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Revista M&T - Ed.163 - Novembro 2012
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Painel

Robbins celebra 60 anos

Em 1952, James S. Robbins trabalhava na indústria de mineração quando criou uma máquina para tornar as escavações mais eficientes. Os primeiros modelos de TBM (Tunnel Boring Machine) foram utilizados para escavar xisto no projeto da barragem Oahe, em Dakota do Sul.

Anos depois, a empresa passou a fabricar TBMs com discos de corte para escavar solos mais resistentes. O canal de esgoto no rio Humber, no Canadá, foi o primeiro a ser aberto somente com a utilização de discos, inovação que se tornou padrão na indústria.

Filho do fundador, Dick Robbins desenvolveu em 1964 o precursor das máquinas Earth Pressure Balance (EPB) e Slurry TBMs para as obras do metrô de Paris, além do primeiro Double Shield TBM, em 1972. Já o método de Montagem Inicial Onsite (OFTA) foi desenvolvido para o projeto do túnel do Niágara em 2006, que permitiu a montagem no próprio local da obra do até então maior TMB do mundo, com 14,4 m. “Oferecemos sistemas completos para abertura de túneis”, disse o atual presidente da empresa, Lok Home. “Fazemos tudo, desde os discos na cabeça de corte até as correias transportadoras.”

 


Em 1952, James S. Robbins trabalhava na indústria de mineração quando criou uma máquina para tornar as escavações mais eficientes. Os primeiros modelos de TBM (Tunnel Boring Machine) foram utilizados para escavar xisto no projeto da barragem Oahe, em Dakota do Sul.

Anos depois, a empresa passou a fabricar TBMs com discos de corte para escavar solos mais resistentes. O canal de esgoto no rio Humber, no Canadá, foi o primeiro a ser aberto somente com a utilização de discos, inovação que se tornou padrão na indústria.

Filho do fundador, Dick Robbins desenvolveu em 1964 o precursor das máquinas Earth Pressure Balance (EPB) e Slurry TBMs para as obras do metrô de Paris, além do primeiro Double Shield TBM, em 1972. Já o método de Montagem Inicial Onsite (OFTA) foi desenvolvido para o projeto do túnel do Niágara em 2006, que permitiu a montagem no próprio local da obra do até então maior TMB do mundo, com 14,4 m. “Oferecemos sistemas completos para abertura de túneis”, disse o atual presidente da empresa, Lok Home. “Fazemos tudo, desde os discos na cabeça de corte até as correias transportadoras.”

 

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