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02 de junho de 2020
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Translift desenvolve AGVs exclusivos para a Volkswagen na Argentina

Fabricado no Brasil, o sistema faz parte de um processo de automatização entre linhas de produção de motores. Esse é o primeiro projeto de AGV da empresa naquele país da América do Sul
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Translift Sistemas de Movimentação e Armazenagem especializada no projeto, fabricação e integração de sistemas, automação e soluções para produção industrial, foi eleita pela Volkswagen para desenvolver um sistema exclusivo de AGVs Empilhadeira e transportadores automáticos para sua linha de motores na planta de Córdoba, Argentina. Os sistemas estão sendo fabricados no Brasil.

A decisão de automatizar a movimentação de paletes com peças entre as linhas de produção da área de Usinagem da montadora ocorreu após uma reestruturação, propondo a mudança para substituir empilhadeiras e dar maior produtividade no processo, adicionando também segurança e eliminando problemas de saúde aos operadores.

O sistema de AGVs da Volkswagen Córdoba vai movimentar estimadamente 250 paletes por dia e é composto por cinco equipamentos com capacidade de 500 kg de carga cada. A elevação será feita a 500 mm do piso, graças a um conjunto de garfos elevados com cilindro hidráulico e encoder de precisão.

O guiamento do sistema pelas linhas é o ótico, em que os veículos trafegarão por uma rota instalada no piso com auxílio de faixas coloridas e a leitura será feita atrav&eac...


A Translift Sistemas de Movimentação e Armazenagem especializada no projeto, fabricação e integração de sistemas, automação e soluções para produção industrial, foi eleita pela Volkswagen para desenvolver um sistema exclusivo de AGVs Empilhadeira e transportadores automáticos para sua linha de motores na planta de Córdoba, Argentina. Os sistemas estão sendo fabricados no Brasil.

A decisão de automatizar a movimentação de paletes com peças entre as linhas de produção da área de Usinagem da montadora ocorreu após uma reestruturação, propondo a mudança para substituir empilhadeiras e dar maior produtividade no processo, adicionando também segurança e eliminando problemas de saúde aos operadores.

O sistema de AGVs da Volkswagen Córdoba vai movimentar estimadamente 250 paletes por dia e é composto por cinco equipamentos com capacidade de 500 kg de carga cada. A elevação será feita a 500 mm do piso, graças a um conjunto de garfos elevados com cilindro hidráulico e encoder de precisão.

O guiamento do sistema pelas linhas é o ótico, em que os veículos trafegarão por uma rota instalada no piso com auxílio de faixas coloridas e a leitura será feita através de uma câmera: o controlador de bordo reconhece a trajetória e processa o sinal, conduzindo assim cada AGV. O sistema será gerenciado por um sistema PLC externo.

“Na ausência de sinal da câmera, o AGV para imediatamente, o que garante máxima segurança. Nos pontos de bifurcação, as rotas são definidas através da leitura de tags RFID, onde constam informações de qual caminho deve ser seguido”, explica Anselmo Torresan, gerente Comercial Translift.

Os motores fabricados na linha da Volkswagen Córdoba atendem à produção naquele país e estará instalado ao término do período de quarentena, quando as viagens entre Brasil e Argentina estarão liberadas.

“O ponto forte desse sistema é nossa proposta sob medida em que os AGVs fazem também empilhamento, atendendo o transporte tanto na horizontal e quanto na elevação dos paletes, contando com dispositivos de controle de peso e permitindo monitoramento dos equipamentos via internet, bem como realizar download e upload de sistemas”, destaca Jair Alves, presidente da Translift, acrescentando que a empresa desenvolve projetos para montadoras na Argentina, mas que este é o primeiro de AGVs.

“É um sistema dotado de inteligência que permite sua conectividade com outros equipamentos da linha, como os transportadores automáticos de rolos, automatizando todo o processo, um projeto diferenciado para a montadora”, conclui.