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Regularidade é a expectativa da maioria na indústria de materiais de construção

O cenário eleitoral que leva a uma estagnação das obras de infraestrutura, somada aos recentes resultados positivos das vendas de material de construção no varejo fazem com que o olhar do empresariado esteja mais atento às vendas de reposição de estoque d

Assessoria de Imprensa

06/06/2018 09h26 | Atualizada em 06/06/2018 14h30

Segundo o Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat), divulgado na semana passada, estudo feito entre os associados para determinar o grau de otimismo e pretensões de investimento futuras, aponta para uma expectativa regular, ou seja, nem positiva e nem negativa, para a maioria dos entrevistados.

Nas vendas ao mercado interno, filão que representa a maior parte do faturamento das associadas, a avaliação foi majoritariamente regular.

De uma forma geral, 59% das empresas consideraram maio um mês regular. Indicaram o mesmo período como bom 27% das empresas, em detrimento de 09% que indicaram vendas ruins e de 05% que declararam desempenho muito ruim.

Para junho, de acordo com o estudo, nota-se tendência de diminuição de impressões negativas e aumento na percepção regular, sendo essa a resposta de 68% dos entrevistados quando perguntados sobre a expectativa para o próximo mês.

Expectativas

Quando a questão lidava com a expectativa de ações governamentais, a tendência neutra se mant

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Segundo o Termômetro da Associação Brasileira das Indústrias dos Materiais de Construção (Abramat), divulgado na semana passada, estudo feito entre os associados para determinar o grau de otimismo e pretensões de investimento futuras, aponta para uma expectativa regular, ou seja, nem positiva e nem negativa, para a maioria dos entrevistados.

Nas vendas ao mercado interno, filão que representa a maior parte do faturamento das associadas, a avaliação foi majoritariamente regular.

De uma forma geral, 59% das empresas consideraram maio um mês regular. Indicaram o mesmo período como bom 27% das empresas, em detrimento de 09% que indicaram vendas ruins e de 05% que declararam desempenho muito ruim.

Para junho, de acordo com o estudo, nota-se tendência de diminuição de impressões negativas e aumento na percepção regular, sendo essa a resposta de 68% dos entrevistados quando perguntados sobre a expectativa para o próximo mês.

Expectativas

Quando a questão lidava com a expectativa de ações governamentais, a tendência neutra se manteve.

Segundo o estudo, 77% das associadas enxergam como indiferentes as expectativas sobre ações governamentais para os próximos meses.

O cenário eleitoral que leva a uma estagnação das obras de infraestrutura, somada aos recentes resultados positivos das vendas de material de construção no varejo fazem com que o olhar do empresariado esteja mais atento às vendas de reposição de estoque das lojas de materiais de construção do que necessariamente às grandes vendas ao governo, incorporadoras e construtoras.

O arrefecimento das expectativas positivas que eram maiores no início do ano se reflete na expectativa de investimento no médio prazo.

Em maio de 2018, 55% das empresas que compõem a Abramat indicaram ter pretensão de investir em sua capacidade produtiva, seja pela expansão, ou modernização dos meios de produção.

O resultado é 10 pontos percentuais menor do que o observado mês passado, registrando o primeiro resultado mensal do ano abaixo dos 60%.

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