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Revista M&T - Ed.187 - Fevereiro 2015
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Pós - Vendas

Soluções genuínas

Para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de parada de equipamentos, fabricantes investem em linhas de produtos de manutenção como filtros e lubrificantes

Cada vez mais, fabricantes de equipamentos têm investido em produtos próprios para serviços de manutenção, visando a agilizar o processo de intervenções e garantir maior disponibilidade ao evitar paradas inesperadas das máquinas.

Empresas como Caterpillar, JCB, Toyota Empilhadeiras e Volvo CE, por exemplo, contam há tempos com produtos específicos de suas marcas, como óleos, lubrificantes, filtros, fluidos e graxas, dentre outros. Inclusive, algumas dessas empresas, como a JCB, já incluem esses artigos para manutenção em seus pacotes de serviços pós-venda. “Ao todo, o investimento em pós-vendas feito pela companhia no ano passado superou R$ 1 milhão”, comenta Rene Witzke, gerente de peças da JCB. “E esse montante inclui aportes para o desenvolvimento de produtos de manutenção.”

GENUÍNOS

Mostrando estar atenta a este nicho do mercado, recentemente a JCB lançou no país uma linha de 22 produtos para a manutenção de suas máquinas (incluindo retroescavadeiras e manipuladores telescópicos), como graxa líquida, desengripantes e silicone em spray. Segundo Witzke, a novidade visa a facilitar o atendimento e aumentar a durabilidade das máquinas em campo, gerando economia para os clientes. “Os produtos são os mesmos utilizados nas fábricas da JCB em todo o mundo”, diz o gerente. “Isso garante que sejam testados e homologados por nossa equipe de engenharia como os mais adequados para nossas máquinas, de modo a aumentar a durabilidade e produtividade da operação.”

Com o intuito de valorizar seus serviços de pós-venda, a Volvo CE também oferece em seu portfólio alguns produtos genuínos, como filtros, lubrificantes, graxas, bombas de eixos, baterias e correias. Conforme explica o gerente de desenvolvimento de negócios de customer solutions, Alessandro Pasa, os filtros da marca também são fabricados de acordo com as especificações técnicas da fábrica, de modo a oferecer melhor funcionamento aos equipamentos. “Recomendamos aos clientes que, sempre que forem substituir os lubrificantes, também troquem os filtros por produtos da Volvo CE”, diz o especialista.

Para ele, uma das vantagens de se optar por produtos exclus


Cada vez mais, fabricantes de equipamentos têm investido em produtos próprios para serviços de manutenção, visando a agilizar o processo de intervenções e garantir maior disponibilidade ao evitar paradas inesperadas das máquinas.

Empresas como Caterpillar, JCB, Toyota Empilhadeiras e Volvo CE, por exemplo, contam há tempos com produtos específicos de suas marcas, como óleos, lubrificantes, filtros, fluidos e graxas, dentre outros. Inclusive, algumas dessas empresas, como a JCB, já incluem esses artigos para manutenção em seus pacotes de serviços pós-venda. “Ao todo, o investimento em pós-vendas feito pela companhia no ano passado superou R$ 1 milhão”, comenta Rene Witzke, gerente de peças da JCB. “E esse montante inclui aportes para o desenvolvimento de produtos de manutenção.”

GENUÍNOS

Mostrando estar atenta a este nicho do mercado, recentemente a JCB lançou no país uma linha de 22 produtos para a manutenção de suas máquinas (incluindo retroescavadeiras e manipuladores telescópicos), como graxa líquida, desengripantes e silicone em spray. Segundo Witzke, a novidade visa a facilitar o atendimento e aumentar a durabilidade das máquinas em campo, gerando economia para os clientes. “Os produtos são os mesmos utilizados nas fábricas da JCB em todo o mundo”, diz o gerente. “Isso garante que sejam testados e homologados por nossa equipe de engenharia como os mais adequados para nossas máquinas, de modo a aumentar a durabilidade e produtividade da operação.”

Com o intuito de valorizar seus serviços de pós-venda, a Volvo CE também oferece em seu portfólio alguns produtos genuínos, como filtros, lubrificantes, graxas, bombas de eixos, baterias e correias. Conforme explica o gerente de desenvolvimento de negócios de customer solutions, Alessandro Pasa, os filtros da marca também são fabricados de acordo com as especificações técnicas da fábrica, de modo a oferecer melhor funcionamento aos equipamentos. “Recomendamos aos clientes que, sempre que forem substituir os lubrificantes, também troquem os filtros por produtos da Volvo CE”, diz o especialista.

Para ele, uma das vantagens de se optar por produtos exclusivos está na distribuição, pois o cliente pode contar com a rede de concessionárias para encontrar todos os produtos que necessitam. E, no caso de empresas com o porte da Volvo CE, isso pode realmente fazer a diferença. “A Volvo conta com uma gama de equipamentos que cobre três categorias: uso geral, compactos e para construção de estradas”, pontua Pasa. “E nossos produtos de customer solutions permeiam toda essa variedade de maquinários.”

Mas o mais importante, como enfatiza o executivo, é poder atender especificamente aos equipamentos de construção. “O cuidado com o uso de produtos genuínos tende a ser muito maior no setor de equipamentos de construção, para evitar prejuízos com máquinas paradas”, diz ele.

PROTEÇÃO

A Caterpillar é outra fabricante que também possui linha própria de produtos para manutenção de equipamentos para construção, incluindo filtros, lubrificantes e fluidos. Segundo Antonio Carlos Bonassi, supervisor de comunicação interna da Caterpillar, o objetivo desses produtos é fornecer uma proteção superior para o componente. “Ao inserir produtos genuínos da Cat nos equipamentos, o cliente obtém a peça certa e com a qualidade esperada para manter seus equipamentos em pleno funcionamento”, afirma.

Segundo Everton Braga, analista de produto da Sotreq – principal dealer e fornecedor de equipamentos Caterpillar na América Latina –, a fabricante norte-americana mantém há mais de 80 anos uma parceira global com a ExxonMobil, multinacional do setor de gás e petroquímicos, da qual provêm formulações exclusivas registradas pela Cat. No Brasil, o principal dealer da ExxonMobil é a Cosan, que produz os produtos na fábrica de lubrificantes localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro (RJ).

Isto permite que os lubrificantes Cat sejam aplicados em 100% da linha tradicional de seus equipamentos. “As vendas são realizadas em cada filial da Sotreq, de acordo com a demanda de cada região”, comenta Braga. “E, atualmente, a Sotreq disponibiliza os lubrificantes em embalagens de 4 litros para alguns lubrificantes (como o DEO 15W40, o TDTO SAE 30 e o SAE50), em balde de 20 litros, em tambor de 200 litros, em contêiner de 1.000 litros e a granel.”

COMPACTOS

Mas não são apenas os equipamentos pesados que contam com produtos genuínos. A Toyota, por exemplo, oferece produtos voltados exclusivamente para empilhadeiras. Há alguns meses, a empresa lançou no Brasil a linha Toyota Super, composta por lubrificantes genuínos da marca para atender às necessidades de seus equipamentos. Segundo Johny Okada, supervisor de engenharia e garantia de pós-vendas da Toyota Empilhadeiras, a linha conta com seis diferentes produtos, todos homologados. “O óleo de motor atende às especificações SAE10W-30, uma característica que confere a fluidez necessária ao motor”, afirma.

Como ressalta Okada, o óleo lubrificante é um dos fatores que afetam decisivamente o desempenho e a vida útil do equipamento. Daí decorre a importância de oferecer produtos próprios, pois frequentemente o mercado utiliza lubrificantes automotivos que não atendem plenamente às exigências de um equipamento industrial mais avançado. “O óleo para sistema hidráulico, por exemplo, não contém zinco em sua fórmula, evitando acúmulo de depósitos e formação de vernizes, que podem causar desgastes prematuros nos equipamentos”, afirma. “Mas a linha também conta com óleos para transmissão e diferencial e fluidos para freio e radiador, todos desenvolvidos para melhorar a vida útil dos componentes.”

Filtros de combustível exigem cuidados

Genuínos ou não, os filtros de equipamentos que atuam em condições severas necessitam de cuidados específicos, sendo que a troca de óleo é um dos principais.  Segundo André Gonçalves, consultor técnico da Mann-Filter, uma das marcas da Mann+Hummel, é preciso monitorar a saturação do filtro de combustível, que pode reter partículas (como ferrugem e resíduos do tanque) e provocar a perda de potência do motor, danificando seriamente o maquinário. Isso ocorre porque, quando o filtro do óleo é utilizado além da sua capacidade, o óleo sujo cria uma “borra” no motor, podendo até mesmo fundi-lo. “Por isso, o recomendado é substituir este filtro toda vez que o óleo lubrificante for trocado, para proteger o motor”, explica Gonçalves.

Já o intervalo de troca de óleo é determinado de acordo com o fabricante, conforme aponta Everton Braga, analista de produto da Sotreq. “No caso da Cat, para o óleo motor usando o Cat DEO 15W40, o intervalo recomendado é de 500 horas, enquanto para o óleo de transmissão usando o Cat TDTO SAE 30/50 é de 1.000 horas”, conclui.

 

 

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