Matérias > Edição 210 > ConExpo > ConExpo-CON/AGG 2017
14 de março de 2017 - 02h15

O novo (sempre) está lá

Principal evento do ano, feira em Las Vegas reúne 2.500 expositores para exibir um panorama atualizado das tecnologias emergentes no setor de máquinas e equipamentos para construção, agregados e concreto

Realizada a cada três anos, a ConExpo-CON/AGG mais uma vez traz um panorama atualizado da indústria de equipamentos, produtos e serviços para os setores de construção, agregados e concreto. Neste ano, entre os dias 7 e 11 de março, o evento promovido pela Associação de Fabricantes de Equipamentos (AEM, da sigla em inglês) reúne aproximadamente 2.500 expositores (com 700 estreantes) na tradicional área de 2.500.000 m² do Centro de Convenções de Las Vegas, além de oferecer mais de 150 cursos técnicos aos visitantes cadastrados.

Nesta nova edição, a feira norte-americana também apresenta o “Tech Experience”, um espaço imersivo inédito de 75 mil m² no qual serão apresentadas tendências tecnológicas em diversas áreas, desde pavimentos rodoviários fotovoltaicos até equipamentos fabricados com impressoras 3D, passando por drones e robôs. As estrelas do espetáculo, contudo, são mesmo as fabricantes, que prometem levar o melhor de seus portfólios para o principal evento internacional do setor em 2017. Nesta edição, M&T traz algumas das novidades que o visitante irá encontrar na feira, como o leitor pode conferir a seguir.

AVANT TECNO

Em sua estreia no evento, a marca finlandesa comemora cinco anos de atuação nos EUA com a introdução na região de sua linha completa de carregadeiras compactas multifuncionais, incluindo as séries 200, 400, 500, 600 e 700, projetadas para receber um amplo leque de implementos e atuar nas áreas de construção, demolição, paisagismo e mineração. De acordo com a companhia, os equipamentos utilizam sistema de acoplamento e multiconectores hidráulicos exclusivos, permitindo a instalação rápida dos implementos. “As linhas trazem ainda sistema de direção hidrostática, braço telescópico articulado e joystick multitarefas, além possuírem um design compacto e leve, que permite a atuação em áreas internas e confinadas”, diz a empresa.

BKT

A BKT exibe a gama Earthmax de pneus para veículos dos setores de construção, mineração e terraplenagem, incluindo o modelo radial Earthmax SR 45 Plus para dumper rígido. O novo pneu Giant da marca tem 2,7 m de diâmetro (na medida 27.00 R 49) e promete atrair a atenção dos visitantes. Também representada na feira pelos modelos Earthmax SR 22, 30, 41 e 49, a linha se destaca por trazer a estrutura All Steel, que – segundo a empresa – confere maior estabilidade e resistência à carcaça. “Os produtos dessa linha garantem distribuição adequada de peso sobre o terreno em aplicações com dumpers, pás carregadeias de rodas, tratores de esteira e motoniveladoras”, garante a companhia.

BROKK

A Brokk guardou para a ConExpo-CON/AGG a apresentação da sua nova geração 110 de robôs de demolição, uma linha que promete 15% a mais de potência que a série anterior, graças à incorporação do sistema elétrico Brokk SmartPower e de um design reforçado, resistente a qualquer tipo de ambiente operacional. O produto exibido tem peso de 990 kg, altura de 1,1 m, largura de 0,7 m, capacidade hidráulica de 45 l e sistema de pressão de 18 MPa para implementos. “Talhados para atuar em espaços confinados, os equipamentos são indicados para aplicações de demolição de médio porte nos segmentos de construção residencial, comercial e industrial”, informa a fabricante.

CASE CE

Além de um programa de palestras sobre operação de máquinas e práticas comerciais, a Case CE apresenta lançamentos, atualizações e extensões em linhas de produtos nas categorias de escavação, compactação e compactos. A lista inclui modelos recém-chegados ao mercado, incluindo as pás carregadeiras de rodas da série G, as escavadeiras CX490D e CX500D e a minicarregadeira SV340. Um dos destaques do estande, o modelo CX490D tem peso operacional de 49,6 t e traz motorização Tier 4 Final de 270 kW, apresentando atualizações de estrutura e controle operacional no projeto. Outra atração será a apresentação do primeiro veículo conceitual da marca, que – segundo a Case – “representa a evolução prática do produto para duas categorias distintas de equipamento”.

CATERPILLAR

Com 40 máquinas em duas áreas que contabilizam 60 mil m², a Caterpillar traz uma extensa lista de tecnologias recentes, desde o sistema de controle e monitoramento Cat Connect até uma escavadeira de 96 ton. Um dos destaques é a escavadeira sobre rodas M317F, que traz raio de giro mais reduzido e – de acordo com a companhia – “expande a produtividade em espaços confinados”. A exposição também inclui versões atualizadas das escavadeiras de esteiras 390F e 336F XE, das pás carregadeiras de rodas 986K, 950M, 950 GC, 972M XE e 982M, do caminhão articulado 745 e das fresadoras PM825, PM622 e PM3, além do novo manipulador telescópico TH514D e dos dozers D6T e D8T (que fará demonstração de operação remota). A marca mostra ainda 14 minicarregadeiras, incluindo os modelos 300.9D Versatile Power System (VPS) e 304.5E2 Extra Tool Carrier (XTC).

CDE

A companhia britânica lança em primeira mão no mercado norte-americano a nova planta de lavagem portátil M5500, além de exibir o sistema de atrito AggMax 250 e diversas peneiras do portfólio. Outra atração da marca agendada para o evento são quatro encontros técnicos reunidos sob o mote “Extraindo máximo valor de suas operações de lavagem de areia”, que prometem atrair especialistas de alto nível, além de uma mostra de realidade virtual que ocorre no CDE Techzone, com imersão em 360º nas operações dos produtos da marca.

DOKA

A Doka expõe os mais recentes desenvolvimentos em tecnologias de fôrmas para concreto, escoramentos e andaimes, ao lado de serviços em engenharia, suporte de campo, pré-montagem e gerenciamento de projetos. Um dos destaques da marca é a exibição de soluções como os sensores Concremote, uma novidade que também participa do novo pavilhão “Tech Experience” e, de acordo com a fabricante, permite a realização das operações de maneira mais rápida. Além de produtos já tradicionais como o Frami Xlife, a nova geração de fôrmas deslizantes da linha Super Climber SCP também ganha os holofotes. “Como segurança e agilidade são os objetivos dos nossos projetos, selecionar as tecnologias adequadas é essencial para o sucesso”, afirma Andrew Mair, diretor da Doka para as Américas do Norte e Sul.

HAULOTTE

A fabricante francesa de equipamentos para elevação de cargas e pessoas apresenta pela primeira vez na América a plataforma telescópica HT85 RTJ, uma solução com alcance de 27,7 m e que, dentre outros recursos, inclui sistemas como o novo Activ’lighting e tecnologias embarcadas de segurança e diagnóstico. “Voltada especialmente para o setor de locação, a plataforma foi projetada para uso intensivo e reduzida necessidade de manutenção”, diz a empresa, que também exibe as plataformas articuladas HA46 RTJ, HA61 RTJ e HT67 RTJ, o mastro vertical Star 13 Picking, a tesoura Optimum 1931 AC, a tesoura elétrica 2632 e a lança rebocável 6543 A.

HAVER & BOECKER

A Haver & Boecker introduz o produto Ty-Rail, um novo sistema rápido de tensionamento para peneiras vibratórias há pouco lançado no mercado internacional. Segundo a fabricante, o sistema levou dois anos para ser desenvolvido e testado, resolvendo um problema antigo no setor ao cortar pela metade o tempo gasto na remoção e substituição de peças como parafusos e arruelas nas seções das peneiras. Cada conjunto inclui dois estabilizadores de tensão e oito parafusos, podendo ser instalado ou removido por apenas uma pessoa. “Sem dúvida, nossos clientes se beneficiarão com ganho de tempo e, como consequência, terão lucros maiores ao utilizar este revolucionário sistema”, comenta Karen Thompson, presidente da Haver & Boecker Canadá.

HONDA

A Honda Engines exibe a nova solução Cyclone Air Cleaner, que em breve equipará os motores GX160, GX200, GX270 e GX390. Com projeto mais compacto, o lançamento é destinado para aplicações OEM nas quais a dimensão é crítica. De acordo com a empresa, o produto possui câmara tripla e oferece eficiência superior de filtragem, sendo indicado para operações em condições extremas. A marca também mostra o motor GXR120, desenvolvido como fonte de energia para compactadores manuais de solo. Com 120 cc, o propulsor entrega força de impacto entre 50 e 80 kg ao compactador. Já a linha GX de motores para lavadoras de alta pressão também faz sua estreia com os modelos GX160, GX200, GX270 e GX390. “Um novo recurso desta linha de motores é o acelerador fixo, que permite desempenho superior com grande aceitação no setor de locação”, descreve a empresa.

JCB

A JCB promete levar o fino de sua renovada linha de manipuladores telescópicos da série Loadall. Dentre os destaques estão os modelos 512-56, 514-56 e 508-66, além de lançamentos especiais ainda mantidos em segredo, mas que eventualmente podem incluir alguns produtos de recém-lançada linha de plataformas de trabalho aéreo da marca. Utilizando dois estabilizadores frontais, o manipulador 508-66 oferece alcance de 20 m com carga de 1,3 t. O equipamento tem raio de giro de 3,9 m, peso de 13 t e dimensões de 2,1 x 6,7 x 2,4 m. Ao lado do 514-56 (que eleva 6,3 t a 17 m), o modelo 512-56 é um dos maiores da marca, com capacidade de 5,4 t a uma altura de 17 m. “Os estabilizadores montados nos eixos são padrão de fábrica, permitindo operações pesadas tanto na construção como na indústria”, frisa a empresa.

KEESTRACK

Especialista em soluções móveis de britagem e peneiramento, a Keestrack apresenta seu novo britador cônico sobre esteiras H4, um equipamento compacto que produz até 250 t/h com alimentação máxima de 7”. O produto é equipado com conceito elétrico-diesel, prometendo economia de combustível e manutenção facilitada. Para otimizar a produção da unidade, opcionalmente é possível utilizar uma pré-peneira para finos e um módulo secundário de três decks. “A grande variedade de segmentos côncavos permite alta flexibilidade na produção secundária e terciária com frações extremamente definidas”, diz a fabricante, que também mostra o H4e, uma versão híbrida que permite operação totalmente elétrica, e os britadores móveis sobre esteiras R3 (de 33 ton) e R5 (de 55 ton).

LIEBHERR

Em um estande externo de 4 mil m², a fabricante alemã chega com 25 soluções para movimentação de terra, manuseio de materiais e construção, destacando-se as escavadeiras A918 (de rodas), R920 (de esteiras) e R960 (de esteiras, para demolição), o novo pipelayer RL56, as soluções para perfuração profunda LRB 355, LRH 600, H15L, BAT 320 e HS 8130 HD, os manipuladores de material LH40M e LH22, os guindastes de torre 710 HC-L e 81 K.1, o dozer PR75 e a bomba de concreto sobre esteira THS 110 D4f-K, além de guindastes móveis da nova linha LRT. Ao lado do motor D956 A7, a empresa também mostra componentes mecânicos, hidráulicos e elétricos na área interna do evento. O destaque, contudo, deve ir mesmo para a linha de pás carregadeiras de rodas Xpower, a de maior porte da marca (com peso operacional de 17,6 a 32,5 t) e que traz um conceito inovador de driveline com alternância de potência.

LINDEN COMANSA

A Linden Comansa traz pela primeira vez à América o guindaste de torre LCL310, que chega em três versões luffing-jib, de 12, 18 e 24 ton. Com design compacto, o equipamento oferece extensão de jib de 60 m, permitindo diferentes combinações em intervalos de 5 m. A companhia espanhola destaca ainda o modelo LCL700, o maior luffing-jib do portfólio e que possui duas versões, de 50 e 64 ton. Também ganham os olhares alguns guindastes de torre flat-top, como a dupla 21LC335 e 21LC550 (atualizados para 20 e 25 ton, respectivamente), o modelo 21LC45, com capacidade máxima de 25 ton, e a Série 3000, que possui dois modelos para içamentos extremos, de 32 a 90 ton. Com três modelos, a Série LC1600 integra torre e contra-jib em um único componente, permitindo içamento de 8 a 12 ton. “Mostraremos equipamentos com capacidade de 4 a 90 ton, todos com montagem e manutenção mais fáceis, que trazem as mais recentes tecnologias do segmento e permitem impulsionar a produtividade”, diz Martín Echevarría, gerente de vendas da companhia.

LINK-BELT

Em sua 7ª participação na ConExpo-CON/AGG, a Link-Belt exibe a nova escavadeira hidráulica 210X3E, que – segundo a empresa – deve ser lançada ainda neste ano no Brasil. Além desta máquina, outras 10 escavadeiras da série X4 também estarão em exposição para o mercado norte-americano, acompanhadas pela “Pink-Belt”, uma escavadeira cor-de-rosa que integra uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. O equipamento será leiloado na feira, com o montante arrecadado direcionado a uma instituição beneficente. Uma escultura de escavadeira feita de Lego é outro atrativo que a fabricante preparou para os visitantes do evento. “Queremos associar as múltiplas possibilidades de encaixe do brinquedo às diversas aplicações bem-sucedidas com as soluções da marca”, destaca a empresa.

MANITOWOC

A Manitowoc apresenta pela primeira vez na América do Norte alguns dos seus mais recentes lançamentos, como os modelos Grove GMK5150L, GMK5250L e GRT880, além do automontável Potain Hup 40-30. Em destaque no estande, os dois primeiros trazem motorização Tier 4 Final para acionamento tanto do veículo como da superestrutura. “Esses modelos refletem anos de avanços tecnológicos no design e engenharia de guindastes todo-terreno”, aponta Andreas Cremer, diretor global de produto da empresa. A designação “L” denota o fato de que ambos trazem “lanças longas”, oferecendo maior alcance para uma variedade de aplicações: enquanto o modelo GMK5250L traz lança de 70 m, o GMK5150L oferece 60 m. Outro chamariz dos equipamentos é o sistema de controle CCS, que – segundo a empresa – dispõe de interface amigável, recentemente padronizada para todos os modelos da marca.

PALFINGER

Em um estande de 5.100 m², a Palfinger realiza a avant-première no mercado norte-americano do guindaste automotivo PK 165.002 TEC 7. Destinado a veículos de 32 ton, o equipamento é mais leve (800 kg) e promete maior alcance que seu antecessor. Outros destaques da marca incluem o caminhão de serviço PAL Pro 39 e a plataforma de acesso WT 1000, com altura de trabalho de 35 a 40 m, além das suas populares empilhadeiras e das soluções de acesso sobre caminhão da ETI, empresa da qual detém participação majoritária.

PRINOTH

Pela primeira vez, a Prinoth exibe seu novíssimo modelo Panther T14R, um dumper rotativo que – segundo a empresa – oferece a maior velocidade com a capacidade de carga mais alta da categoria. O estande da marca também inclui os modelos T6 e T8, equipados com guindaste de lança articulada. “Há muitas razões óbvias para vir à ConExpo-CON/AGG, contudo os veículos de esteiras mantêm-se como produtos muito especializados e estamos excitados em mostrar tudo o que eles oferecem à indústria da construção e que ainda não foi devidamente considerado”, destaca Alessandro Ferrari, vice-presidente de vendas de veículos de esteiras.

SANDVIK

A divisão Mining and Rock Technology mostra soluções para perfuração e corte de rochas, britagem e peneiramento, carregamento e transporte, perfuração de túneis e demolição. Dentre muitos destaques, a empresa introduz soluções como o britador cônico CS550, o britador de mandíbulas sobre esteiras QJ341+, o scalper móvel QE441 Free Flow, a carreta de perfuração de superfície Pantera DP1100i e jumbos subterrâneos DT912D. “A Sandvik está na vanguarda quando se trata de equipamentos para as aplicações de construção, britagem, perfuração ou ferramentaria”, comenta Jeff Heinemann, vice-presidente da área de vendas da Sandvik. “E estamos nos concentrando nos números que mais importam, unindo valor para o cliente e menor custo total de propriedade.”

SUPERIOR

Com um estande quatro vezes maior do que na participação anterior, a fabricante exibe 24 novos produtos em britagem, lavagem e peneiramento, além de atualizações em correias transportadoras e componentes. O portfólio traz o britador de mandíbulas Liberty, o britador cônico Patriot e o impactador de eixo vertical Valor. Em lavagem e classificação, são mostradas a planta de lavagem Aggredry e a planta de areia Spirit, enquanto em transportadores destacam-se a mais recente versão da correia TeleStacker e o descarregador de caminhões RazerTail. “O visitante ficará impressionado com a alta qualidade desses equipamentos e com nível dos profissionais presentes em nosso estande”, promete Jarrod Felton, presidente da Superior Industries.

TADANO

A fabricante japonesa exibe o novo guindaste de dois eixos para terrenos acidentados GR1200XL-2 e uma versão repaginada do guindaste todo-terreno ATF110G-5. Com capacidade de 120 ton, o primeiro é a mais recente e maior opção da marca para o segmento, trazendo lança em seis seções com alcance de 56 m, complementada por configuração de jib de 10 a 17,7 m. “Estamos particularmente ansiosos em revelar este novo guindaste na ConExpo-CON/AGG, que fecha uma lacuna em nosso portfólio”, comenta Ingo Schiller, novo presidente da Tadano América. Com lança de 5 seções com 51,8 m e jib entre 3,8 e 32 m, o segundo é a atualização do guindaste de 121 ton da marca, com melhorias como configurações de contrapeso múltiplo e o novo sistema AML-F, que inclui tecnologia embarcada de diagnóstico.

TEREX FINLAY

A Terex Finlay lança o novo britador horizontal de impacto I-140, que oferece acionamento direto de 1,2 m x 1,2 m com velocidade variável e tremonha padrão com capacidade de 6 m³. Destinada a aplicações em reciclagem, mineração e pedreiras, a solução traz fluxo aprimorado de material, com maior largura dos componentes à medida que o material se move pela máquina. Segundo a empresa, a máquina possui sistema avançado de controle eletrônico, que monitora e controla a velocidade do rotor e regula o alimentador vibratório para demanda pesada (VGF), com pré-peneiramento integrado. “Os resultados dos testes em campo mostram um aumento considerável na produtividade, dependendo da aplicação”, afirma Alan Witherow, gerente de produtos da marca.

TII

O Grupo TII leva ao evento vários modelos de sua linha de produtos pesados, ao lado de plataformas modulares de transporte e soluções autopropelidas. Os destaques incluem veículos com eixos hidráulicos pendulares da Scheuerle, como o trailer rodoviário MES, além dos modelos PowerBooster Giant PB, SPMT Light e Kamag K 25 SP. “Com nossos veículos, estamos prontos para atender a um leque de tarefas em rodovias ou indústrias”, comenta Roland Fischer, gerente de vendas da TII para a América do Norte. “Para operações de transporte rodoviário pesado, oferecemos soluções otimizadas de acordo com as regulamentações norte-americanas, que exige projetos flexíveis para trânsito entre diferentes estados e soluções mais eficazes para trajetos sem carga.”

WIRTGEN

Em uma área de exposição de 3.712 m², a Wirtgen desfila na ConExpo-CON/AGG soluções das várias marcas que compõem seu portfólio. Dentre as mais de 40 máquinas expostas, destacam-se as novas fresadoras a frio W 250i e W 220i, as fresadoras compactas W 150 CFi e W 120 CFi e as fresadoras de pequeno porte W 60 Ri e W 35 Ri. A pavimentadora de concreto SP 64i também faz sua estreia, assim como a máquina TCM 180i, para pós-tratamento de concreto. Dentre outras soluções, a Vögele apresenta as pavimentadoras Super 700-3i, Super 2000-3i e Super 2003-3i, a Hamm leva os compactadores tandem HD CompactLine e a Kleemann mostra o britador Mobicone MCO 11 PRO (com capacidade de 470 t/h). “Além das inovações apresentadas e de uma exibição das máquinas em operação, a empresa apresenta sua ampla gama de serviços, desde o atendimento pós-venda aos equipamentos até o serviço rápido de manutenção nos canteiros”, informa a empresa.

Sobratema anuncia parceria com a Messe München, realizadora da Bauma

Um dos momentos mais aguardados na Conexpo-CON/AGG 2017 foi o anúncio oficial da inédita parceria entre a Sobratema e a Messe München, realizado em coletiva de imprensa com a presença do CEO da Messe, Klaus Dittrich, e do presidente da entidade brasileira, Afonso Mamede. Fundada em 1964 em Munique, atualmente a entidade alemã realiza cerca de 40 feiras internacionais, sendo 14 eventos líderes em seus respectivos setores, incluindo a “bauma”, a maior feira mundial de equipamentos para construção. Nesse segmento, a Messe München – cujos controladores são a cidade de Munique e o estado da Baviera – também promove feiras na Índia, China, África do Sul e Rússia, dentre outros países, inclusive com parcerias semelhantes com a AEM (Association of Equipment Manufacturers, promotora da ConExpo-CON/AGG e que representa a indústria de equipamentos dos EUA). Agora, o Brasil e a América do Sul – que já contavam com a M&T Expo, uma das maiores feiras do setor em âmbito mundial, juntam-se a esse seleto grupo. “Essa parceria é uma tendência irreversível neste segmento, com eventos cada vez mais complexos e globais. Ela também eleva o setor de máquinas sul-americano a um novo patamar de atratividade”, comenta Mamede.

 

 

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO