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Revista M&T - Ed.151 - Outubro 2011
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Painel

Bridgestone fabricará pneus radiais no Brasil

Além de anunciar a fabricação nacional de pneus radiais para veículos de médio e grande portes, a fabricante também lançou um sistema de monitoramento das condições de desgaste do pneumático por meio de tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID). Começando pelos pneus radiais, a empresa informa que eles são dotados da tecnologia Constant Performance Technology (CPT), que conserva a sua performance original praticamente inalterada na tração, dirigibilidade e durabilidade até o fim da vida útil do produto. Os pneus possuem o talão e lateral em espessuras elevadas, o que minimiza a deformação e confere mais resistência contra atritos. Além disso, eles apresentam sulcos profundos e tie-bars otimizados (mais baixos), assim como maior número de blocos no desenho da banda de rodagem. Já o lançamento com base em RFID promete monitorar as condições dos pneus de carga por meio da instalação de um chip que transfere os dados de operação toda vez que o caminhão passa por um sensor, geralmente instalado em acessos de entrada e saída dos veículos. A leitura informará ao usuário sobre a profundidade dos sulcos, a necessidade de calibragem e dados concatenados sobre a vida útil do pneu.

 


Além de anunciar a fabricação nacional de pneus radiais para veículos de médio e grande portes, a fabricante também lançou um sistema de monitoramento das condições de desgaste do pneumático por meio de tecnologia de Identificação por Rádio Frequência (RFID). Começando pelos pneus radiais, a empresa informa que eles são dotados da tecnologia Constant Performance Technology (CPT), que conserva a sua performance original praticamente inalterada na tração, dirigibilidade e durabilidade até o fim da vida útil do produto. Os pneus possuem o talão e lateral em espessuras elevadas, o que minimiza a deformação e confere mais resistência contra atritos. Além disso, eles apresentam sulcos profundos e tie-bars otimizados (mais baixos), assim como maior número de blocos no desenho da banda de rodagem. Já o lançamento com base em RFID promete monitorar as condições dos pneus de carga por meio da instalação de um chip que transfere os dados de operação toda vez que o caminhão passa por um sensor, geralmente instalado em acessos de entrada e saída dos veículos. A leitura informará ao usuário sobre a profundidade dos sulcos, a necessidade de calibragem e dados concatenados sobre a vida útil do pneu.

 

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