FECHAR
FECHAR
11 de junho de 2019
Voltar

TÉCNICAS

Obra no aeroporto de Curitiba utiliza o sistema de automação 3D Trimble em pavimentadora de asfalto

A Tecnologia foi fornecida pela EngLevel, a obra executada pela Dalba Engenharia e a implantação do sistema pela Infraero. Juntas, as empresas fizeram a Revitalização da Pista Auxiliar 11-29
Fonte: Assessoria de imprensa

A Englevel Engenharia e Consultoria, representante autorizado da fabricante mundial de tecnologias Trimble, junto à construtora Dalba Engenharia, Infraero e a própria Trimble, implementou o primeiro sistema 3D Trimble em uma pavimentadora de asfalto para revitalização de pista de aeroporto no Brasil.

A aplicação da capa asfáltica foi realizada entre setembro e outubro de 2018, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

Antes da solução, a empresa aplicava, no máximo, 300 toneladas de asfalto por dia. Logo no segundo dia de uso, a tecnologia permitiu aumentar para 525 toneladas, e a partir do terceiro dia, aplicou-se em média 1.000 toneladas dia.

A Dalba Engenharia, construtora responsável pela revitalização da pista auxiliar 11-29, encontrou dificuldades em executar o processo da maneira tradicional de pavimentar asfalto e atingir o grau de excelência necessário.

Após estudos internos, a parceria com a EngLevel permitiu que, juntas, as empresas quebrassem mais um paradigma no mercado brasileiro de construção civil pesada, utilizando o sistema de controle de máquina Trimble 3D para lançamento do asfalto.

Segundo Paulo Carvalho, diretor da EngLevel, quando se fala em controle de máquinas para equipamentos de terraplanagem e pavimentação, o setor tem grande interesse.

O problema é não colocar essa inovação em prática e continuar fazendo os mesmos processos construtivos de 50 anos atrás.

“O país está passando por um período de recessão no mercado da construção pesada, sendo que a busca por eficiência, produtividade, qualidade e diferencial competitivo é primordial para a sobrevivência das empresas do segmento de construção”, diz.

A solução 3D Trimble para pavimentadora é capaz de analisar a necessidade de lançamento do asfalto que está sendo realizada na pista de forma precisa, em milésimos de segundos e ininterruptamente, garantindo a precisão de 5 mm. O sistema conta com apoio de três estações totais robotizadas, para realizar o posicionamento e controle do sistema.