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13 de maio de 2019
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RESULTADOS

Randon apresenta crescimento em todas as divisões

Historicamente, o primeiro trimestre do ano é mais fraco, mas este foi o melhor primeiro trimestre da história em volumes de mercado no segmento montadoras
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Randon S.A Implementos e Participações (Empresas Randon) inicia 2019 com boas perspectivas.

Após um desafiador 2018, a companhia encerra o primeiro trimestre deste ano com indicadores positivos tendo registrado crescimento de receita líquida em todas as divisões (montadoras, autopeças e serviços financeiros), comparando 1T2019 com 1T2018, apesar de uma pequena redução em relação ao último trimestre do ano anterior.

A receita bruta total, segundo a empresa, com impostos e antes da consolidação, somou R$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre deste ano, o que representa aumento de 25,9% no comparativo com o mesmo período de 2018 (R$ 1,3 bilhão).

A receita líquida consolidada cresceu 23,0% atingindo R$ 1,1 bilhão contra R$ 921,6 milhões em igual período de 2018. O lucro bruto consolidado atingiu R$ 268,9 milhões (23,8% superior ao 1T18) e a margem bruta passou de 23,6% no 1T18 para 23,7% no 1T19.

No primeiro trimestre, o Ebitda consolidado somou R$ 134,3 milhões, redução de 15,8% em relação ao valor obtido no mesmo trimestre de 2018 (R$ 159,5 milhões). A margem Ebitda passou de 17,3%, no 1T18, para 11,8%, no 1T19.

A redução do Ebitda no 1T19 deve-se ao impacto negativo do Hedge Accounting em R$ 18,5 milhões. Já o 1T18 havia concentrado grandes volumes de não recorrentes o que beneficiou o Ebitda no período.

“A tônica deste novo momento é a confiança de que teremos um ciclo positivo, mas com desafios para controlar a inflação de materiais e conduzir bem os processos de integração das novas controladas. Também estamos atentos ao crescimento econômico brasileiro, fator fundamental para a estabilização da demanda”, observa Paulo Prignolato, CFO das Empresas Randon.

Montadoras

Embora historicamente o primeiro trimestre do ano seja o mais fraco em termos de volumes, este foi o melhor primeiro trimestre da história em volumes de mercado, afirma Prignolato.

Do total de 13.949 emplacamentos no mercado brasileiro (60,9% maior do que no 1T18), 4.413 foram produtos Randon, o que representou uma market share de 31,6%.

A companhia está conduzindo uma série de iniciativas e investimentos para elevar sua produção em 30% até meados do ano para fazer frente à demanda aquecida.

Vagões ferroviários

Foram vendidos 86 vagões ferroviários no trimestre, contra 355 unidades no mesmo período do ano anterior (-75,8%).