FECHAR
FECHAR
12 de dezembro de 2018
Voltar

Empresas

Câmera térmica antecipa possíveis falhas em máquinas de construção

Tecnologia conceito minimiza tempo de máquina parada, desgaste precoce e troca de peças desnecessárias
Fonte: Assessoria de Imprensa

Depois do Datar, a New Holland Construction apresentou, durante a M&T Expo 2018, realizada entre os dias 26 e 29 de novembro, em São Paulo, mais uma solução focada em melhorar a gestão da manutenção de equipamentos usados na construção: o Termovisor.

Dotada de uma câmera capaz de enxergar o comportamento térmico de cada componente, a tecnologia conceito permite detectar de forma preditiva um ponto de falha sem a necessidade de desmontar o equipamento, identificando uma possível avaria antes que ela aconteça, minimizando o tempo de máquina parada e o desgaste precoce.

O diagnóstico é rápido e preciso, por meio da leitura de imagens térmicas que emitem cores previamente parametrizadas de acordo com a radiação térmica em cada peça.

Ao final, a radiação infravermelha demonstra se determinado componente da máquina apresenta avaria ou não.

As imagens térmicas representam uma das tecnologias mais avançadas já desenvolvidas para aprimorar a percepção visual. É útil, por exemplo, no esporte, para avaliar o esforço físico de um jogador de futebol, prevendo uma lesão com até 5 dias de antecedência.

O olho nu é capaz de enxergar apenas uma faixa muito restrita da luz visível presente no espectro eletromagnético, que também inclui ondas de rádio e microondas, luz infravermelha e ultravioleta, raios-X e raios gama. Ao detectar diferenças de temperatura no mundo infravermelho, o Termovisor torna visível a energia térmica até então invisível.

“A capacidade de ver o calor dessa forma cria um nível inteiramente novo de percepção, permitindo detectar problemas que podem ter passado despercebidos anteriormente. Trata-se de uma forma eficiente de identificar e solucionar avarias nas máquinas de construção, oferecendo imagens térmicas que comprovam a necessidade dos reparos e a correta execução dos serviços”, afirma Paulo Cassimiro, Gerente de Suporte ao Produto da New Holland Construction.

Datar rastreia histórico da máquina

Segundo Cassimiro, outra solução desenvolvida pela marca para melhorar a gestão da manutenção de equipamentos usados na construção é o Datar. Ferramenta eletrônica de alta tecnologia adicionada ao EST (Electronic Service Tool), tem capacidade de gravar dados graficamente e de forma numérica, oferecendo maior qualidade e precisão durante os diagnósticos.

O serviço do Datar se baseia no monitoramento de componentes e rastreamento do histórico da máquina, buscando identificar variações de parâmetros que indiquem sinais de avarias, otimizando o desempenho das máquinas, programando intervenções, minimizando tempo de máquina parada e evitando a troca desnecessária de componentes.