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Revista M&T - Ed.135 - Maio 2010
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Empresa

A estratégia da LiuGong para a América Latina

Disposta a se firmar entre os maiores fabricantes mundiais de equipamentos para construção, a empresa acelera seu processo de internacionalização enfocando a América Latina como um dos principais mercados, com destaque para o Brasil

Líder global no segmento de pás carregadeiras, com uma participação de 37% de toda a produção mundial desse tipo de equipamento, a LiuGong pretende reproduzir no mercado brasileiro a mesma trajetória de crescimento trilhada na China, seu país de origem. Para uma empresa que chegou ao Brasil há menos de dois anos, o script parece estar sendo cumprido à risca. Nesse período, ela conquistou 7% do mercado de carregadeiras de rodas, o carro-chefe da sua linha, com picos de 15% das vendas em algumas regiões do Sudeste.

Mas a empresa tem planos mais ambiciosos e, após consolidar essa linha no mercado, lançou outras seis famílias de equipamentos para construção, entre escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, rolos compactadores, tratores de esteiras e máquinas compactas, totalizando 35 modelos ofertados aos clientes brasileiros. O objetivo, segundo Jim Donoghue, presidente da LiuGong Latin America, é conquistar 10% do mercado de máquinas de terraplenagem. “O que prova que estamos no caminho certo é o fato de empresas parceiras, que assumiram a distribuição de nossos produtos, estarem investindo seu capital na importação dos equipamentos e na estrutura de atendimento aos clientes”, diz ele.

Donoghue se refere à rede de concessionárias da marca, composta pela Soma Tratores e BH Máquinas, que atualmente cobre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para atingir sua meta de expansão, a LiuGong está desenvolvendo distribuidores em outros estados, conforme explica Fernando Mascarenhas, diretor comercial da LiuGong Brasil.

“Temos mais de 20 pontos de vendas no País, mas para nos consolidar no mercado, precisamos ampliar o atendimento para as demais regiões brasileiras”, ele ressalta. Com sede em Belo Horizonte, a empresa montou uma estrutura de apoio aos distribuidores e clientes brasileiros que inclui um estoque de peças  – além do mantido pelos próprios distribuidores – e técnicos vindos da China.

Player global
Segundo Donoghue, as vendas no mercado externo já representam 15% do faturamento da empresa, que foi de US$ 1,5 bilhão em 2009. “Mas elas crescem duas vezes mais que os negócios no mercado interno chinês”, diz ele ao enfatizar o aceler


Líder global no segmento de pás carregadeiras, com uma participação de 37% de toda a produção mundial desse tipo de equipamento, a LiuGong pretende reproduzir no mercado brasileiro a mesma trajetória de crescimento trilhada na China, seu país de origem. Para uma empresa que chegou ao Brasil há menos de dois anos, o script parece estar sendo cumprido à risca. Nesse período, ela conquistou 7% do mercado de carregadeiras de rodas, o carro-chefe da sua linha, com picos de 15% das vendas em algumas regiões do Sudeste.

Mas a empresa tem planos mais ambiciosos e, após consolidar essa linha no mercado, lançou outras seis famílias de equipamentos para construção, entre escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras, rolos compactadores, tratores de esteiras e máquinas compactas, totalizando 35 modelos ofertados aos clientes brasileiros. O objetivo, segundo Jim Donoghue, presidente da LiuGong Latin America, é conquistar 10% do mercado de máquinas de terraplenagem. “O que prova que estamos no caminho certo é o fato de empresas parceiras, que assumiram a distribuição de nossos produtos, estarem investindo seu capital na importação dos equipamentos e na estrutura de atendimento aos clientes”, diz ele.

Donoghue se refere à rede de concessionárias da marca, composta pela Soma Tratores e BH Máquinas, que atualmente cobre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para atingir sua meta de expansão, a LiuGong está desenvolvendo distribuidores em outros estados, conforme explica Fernando Mascarenhas, diretor comercial da LiuGong Brasil.

“Temos mais de 20 pontos de vendas no País, mas para nos consolidar no mercado, precisamos ampliar o atendimento para as demais regiões brasileiras”, ele ressalta. Com sede em Belo Horizonte, a empresa montou uma estrutura de apoio aos distribuidores e clientes brasileiros que inclui um estoque de peças  – além do mantido pelos próprios distribuidores – e técnicos vindos da China.

Player global
Segundo Donoghue, as vendas no mercado externo já representam 15% do faturamento da empresa, que foi de US$ 1,5 bilhão em 2009. “Mas elas crescem duas vezes mais que os negócios no mercado interno chinês”, diz ele ao enfatizar o acelerado processo de internacionalização da fabricante. Ela baseia esse processo no fato de ser uma companhia de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores de Xangai.

Com uma gestão privada, a empresa ganha em agilidade e no desenvolvimento de novos produtos para atendimento aos mercados do exterior. Sua prioridade, nessa empreitada, é a América Latina, bem como os países da África, a Índia e o Sudeste Asiático. “Pelas dimensões do mercado, o Brasil desempenha um papel importante na nossa estratégia e já representa entre 50% e 60% das nossas vendas na América Latina”, afirma Donoghue.

Mascarenhas diz que a empresa conta com 13 concessionárias na América Latina, com “participações interessantes” nos mercados argentino, chileno, peruano, colombiano, panamenho e mexicano. “Além disso, temos operações menores no Equador, Bolívia, Venezuela e Costa Rica, além de estarmos desenvolvendo distribuidores no Uruguai e Paraguai.” Essa expansão, segundo Donoghue, tem o objetivo de posicionar a LiuGong entre os cinco maiores fabricantes mundias de equipamentos para construção, até 2020.

“Para sermos um player global, obviamente deveremos instalar fábricas em várias regiões do mundo de acordo com as demandas locais e, na América Latina, o Brasil certamente é um destino natural”, complementa Mascarenhas ao projetar um futuro talvez não muito distante. Atualmente, a empresa conta com 15 fábricas na China e uma na Índia.

Equipamentos robustos
Além da estrutura de suporte aos clientes com peças e serviços, a fabricante apóia sua estratégia de expansão na qualidade dos equipamentos, que apresentam mecânica robusta e menos conteúdo eletrônico. Jim Donoghue ressalta que as máquinas da LiuGong se caracterizam pela simplicidade na operação e na manutenção, item fundamental num País com as dimensões e a diversidade do Brasil. “Nossos equipamentos operam em regiões da China mais quentes e úmidas que o Brasil e temos carregadeiras até mesmo no Himalaia, dotadas de sistema de pressurização para trabalhar em locais com ar rarefeito.”

O fato de os equipamentos contarem com componentes de marcas globalizadas também contribui para conquistar a confiabilidade do usuário. Nesse ponto, o executivo destaca que as pás carregadeiras da empresa são equipadas com motor Cummins e sistema de transmissão ZF. “Isso representa uma garantia para o cliente de que ele terá um equipamento de qualidade e peças de reposição disponíveis no mercado.”

Além das pás carregadeiras e demais equipamentos de terraplenagem, a LiuGong vislumbra oportunidades de negócio para outras máquinas de sua linha. No segundo semestre, a empresa lançará no mercado brasileiro uma parte da sua família de empilhadeiras, totalizando dez modelos. “Alguns deles têm aplicação no setor de construção, mas vislumbramos esse negócio como algo totalmente diferente das máquinas de terraplenagem, voltado principalmente para as indústrias”, conclui Mascarenhas.

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