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Assessoria de Imprensa
29/10/2019 11h00 | Atualizada em 29/10/2019 15h55
A tecnologia de pavimentação da Dynapac foi escolhida para as obras de reforma de um dos autódromos mais tradicionais e respeitados da Fórmula 1.
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, foi totalmente reformado, com um investimento total de 4 milhões de euros para a renovação de cinco seções, numa extensão total de 3 km.
Um dos trechos mais desafiadores foi a seção chamada de “Ex-Mühle” ou “ex-moinho”, com uma inclinação de 17%, umas das maiores de todas as pistas da categoria. Isso se deve, assim como o nome, ao fato de que quando o autódromo foi construído existia um moinho no caminho, que não foi possível remover, e seu contorno exigiu algumas adaptações radicais.
Com uma inclinação desse nível, o grande desafio que se apresentou foi o abastecimento da pavimentadora, pois ele deve ser contínuo, com a intenção de manter a planicidade da pista.
A utilização apenas de caminhões não é suficiente para este processo de alimentação, visto que ficarão em uma inc
...A tecnologia de pavimentação da Dynapac foi escolhida para as obras de reforma de um dos autódromos mais tradicionais e respeitados da Fórmula 1.
O circuito de Nürburgring, na Alemanha, foi totalmente reformado, com um investimento total de 4 milhões de euros para a renovação de cinco seções, numa extensão total de 3 km.
Um dos trechos mais desafiadores foi a seção chamada de “Ex-Mühle” ou “ex-moinho”, com uma inclinação de 17%, umas das maiores de todas as pistas da categoria. Isso se deve, assim como o nome, ao fato de que quando o autódromo foi construído existia um moinho no caminho, que não foi possível remover, e seu contorno exigiu algumas adaptações radicais.
Com uma inclinação desse nível, o grande desafio que se apresentou foi o abastecimento da pavimentadora, pois ele deve ser contínuo, com a intenção de manter a planicidade da pista.
A utilização apenas de caminhões não é suficiente para este processo de alimentação, visto que ficarão em uma inclinação excessiva, dificultando o despejo, criando o risco de acidentes durante o basculamento da caçamba e ainda incorrendo em desperdício de material, dada a dificuldade do contato contínuo entre o caminhão e a pavimentadora, afirma a fabricante.
Por fim e não menos importante, existia a preocupação de que a pavimentadora conseguisse empurrar o caminhão ladeira acima, sem marcar o asfalto.
A solução foi o uso de uma alimentadora móvel da Dynapac, modelo MF 2500CS equipada com um acessório denominado SwingApp, que possibilita posicionar a esteira transportadora de material 55° lateralmente.
Sendo assim, o caminhão pode se posicionar da melhor forma possível em relação à inclinação de 17° exigida, com o alimentador móvel em contato permanente logo atrás dele, mantendo alimentação contínua da pavimentadora, sem influenciar no relevo da pista.
Com a aplicação desse método a pavimentadora fica devidamente posicionada na pista, garantindo o perfil desejado e a alimentação fica à cargo da alimentadora móvel, isolando a posição e os movimentos do caminhão.
“Com a utilização desse método de pavimentação, foi possível atingir uma performance de aplicação de 1500 toneladas de material na camada intermediária (binder), com 6 cm de espessura, além de 900 toneladas de camada de rolagem, com uma espessura de 4cm”, comenta a empresa.
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