07 de fevereiro de 2018

Corporativo #

Ropeway é utilizado como meio de transporte de pessoas e material

O ropeway da mina de Cerattepe, na Turquia, permite o transporte combinado de material e pessoas
Fonte: Assessoria de Imprensa

A mina de cobre subterrânea Cerattepe da empresa turca de mineração Eti Bakır A. Ş.  está situada em um terreno muito montanhoso de aproximadamente 3,5 km a sudoeste de Artvin, uma cidade na região do mar Negro localizada no nordeste da Turquia.

O minério de cobre minado é transportado para o rio com um ropeway de 4,5 km de comprimento, da Doppelmayr Transport Technology GmbH (Doppelmayr), fabricante mundial de ropeways, que abrange uma diferença de elevação de mais de 1500m no caminho.

A entrada da mina de cobre Cerattepe está aproximadamente a 1700 m acima do nível do mar. A partir daí, o ropeway transporta o minério para o vale a uma distância de 4,5 km em um terreno arborizado e íngreme.

A inclinação é de mais de 43° no ponto mais íngreme. O ropeway também pode ser usado para transportar material de enchimento do vale para a entrada da mina.

O sistema consiste na presença de um cabo de aço em contínuo movimento em que os 51 baldes de material estão presos por meio de uma aderência.

O ropeway da mina de Cerattepe permite o transporte combinado de material e pessoas. Além dos baldes de materiais em que o minério é transportado, o sistema também estará equipado com algumas cabines de passageiros. Nessas cabines, os mineiros podem viajar confortavelmente e em segurança a seu local de trabalho.

“Uma viagem em qualquer uma das cabines leva em torno de 20 minutos. Dois tipos diferentes de guias são instalados nas estações: um para os baldes de material e outro para as cabines de passageiros. O fluxo de materiais e o transporte de passageiros podem, assim, ser mantidos separados”, afirma a Doppelmayr.

Segundo a empresa, a operação do ropeway é totalmente automática.

“O ropeway entrou em operação em dezembro de 2017 e desde então transportou 60 toneladas de minério de cobre por hora para o vale”, diz a Doppelmayr.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral