Transporte
O Estado de S. Paulo
09/01/2019 09h37 | Atualizada em 09/01/2019 12h26
A equipe do novo governo está criando ferramentas de tecnologia da informação para tentar desatar o nó no transporte rodoviário de cargas.
A ideia é usar aplicativos semelhantes ao Uber para conectar empresas e caminhoneiros, eliminando os atravessadores.
“Hoje, o embarcador paga caro pelo frete e o caminhoneiro recebe pouco”, diz Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.
Independente da nova ferramenta, o governo Bolsonaro manterá uma tabela com preços mínimos do frete. Como diz a lei aprovada pelo Congresso no ano passado, serão valores suficientes para cobrir os gastos operacionais dos caminhoneiros, principalmente com óleo diesel e pedágios.
As propostas serão apresentadas a caminhoneiros e empresas na próxima semana. “Estamos otimistas, porque está todo mundo disposto a discutir a tabela, incluindo o setor produtivo”, destaca Freitas.
Segundo ele, há três ou quatro soluções tecnológicas que serão apresentadas.
As empresas são contra o tabelamento do frete e entraram com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo inconstitucionalidade da medida.
Há três ações sob a relatoria do ministro Luiz Fux, sem data
...A equipe do novo governo está criando ferramentas de tecnologia da informação para tentar desatar o nó no transporte rodoviário de cargas.
A ideia é usar aplicativos semelhantes ao Uber para conectar empresas e caminhoneiros, eliminando os atravessadores.
“Hoje, o embarcador paga caro pelo frete e o caminhoneiro recebe pouco”, diz Tarcísio Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura.
Independente da nova ferramenta, o governo Bolsonaro manterá uma tabela com preços mínimos do frete. Como diz a lei aprovada pelo Congresso no ano passado, serão valores suficientes para cobrir os gastos operacionais dos caminhoneiros, principalmente com óleo diesel e pedágios.
As propostas serão apresentadas a caminhoneiros e empresas na próxima semana. “Estamos otimistas, porque está todo mundo disposto a discutir a tabela, incluindo o setor produtivo”, destaca Freitas.
Segundo ele, há três ou quatro soluções tecnológicas que serão apresentadas.
As empresas são contra o tabelamento do frete e entraram com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo inconstitucionalidade da medida.
Há três ações sob a relatoria do ministro Luiz Fux, sem data para julgamento. As empresas reclamam de prejuízos com o aumento do custo do transporte e caminhoneiros ameaçam nova greve se o tabelamento for revogado.
Se nada for feito, o conflito deve se acirrar a partir de fevereiro, com o início da colheita da safra agrícola. O governo quer o fim do impasse antes disso.
A lei prevê que a tabela de frete deve ser revista e reeditada dias 20 de janeiro e 20 de julho. A próxima versão é a oportunidade para lançar um conjunto de tabelas possível de ser cumprido por ambos lados.
Os preços em vigor foram fixados na correria, para encerrar a greve, e até mesmo os caminhoneiros admitem erros.
“Vamos negociar a tabela do frete com todo mundo”, diz Freitas. “Queremos criar uma tabela que possa atender aos interesses de todos.”
Na sua visão, a solução para o impasse do frete poderá continuar em uso, independente do que o STF decidir.
A política de subsídio ao diesel, que garantiu desconto de R$ 0,46 por litro, terminou no dia 31. Decidida em meio à paralisação dos caminhoneiros, em maio, previa gasto de até R$ 9,5 bilhões em recursos públicos só no ano passado para bancar a redução de preços.
Freitas diz que a manutenção dessa política está em análise, mas acredita que o fim do subsídio não tem impacto significativo no preço, pois a cotação internacional do petróleo e o câmbio recuaram.
Além disso, uma tabela que reflita os custos dos caminhoneiros supera o problema do preço do diesel.
Por isso, o fim do subsídio não preocupa os caminhoneiros. A lei prevê revisão semestral nas tabelas, mas permite reajustes extraordinários se o diesel variar mais de 10% para cima ou para baixo.
No fim de 2018, a Petrobrás aprovou mecanismo que permite dar maior estabilidade ao diesel, e poderá manter o preço estável nas refinarias por até sete dias em períodos de volatilidade. As altas diárias em maio detonaram a greve que gerou prejuízos de R$ 15,9 bilhões
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