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15 de setembro de 2020
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Transmissões ZF equipam novos modelos de caminhões VW Caminhões e Ônibus

O novo fornecimento equipa os caminhões 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, recém-lançados no mercado
Fonte: Assessoria de Imprensa

A ZF é a fornecedora dos novos caminhões extrapesados Volkswagen com as inovadoras transmissões TraXon de 12 e 16 velocidades produzidas no Brasil, na planta de Sorocaba, SP.

O novo fornecimento equipa os caminhões 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, recém-lançados no mercado. Além disso, a ZF fornecerá embreagens desenvolvidas especialmente para melhor desempenho do conjunto.

Os modelos Constellation 33.460 com potência de 460 cavalos e Meteor 28.460 e 29.520 com 460 e 520 cavalos de potência, respectivamente serão equipados com a TraXon 12 velocidades tendo a versão de 16 velocidades como opcional para aplicações especificas dos novos veículos.

De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e tecnologia industrial da ZF América do Sul, a transmissão TraXon foi personalizada para atender as demandas da montadora neste fornecimento.

A calibração do software foi desenvolvida em conjunto com o time de engenharia da VW Caminhões e Ônibus para atender a aplicação on e off-road no mercado brasileiro, considerando capacidades de carregamentos elevados, por volta de 74 toneladas ou mais no off-road.

“Mecanicamente, a transmissão teve um desenvolvimento global com uma capacidade de torque que ...


A ZF é a fornecedora dos novos caminhões extrapesados Volkswagen com as inovadoras transmissões TraXon de 12 e 16 velocidades produzidas no Brasil, na planta de Sorocaba, SP.

O novo fornecimento equipa os caminhões 33.460 da linha Constellation e 28.460 e 29.520 da linha Meteor, recém-lançados no mercado. Além disso, a ZF fornecerá embreagens desenvolvidas especialmente para melhor desempenho do conjunto.

Os modelos Constellation 33.460 com potência de 460 cavalos e Meteor 28.460 e 29.520 com 460 e 520 cavalos de potência, respectivamente serão equipados com a TraXon 12 velocidades tendo a versão de 16 velocidades como opcional para aplicações especificas dos novos veículos.

De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e tecnologia industrial da ZF América do Sul, a transmissão TraXon foi personalizada para atender as demandas da montadora neste fornecimento.

A calibração do software foi desenvolvida em conjunto com o time de engenharia da VW Caminhões e Ônibus para atender a aplicação on e off-road no mercado brasileiro, considerando capacidades de carregamentos elevados, por volta de 74 toneladas ou mais no off-road.

“Mecanicamente, a transmissão teve um desenvolvimento global com uma capacidade de torque que atende várias motorizações, desde Direct Drive com até 2.800 Nm e a versão Over Drive com até 3.400 Nm”, explica.

O pacote exclusivo para a VW Caminhões e Ônibus incluiu a liberação de relação de eixo mais longas com objetivo de reduzir consumo de combustível.

“Alcançamos uma boa performance do veículo, aliado a um bom resultado de economia de combustível, com a utilização de funções no software como o “Fast Shifting”, que permitem engates mais rápidos com embreagem parcialmente aberta quando há uma condição de alta dinâmica no veículo, reduzindo tempo de engate e ganhando em consumo de combustível”.

Outro destaque do projeto, explica, é a função “EcoRoll”, na qual o veículo rola em neutro, quando condições de segurança e dirigibilidade são atendidas, aproveitando a inércia e, consequentemente, contribuindo também para a redução no consumo de combustível.

Para garantir a alta performance e segurança dos projetos, os testes foram realizados em operações highway no Estado do Rio de Janeiro. Para aplicações off-road os testes foram conduzidos em usinas de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto, SP.

“Os testes evidenciam a combinação de um veículo potente com um bom resultado em consumo de combustível, pois os trabalhos foram realizados buscando otimizar essa relação da melhor forma possível. Como resultado, temos um veículo com trocas confortáveis e ágeis, com inteligência de engate totalmente assertiva e otimizada”, explica.