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Portos privados têm autorização de investimentos de R$ 3 bilhões

No total, em seis anos, foram autorizados mais de R$ 6 bilhões pelos terminais de uso privado (TUPs) apenas no estado do Rio de Janeiro

O Petróleo

18/06/2019 11h00 | Atualizada em 18/06/2019 11h16

O setor portuário privado mais que dobrou sua previsão de investimentos de 2018 para 2019 no Rio de Janeiro, passando de R$ 1,2 bilhões para R$ 3 bilhões, respectivamente.

Os números, levantados pela ATP – Associação de Terminais de Uso Privado trazem uma comparação ainda mais significativa, pois o investimento autorizado em 2013 era de R$ 200 milhões, um crescimento de 1400% quando comparado a 2019.

No total, em seis anos, foram autorizados mais de R$ 6 bilhões pelos terminais de uso privado (TUPs) apenas no estado do Rio de Janeiro.

Um dos TUPs mais significativos no Estado e no país é o Complexo Portuário do Açu, localizado no norte fluminense. Projetado dentro do conceito porto-indústria, o complexo teve um aumento de 158,2% na sua movimentação de cargas entre 2017 e 2018 e teve autorização para investir mais de R$ 300 milhões no período.

“Este crescimento é de extrema importância para o Estado, ainda mais neste momento delicado nas contas públicas, pois consolida o Rio de Janeiro como importante

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O setor portuário privado mais que dobrou sua previsão de investimentos de 2018 para 2019 no Rio de Janeiro, passando de R$ 1,2 bilhões para R$ 3 bilhões, respectivamente.

Os números, levantados pela ATP – Associação de Terminais de Uso Privado trazem uma comparação ainda mais significativa, pois o investimento autorizado em 2013 era de R$ 200 milhões, um crescimento de 1400% quando comparado a 2019.

No total, em seis anos, foram autorizados mais de R$ 6 bilhões pelos terminais de uso privado (TUPs) apenas no estado do Rio de Janeiro.

Um dos TUPs mais significativos no Estado e no país é o Complexo Portuário do Açu, localizado no norte fluminense. Projetado dentro do conceito porto-indústria, o complexo teve um aumento de 158,2% na sua movimentação de cargas entre 2017 e 2018 e teve autorização para investir mais de R$ 300 milhões no período.

“Este crescimento é de extrema importância para o Estado, ainda mais neste momento delicado nas contas públicas, pois consolida o Rio de Janeiro como importante pólo logístico.

Por isso, em 20 anos, o Porto do Açu deve ser maior que o Porto de Santos. Acreditamos muito no potencial deste e de outros terminais de uso privado, que têm sido uma das molas propulsoras de investimentos em todo o país”, afirma Murillo Barbosa, presidente da ATP – Associação dos Terminais de Uso Privado.

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