FECHAR
FECHAR
27 de fevereiro de 2018
Voltar

Empresas

Perfuração subterrânea em minas feita por controle remoto

A perfuração pode ser realizada de modo totalmente automático em uma distância segura, com o operador executando todo o trabalho através de um painel de operação remoto
Fonte: Assessoria de Imprensa

O Exploration Manager da Epiroc, empresa que faz parte do Grupo Atlas Copco, é uma ferramenta que automatiza o controle e gestão de perfuratrizes e tem como propósito aumentar a produtividade, qualidade e assertividade da operação.

A perfuração pode ser realizada de modo totalmente automático em uma distância segura, com o operador executando todo o trabalho através de um painel de operação remoto.

Todos os parâmetros da operação são medidos e registrados, podendo ser gravados em um pendrive que pode ser transportado para outros computadores ou até mesmo em outras plataformas de perfuração, resultando em ações com altos níveis de acerto.

Para facilitar a avaliação analítica, o sistema gera gráficos de setor e linha. Isso permite que o gerente elabore estratégias de melhoria, comparando um equipamento de perfuração com outro.

A nova tecnologia já está disponível em plataformas de perfuração de exploração subterrânea equipadas com o sistema de controle RCS 4.

“A transformação e adaptabilidade digital está se tornando uma parte vital nas estratégias modernas e, com a perfuração não pode ser diferente”, afirma Ebrahim Nikafroozi, gerente de produto global da Epiroc.

Segundo Nikafroozi, a gravação de dados de medida durante a perfuração existe há algum tempo, mas com um software atualizado em uma plataforma de perfuração de núcleo subterrâneo Diamec Smart, (Sistema de Controle da Perfuratriz avançado que permite que ela seja operada automaticamente), o Exploration Manager pode apresentar dados operacionais gravados automaticamente durante o ciclo de perfuração.

“Além disso, a ferramenta simplifica o fluxo de trabalho ao permitir que o operador registre o estado de atividade da plataforma de perfuração, diretamente no painel de

controle da plataforma”, finaliza.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral