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Revista M&T - Ed.172 - Setembro 2013
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Momento Construction

Tecnologia nos canteiros

Especialistas destacam assuntos de atualidade latente no país, como o avanço do transporte sobre trilhos, o escoamento da safra agrícola, a carência de mão de obra especializada e as novas tecnologias para construção de túneis

Realizado entre os dias 5 e 8 de junho paralelamente à Construction Expo – 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, o Construction Congresso 2013 permitiu a atualização dos participantes em relação a diversos assuntos que vêm mobilizando o país no setor de obras e infraestrutura. Confira mais alguns destaques desta edição.

TRILHOS

O país experimenta uma revolução no transporte sobre trilhos. Atualmente, a malha ferroviária conta com 30 mil km para transporte de carga e mil para o transporte de passageiros. Até 2020, a previsão é aumentar estes números para 40 mil e 4 mil, respectivamente. A informação é de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

O dirigente detalhou a evolução histórica da produção dos equipamentos oferecidos pela indústria nacional, que abrange toda a cadeia produtiva do setor. Dentre as inovações apontadas, os novos vagões de alta tecnologia apresentam capacidade superior para transporte de minérios e açúcar a granel com descarga em movimento. Outro destaque foi para o modelo Double Strack, com porta articulada, para transporte de contêineres empilhados. No transporte de passageiros, a novidade apresentada por Abate são os modelos com ar condicionado, recursos multimídia e motor de corrente alternada, que reduzem o consumo de energia elétrica.

Já Peter Alouche, consultor de Transporte da Headwayx Engenharia, enfatiza a guinada que o país vive a partir do advento dos eventos esportivos programados. “Depois de tanto desprezar os transportes sobre trilhos, o país acordou para a importância da opção ferroviária”, ressalta o executivo. “Além de não poluir, o sistema é guiado e pode ser controlado, tornando-se muito mais confiável.”

TÚNEIS

Dentre as muitas obras em execução ou planejamento no Brasil que representam desafios para a engenharia, um dos destaques é a construção de um túnel de dutos para a condução de petróleo e gás que transponha a Serra do Mar, na altura de Caraguatatuba, no litoral paulista. Segundo o diretor técnico da Geo Company, Roberto Kochen, a obra exigirá a operação de tuneladoras que corta


Realizado entre os dias 5 e 8 de junho paralelamente à Construction Expo – 2ª Feira Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, o Construction Congresso 2013 permitiu a atualização dos participantes em relação a diversos assuntos que vêm mobilizando o país no setor de obras e infraestrutura. Confira mais alguns destaques desta edição.

TRILHOS

O país experimenta uma revolução no transporte sobre trilhos. Atualmente, a malha ferroviária conta com 30 mil km para transporte de carga e mil para o transporte de passageiros. Até 2020, a previsão é aumentar estes números para 40 mil e 4 mil, respectivamente. A informação é de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer).

O dirigente detalhou a evolução histórica da produção dos equipamentos oferecidos pela indústria nacional, que abrange toda a cadeia produtiva do setor. Dentre as inovações apontadas, os novos vagões de alta tecnologia apresentam capacidade superior para transporte de minérios e açúcar a granel com descarga em movimento. Outro destaque foi para o modelo Double Strack, com porta articulada, para transporte de contêineres empilhados. No transporte de passageiros, a novidade apresentada por Abate são os modelos com ar condicionado, recursos multimídia e motor de corrente alternada, que reduzem o consumo de energia elétrica.

Já Peter Alouche, consultor de Transporte da Headwayx Engenharia, enfatiza a guinada que o país vive a partir do advento dos eventos esportivos programados. “Depois de tanto desprezar os transportes sobre trilhos, o país acordou para a importância da opção ferroviária”, ressalta o executivo. “Além de não poluir, o sistema é guiado e pode ser controlado, tornando-se muito mais confiável.”

TÚNEIS

Dentre as muitas obras em execução ou planejamento no Brasil que representam desafios para a engenharia, um dos destaques é a construção de um túnel de dutos para a condução de petróleo e gás que transponha a Serra do Mar, na altura de Caraguatatuba, no litoral paulista. Segundo o diretor técnico da Geo Company, Roberto Kochen, a obra exigirá a operação de tuneladoras que cortam rochas. O especialista detalhou os inovadores sistemas que serão utilizados neste tipo de construção, que teve ainda uma abordagem mais técnica realizada pelos engenheiros Edson Peev, da Herrenknecht do Brasil, e Shingiro Tokudome, da MC Bauchemie.

Peev informou que os sistemas de infraestrutura de obras desse porte apresentam desafios para a modernização dos TBMs. “Em termos de desenvolvimento de diâmetros de túneis, as máquinas vêm crescendo rapidamente”, destacou. Como exemplo desse desafio, Peev citou obras de metrôs (diâmetro de 6,25 m), ferrovias (10 m), rodovias (15 m) e rodovias para três faixas, com duplo deck (19,25 m). “As vantagens das escavações mecanizadas de túneis, além da segurança e precisão no planejamento, incluem a possibilidade de execução em áreas com tráfego intenso de pessoas, sem causar ruídos ou mesmo interferir na vida dessas pessoas”, frisou.

Já Tokudome discorreu sobre a participação de empresa MC Bauchemie em obras do Metrô (Linhas Verde, Amarela e Lilás), rodovias (Rodoanel e BR 116) e barragens. Segundo ele, a empresa possui as divisões Construction Chemicals e Protection Technologies, específicas para atuar no ramo de grandes construções com produtos para concreto, proteção e manutenção de estruturas.

LOGÍSTICA

Da mesma forma que o Brasil fez uma revolução na agricultura, com um aumento médio anual de 3,7% na produtividade nos últimos 20 anos, agora é necessária uma revolução na parte de logística e infraestrutura para resolver os gargalos que dificultam o escoamento da produção e fazem com que um contêiner de grãos no porto custe US$ 1.790,00, contra US$ 690,00 dos concorrentes mundiais. A avaliação é de Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

“A Abag atua para que 2013 seja o ano da ruptura dos problemas de logísticas que tanto têm prejudicado o agronegócio”, diz ele. “Exatamente por esse motivo, queremos promover uma revolução na área de logística, assim como já revolucionamos a parte de produção e produtividade no agronegócio.”

Apesar das dificuldades apontadas, os especialistas se mostram esperançosos com as recentes medidas anunciadas pelo governo, como os investimentos anunciados para construção de ferrovias, rodovias e armazéns, assim como com a recém-aprovada Lei dos Portos. No entanto, eles apontam que as dificuldades no escoamento da safra só deverão ser reduzidas a partir de 2015.

MÃO DE OBRA

Diretor regional do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), Rubens Borges afirmou que já não é segredo que existe um apagão de mão de obra especializada no país. Por outro lado, Borges discorreu sobre as oportunidades reais e as ameaças que existem no mercado de trabalho.

Sua exposição incluiu uma retrospectiva com análise das mudanças de perfil dos profissionais do setor, aspectos de modernização que implicam não só em gestão das empresas, como também nos processos produtivos, a partir da introdução de novas tecnologias.

Um diagnóstico com o foco no cenário interno do profissional talentos natos e dificuldades e do ponto de vista externo potenciais e ameaças foi também foi exposto por Borges.  A partir dessa análise, o diretor detalhou um plano de ação para o desenvolvimento de talentos, incluindo os já conhecidos e aqueles que ainda precisam ser “despertados”. “Reconhecer as fraquezas internas que precisam ser mitigadas e trabalhadas, a fim de minimizar o risco pessoal que podem representar, também é algo essencial”, ressaltou.

O palestrante destacou ainda a necessidade de se avaliar as ameaças que existem em função das mudanças no mercado de trabalho, a fim de se tomar providências que permitam descobrir novas oportunidades e desenvolver uma estrutura para aproveitá-las satisfatoriamente. Afinal, qualquer revolução se faz com braços e homens.

Estamos acordando para a necessidade da intermodalidade, mas ainda vivemos o reflexo da falta de integração passada. Por isso, a realização da Construction Expo 2013 abre espaço à troca de informações1 técnicas, agregando fornecedores de serviços, materiais, equipamentos, construtores e entidades setoriais, além de primar pelo elevado grau de modernidade e conhecimento”,  José Alberto Pereira Ribeiro, presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (ANEOR)

A realização da Construction Expo tem uma importância estratégica por permitir um network com toda a cadeia da construção e interagir com as tecnologias de ponta utilizadas neste setor. Para o ICZ, a Construction Expo proporcionou um panorama da utilização do aço galvanizado neste setor, mostrando sua eficiência no aumento da vida útil das estruturas em aço”, Ricardo Suplicy Góes, gerente executivo do Instituto de Metais Não Ferrosos (ICZ)

Vemos a Construction Expo 2013 como um raro momento em que as mais diversas áreas técnicas efetivamente ligadas à indústria da construção civil e infraestrutura possam se aproximar e trocar experiências e expectativas. É uma excelente oportunidade para o aprimoramento técnico, face aos enormes desafios que toda a cadeia produtiva enfrenta atualmente”, Ariovaldo José Torelli, presidente do Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI)

A Construction Expo é a oportunidade para que empresa e profissionais do setor possam conhecer as novidades e os avanços tecnológicos dos sistemas construtivos. Por meio dessa integração, os desafios poderão ser enfrentados tendo em vista que toda a cadeia estará trabalhando em um mesmo sentido, trocando informações e diminuindo a complexidade dos processos que envolvem a obra como um todo”, Milton Rezende, presidente do Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferros, Metais e Ferramentas do Estado de São Paulo (Sinafer)

Acreditamos que iniciativas como a Construction Expo são extremamente positivas e eficientes para promover a indústria brasileira de transformados plásticos, que no ano passado destinou 16% de sua produção à construção civil. Uma feira com tal perfil é fundamental para o relacionamento com um segmento especializado, o que tem se refletido na crescente participação do produto nas mais variadas formas de aplicações”, José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast)

A feira Construction Expo veio para confirmar o interesse da comunidade da cadeia da construção em todos os seus aspectos, seja na produção de equipamentos e no fornecimento de mão de obra, como na oferta de inovações ou na disponibilização de informações tecnológicas de grande abrangência”, Francisco Kurimori, presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de São Paulo (Crea/SP)

Eventos como o Construction Expo, que reúnem em um mesmo ambiente os vários setores da construção civil, são extremamente importantes e necessários, principalmente neste momento em que assumimos um papel fundamental no crescimento do país. Trata-se de excelente oportunidade para conhecermos as novidades, além de um espaço para debate sobre os principais gargalos da construção civil”, Cesar Vergílio Oliveira Gonçalves, presidente da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer)

O objetivo da Construction Expo 2013 foi mostrar os benefícios do uso do aço na construção sustentável, destacando o seu potencial de reciclagem e o uso de co-produtos, bem como a rapidez e viabilidade econômica das estruturas de aço, da concepção ao pós-uso. A sociedade está exigindo melhores padrões de qualidade nas edificações e nas obras de infraestrutura”, Fernando Matos, gerente executivo do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)

 

 

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