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09 de maio de 2018
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Equipamentos

Scania apresenta Super Rodotrem de 11 eixos para o setor canavieiro

Usina São Martinho já comprou 42 unidades do modelo; fabricante oferece produtos e serviços customizados para toda a cadeia da cana e grãos
Fonte: Assessoria de Imprensa

O grande destaque da Scania na 25ª edição da Agrishow foi o Super Rodotrem R 620 6x4 V8 de 11 eixos para 91 toneladas.

Com esse novo modelo, a Scania cria, portanto, um novo nicho de mercado. A Usina São Martinho, SP, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país, já comprou 42 unidades.

De acordo com Marco Domingues, gerente comercial de Cana e Madeira da Scania no Brasil, há alguns anos, os transportadores e produtores de cana pediam um veículo que transportasse mais carga.

A Scania participou desde o início das conversas de entidades do setor canavieiro. Em 2016, após compreender a demanda, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) iniciou a burocracia para autorizar a circulação. A marca foi a escolhida para um período de testes.

A resolução entrou em vigor em abril de 2017, com o nº 663/2017. Ela mudou as regras para concessão da AET – Autorização Especial de Trânsito para CVCs – Combinações de Veículos de Carga.

As alterações são para veículos com PBTC – peso bruto total combinado superior a 74 toneladas e inferior ou igual a 91 t, com altura máxima de 4,40 m e comprimento de 28 a 30 metros.

“O Super Rodotrem Scania R 620 6x4 pode ser utilizado na operação completa, desde o carregamento da cana na lavoura, passando pelas estradas de terra de acesso até a rodovia, e no trajeto de asfalto até a usina para o descarregamento”, comenta Domingues.

Esses percursos usualmente não ultrapassam 100 km de distância em cada trecho, conforme a nova legislação nº 663/2017 permite.

Vantagens

O Super Rodotrem Scania tem um desempenho eficiente também em regiões com topografia irregular, carregado total ou parcialmente, afirma o executivo.

“Nessas condições, o motor V8 tem facilidade para manter o bom desempenho, diminuindo o número de trocas de marchas, o tempo de viagem e o consumo de combustível. O motor V8, de 16 litros, desenvolve torque de 3.000Nm”, complementa.

O Super Rodotrem Scania conta com um controle de tração em que a leitura constante da rotação das rodas efetua a devida correção quando detectada uma patinação, proporcionando um controle mais suave do deslocamento e menos desgaste dos pneus.

Além disso, explica, o sistema de filtragem de ar do motor, específico para a aplicação fora de estrada, fica na traseira da cabine.

Outra mudança está no sistema de freios, que recebeu uma terceira linha de ar para permitir a frenagem simultânea em toda a composição (caminhão, semirreboque e reboque) quando o freio de estacionamento for acionado.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral