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Obra no aeroporto de Curitiba utiliza o sistema de automação 3D Trimble em pavimentadora de asfalto

A Tecnologia foi fornecida pela EngLevel, a obra executada pela Dalba Engenharia e a implantação do sistema pela Infraero. Juntas, as empresas fizeram a Revitalização da Pista Auxiliar 11-29

Assessoria de imprensa

11/06/2019 11h00

A Englevel Engenharia e Consultoria, representante autorizado da fabricante mundial de tecnologias Trimble, junto à construtora Dalba Engenharia, Infraero e a própria Trimble, implementou o primeiro sistema 3D Trimble em uma pavimentadora de asfalto para revitalização de pista de aeroporto no Brasil.

A aplicação da capa asfáltica foi realizada entre setembro e outubro de 2018, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

Antes da solução, a empresa aplicava, no máximo, 300 toneladas de asfalto por dia. Logo no segundo dia de uso, a tecnologia permitiu aumentar para 525 toneladas, e a partir do terceiro dia, aplicou-se em média 1.000 toneladas dia.

A Dalba Engenharia, construtora responsável pela revitalização da pista auxiliar 11-29, encontrou dificuldades em executar o processo da maneira tradicional de pavimentar asfalto e atingir o grau de excelência necessário.

Após estudos internos, a parceria com a EngLevel permitiu que, juntas, as empresas quebrassem mais um paradigma no mercado br

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A Englevel Engenharia e Consultoria, representante autorizado da fabricante mundial de tecnologias Trimble, junto à construtora Dalba Engenharia, Infraero e a própria Trimble, implementou o primeiro sistema 3D Trimble em uma pavimentadora de asfalto para revitalização de pista de aeroporto no Brasil.

A aplicação da capa asfáltica foi realizada entre setembro e outubro de 2018, no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR).

Antes da solução, a empresa aplicava, no máximo, 300 toneladas de asfalto por dia. Logo no segundo dia de uso, a tecnologia permitiu aumentar para 525 toneladas, e a partir do terceiro dia, aplicou-se em média 1.000 toneladas dia.

A Dalba Engenharia, construtora responsável pela revitalização da pista auxiliar 11-29, encontrou dificuldades em executar o processo da maneira tradicional de pavimentar asfalto e atingir o grau de excelência necessário.

Após estudos internos, a parceria com a EngLevel permitiu que, juntas, as empresas quebrassem mais um paradigma no mercado brasileiro de construção civil pesada, utilizando o sistema de controle de máquina Trimble 3D para lançamento do asfalto.

Segundo Paulo Carvalho, diretor da EngLevel, quando se fala em controle de máquinas para equipamentos de terraplanagem e pavimentação, o setor tem grande interesse.

O problema é não colocar essa inovação em prática e continuar fazendo os mesmos processos construtivos de 50 anos atrás.

“O país está passando por um período de recessão no mercado da construção pesada, sendo que a busca por eficiência, produtividade, qualidade e diferencial competitivo é primordial para a sobrevivência das empresas do segmento de construção”, diz.

A solução 3D Trimble para pavimentadora é capaz de analisar a necessidade de lançamento do asfalto que está sendo realizada na pista de forma precisa, em milésimos de segundos e ininterruptamente, garantindo a precisão de 5 mm. O sistema conta com apoio de três estações totais robotizadas, para realizar o posicionamento e controle do sistema.

“Com o sistema Trimble 3D podemos entregar uma superfície de asfalto exatamente igual ao projeto tridimensional embarcado no computador do sistema de nivelamento, ao longo de toda extensão do projeto, considerando inclinações de drenagem, superelevações, curvas horizontais e verticais. A tecnologia é capaz de aumentar ainda mais a qualidade ao mesmo tempo em que aumenta a agilidade”, explica George Feurschuette da Dalba Engenharia.

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