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Revista M&T - Ed.121 - Fevereiro 2009
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Cummins lança motor Tier 4

Durante a edição da feira Intermat 2009, em Paris, entre os dias 20 e 25 de abril, a Cummins apresentará ao mercado internacional uma nova versão de motor a diesel, desenvolvida para atender à próxima etapa de controle de emissão de poluentes (Tier 4) em equipamentos fora - de- estrada. Apesar de a agência norte-americana de proteção ambiental (EPA) estabelecer o início da próxima fase da norma para 2011, a fabricante lançará o produto ainda este ano, antecipando-se a tais exigências.

O motor em questão é o modelo QSL9 que, além de reduzir a emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado, apresenta uma economia de até 5% no consumo de combustível, segundo afirma a empresa. Esse ganho se deve à maior eficiência na queima, combinando a recirculação dos gases de combustão (ECR) com um sistema de injeção Common Rail, porém com múltiplas injeções eletrônicas em alta pressão e em todos os níveis de rotação. Completando a solução tecnológica, o motor conta ainda com turbo de geometria variável e sistema de filtro em substituição ao silenciador do escapamento, que apresenta um design mais robusto para absorver choques e vibrações.

De acordo com a Cummins, o motor teve sua faixa de potência melhorada para 380 hp, com picos de até 400 hp em rotações mais baixas, para atender melhor às aplicações que exigem maior demanda de capacidade de carga. Em comparação com os motores da geração anterior (Tier 3), ele apresenta um ganho de potência na faixa de 4% a 7%. Pelas suas avaliações, essa característica possibilitará redução no custo operacional ao se usar o novo motor como padrão para fornecimento aos fabricantes de equipamentos norte-americanos, em substituição aos tradicionais modelos QSC, de 8.3 litros.


Durante a edição da feira Intermat 2009, em Paris, entre os dias 20 e 25 de abril, a Cummins apresentará ao mercado internacional uma nova versão de motor a diesel, desenvolvida para atender à próxima etapa de controle de emissão de poluentes (Tier 4) em equipamentos fora - de- estrada. Apesar de a agência norte-americana de proteção ambiental (EPA) estabelecer o início da próxima fase da norma para 2011, a fabricante lançará o produto ainda este ano, antecipando-se a tais exigências.

O motor em questão é o modelo QSL9 que, além de reduzir a emissão de gás carbônico, óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado, apresenta uma economia de até 5% no consumo de combustível, segundo afirma a empresa. Esse ganho se deve à maior eficiência na queima, combinando a recirculação dos gases de combustão (ECR) com um sistema de injeção Common Rail, porém com múltiplas injeções eletrônicas em alta pressão e em todos os níveis de rotação. Completando a solução tecnológica, o motor conta ainda com turbo de geometria variável e sistema de filtro em substituição ao silenciador do escapamento, que apresenta um design mais robusto para absorver choques e vibrações.

De acordo com a Cummins, o motor teve sua faixa de potência melhorada para 380 hp, com picos de até 400 hp em rotações mais baixas, para atender melhor às aplicações que exigem maior demanda de capacidade de carga. Em comparação com os motores da geração anterior (Tier 3), ele apresenta um ganho de potência na faixa de 4% a 7%. Pelas suas avaliações, essa característica possibilitará redução no custo operacional ao se usar o novo motor como padrão para fornecimento aos fabricantes de equipamentos norte-americanos, em substituição aos tradicionais modelos QSC, de 8.3 litros.

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