27 de março de 2013 - 09h41

Referência para o setor

Juntamente a outros membros históricos, o engenheiro Carlos Fugazzola Pimenta considera-se um dos fundadores da Sobratema. Para ele, que foi presidente da Associação durante duas gestões (1994-1995 e 1996-1997), o futuro da entidade está diretamente ligado ao crescimento do próprio país, uma vez que a razão de existência da Associação sempre foi acompanhar o desenvolvimento tecnológico do setor, levando profissionais aos grandes eventos, fomentando o desenvolvimento de novas soluções e estimulando o intercâmbio de conhecimentos técnicos. Além de ocupar a presidência, Pimenta já foi diretor de comunicação e vice-presidente da Sobratema, cargo que ainda ocupa atualmente.

M&T – O que mudou na Sobratema desde os primórdios da sua história?

Carlos Fugazzola Pimenta – Naquela época, a Sobratema estava passando por um processo de profissionalização de gestão e de desenvolvimento de novos programas. Hoje, esses programas estão consolidados com uma agenda dedicada aos segmentos envolvidos com as obras de infraestrutura e mineração. Na década de 90, o setor ainda era carente de debates sobre as novidades tecnológicas em equipamentos e métodos construtivos. Por isso, firmamos parcerias com outras entidades, como o Instituto de Engenharia, para promover eventos técnicos que apresentassem as novidades tecnológicas expostas nas maiores feiras de equipamentos do mundo, como Conexpo, Bauma e Intermat. Agora, com o programa Missões Empresariais, todos os grandes eventos têm participação expressiva de grupos organizados pela Sobratema.

M&T – O que pode destacar de seu período como presidente?

Carlos Fugazzola Pimenta – Acredito que o fato mais marcante durante o período em que estive na presidência da Sobratema foi o lançamento da M&T Expo (1995), uma feira totalmente direcionada aos equipamentos para construção e mineração e que, atualmente, é uma referência mundial do setor. Com a M&T, marcamos uma posição importante no setor de máquinas. Com idealismo e determinação, nosso grupo se lançou nessa empreitada de sucesso.

M&T – Qual a importância dos demais produtos da Sobratema?

Carlos Fugazzola Pimenta – Cada programa da Sobratema tem uma finalidade específica para a sociedade. Temos duas revistas para o mercado, programas de treinamento, seminários e congressos para profissionais, guia de equipamentos e missões empresariais, além de feiras. Ou seja, um portfólio de produtos que, de uma maneira ampla, abrange todo o segmento da construção e mineração no país.

M&T – Por tudo isso, o que a Associação representa para o setor?

Carlos Fugazzola Pimenta – A Sobratema atua em setores que demandam alto nível de desenvolvimento. Por isso, a entidade cresce junto com eles, de uma forma muito dinâmica. Para mim, a Sobratema não representa apenas um desafio profissional. Tenho orgulho de ter participado da sua constituição, pois hoje ela é uma entidade sólida com grande representatividade e que, acima de tudo, tornou-se referência para o mercado de equipamentos.

VOCÊ SABIA?

A primeira vez que a M&T Expo foi realizada no Centro de Exposição Imigrantes foi em 1999, em sua 3ª edição.

Criado com o objetivo de formar e atualizar os profissionais por meio de estudos teóricos e práticos, o Instituto Opus completa 12 anos em 2013.

Nesse período, o centro de formação já certificou cerca de cinco mil profissionais, com a participação de mais de 400 empresas.

As primeiras edições da revista M&T contavam com tiras de humor estreladas pelo personagem Mano Tensão (veja ilustração ao lado).

Os primeiros anunciantes da revista foram as empresas Mannesmann Demag, Sotenco, Irmac, CBS Indústria de Eletrodos e Soldas, Fiatallis, Bosch Serviço, Radiadores Congo, Tamrock, Retífica São João, Lion e Westinghouse do Brasil.

A diretoria da Sobratema é composta por representantes do mercado de equipamentos e da cadeia da construção, incluindo fabricantes, locadoras, distribuidores e usuários. Confira a composição no gráfico.

 

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
HOME | QUEM SOMOS | ASSOCIADOS | FALE CONOSCO | MEU CADASTRO