FECHAR
FECHAR
18 de junho de 2019
Voltar

MINERAÇÃO

Os desafios de uma mineração sustentável é tema da 4ª Conferência Brasil-Alemanha de Mineração

O evento realizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), acontece em Nova Lima, MG
Fonte: Assessoria de Imprensa

Desde os recentes acontecimentos nas cidades de Mariana e Brumadinho, ambas localizadas no estado de Minas Gerais, os temas relacionados à mineração sustentável e à segurança de barragens de rejeito têm ocupado um espaço amplo também na grande mídia.


Com o objetivo de criar uma plataforma rica em troca de experiências entre profissionais que atuam no segmento tanto no Brasil quanto na Alemanha, a AHK São Paulo montou uma programação específica para a 4ª edição da Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais.

O evento conta com o patrocínio das empresas Gebr. Pfeiffer, Haver & Boecker, HLT e RWE Technology International e da Ohrdrufer SchlauchWeberei Eschbach GmbH.


Além das autoridades presentes na abertura do evento, como Philipp Schiemer, presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo; Klaus Zillikens, cônsul geral da Alemanha do Rio de Janeiro e responsável por Minas Gerais; Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM); Reinhold Festge, presidente da Iniciativa Econômica Alemã para a América Latina (LAI) e Daniel Alves Lima, coordenador-geral de Mineração da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), os palestrantes convidados também participaram de uma série de painéis especiais.


A Conferência contou também com palestras de representantes do Ministério de Minas e Energia do Brasil, da Agência Nacional de Mineração e da Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA) que abordarão a situação político-legal da mineração no Brasil.


Os temas centrais sobre barragens de rejeito e os desafios para uma mineração sustentável ficaram por conta de especialistas de empresas como a Vale, CSN e das empresas patrocinadoras que oferecem soluções tecnológicas.


Para finalizar a programação, os painelistas Eduardo Leão, diretor da Agência Nacional de Mineração, Paulo Misk (Largo Resources), Rolf Fuchs (Integratio), Tadeu Antônio Torquato de Souza Junior (CSN), Tobias Metzger (RWE Technology Internacional) discutiram o gerenciamento correto de riscos na mineração com a moderação de Alessandro Colucci, diretor do centro de competência de Mineração e Recursos Minerais da Câmara Brasil-Alemanha.