvolvido nos estúdios de design e centro de engenharia de Camaçari (Bahia) e nas cidades São Bernardo do Campo e Tatuí, em São Paulo, com suporte das unidades dos Estados Unidos e Europa. A sua concepção teve como base as pesquisas e os testes realizados na América do Sul.

As linhas do novo caminhão são detalhistas. Na área frontal, a marca destacou um conjunto de grades superior e inferior. A ampla área envidraçada, em conjunto com janelas auxiliares tipo vigia, amplia a visibilidade, com estilo moderno. A funcionalidade do perfil arredondado visa uma melhor aerodinâmica.

"A criatividade de nossos designers partiu de um conceito fundamental: desenhar uma cabine totalmente nova, entendendo as necessidades dos frotistas e motoristas autônomos. Sabemos que eles desejam um caminhão prático, funcional e com o valor agregado do design", explica João Marcos Ramos, chefe de Design da Ford América do Sul.

A Ford aplicou no modelo motores Cummins de quatro e seis cilindros. Além disso, o Cargo recebeu as novas transmissões Eaton das famílias FS, de seis marchas com primeira sincronizada, e FTS, com 13 marchas, totalmente sincronizadas.

Testes
O modelo passou por mais de 450 mil quilômetros de testes no campo de provas da Ford em Tatuí (SP), e em estradas da América do Sul. Ao todo, foram construídos 50 protótipos em três fases. Além disso, em uma fase de pré-montagem, foram produzidos 100 caminhões destinados exclusivamente para testes de rodagem e de manufatura, unidades que foram desmontadas após esses programas.

“Este é o principal lançamento do ano no segmento de veículos comerciais e com essa nova linha, a previsão da Ford é crescer neste mercado. Passamos a oferecer a cabine-leito, versão inédita na Ford, e os nossos modelos ganharam mais competitividade e estão entre os mais modernos do mundo", garante Oswaldo Jardim, diretor de operações de caminhões da Ford América do Sul.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E