FECHAR
FECHAR
17 de setembro de 2019
Voltar

TENDÊNCIAS

O futuro do agronegócio é tecnológico

O avanço tecnológico está presente desde o melhoramento genético das sementes, que permite a otimização das colheitas e o cultivo de diferentes culturas no mesmo solo, ao maquinário cada vez mais potente e refinado para usos específicos
Fonte: Assessoria de Imprensa

Em 2050, seremos 9,3 bilhões de pessoas no mundo, 1,6 bilhões a mais do que hoje. Para alimentar toda essa gente, a humanidade deverá produzir entre 2010 e 2050 a mesma quantidade de alimentos de toda a história agrícola anterior aquele ano, segundo estimativas.

Tais números soam alarmantes, ou pelo menos surpreendentes, e lançam desafios para o agronegócio. O principal deles será dar conta de aumentar a produtividade ao mesmo tempo em que se combate o desmatamento e as mudanças climáticas, por exemplo, o que faz da tecnologia sua principal aliada.

Junior Rodrigues, consultor comercial da Central Brasileira de Comercialização (CBC Agronegócio) lembra que em 1970 um agricultor produzia alimentos suficientes para 73 pessoas, em média. Em 2010, a capacidade deste mesmo produtor rural servia 155 pessoas.

“Aumentamos as áreas cultivadas, mas 90% deste resultado está ligado à produtividade proporcionada pela tecnologia”, acrescenta.

Dentro das porteiras, o avanço tecnológico está presente desde o melhoramento genético das sementes, que permite a otimização das colheitas e o cultivo de diferentes culturas no mesmo solo, ao maquinário cada vez mais potente e refinado para usos específicos.

Isso não significa, no entanto, que a tecnologia já seja algo incorporado ao agronegócio. Especialistas no tema que se apresentaram na ViaSoft Connect, evento focado em empreendedorismo, realizado nos últimos dias 9 e 10 de setembro, em Curitiba, foram unânimes ao afirmar que ainda há muito a ser explorado na relação “agro x tech”.

“No Mato Grosso, cerca de 80% dos produtores rurais ainda fazem o controle de suas safras à mão, no caderno”, exemplifica o consultor comercial.

Fora das porteiras, o descompasso entre as oportunidades ofertadas pela tecnologia e a realidade do mercado é ainda mais expressiva, segundo eles, com as negociações sendo fechadas nos moldes do que acontecia há 50 anos.

Inovar para potencializar resultados

Dentro deste cenário, algumas iniciativas de raiz tecnológica têm surgido com o objetivo de facilitar o contato entre o produtor rural e os outros pares da cadeia com o objetivo de facilitar, trazer agilidade e potencializar os negócios.