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Nova geração de caminhões da Scania aposta na sustentabilidade

Combustíveis alternativos e renováveis são um dos principais pontos da estratégia da fabricante para aumentar a rentabilidade dos clientes e contribuir para um sistema de transporte descarbonizado

Assessoria de Imprensa

31/10/2018 10h33 | Atualizada em 31/10/2018 14h34

A nova geração de caminhões da Scania estará disponível no Brasil já no início de 2019. Ela é a plataforma que a empresa encontrou para firmar-se na jornada da sustentabilidade e consolidar-se como destaque na transformação de todo o ecossistema de transporte e logística.

“Estamos colocando no mercado uma ferramenta de negócio única – um pacote de produto e serviço que traz um novo sentido à indústria pelo fato de unir tecnologia, design, e eficiência, inovação, e customização e sustentabilidade, capaz de atender as atuais demandas ao mesmo tempo que está pronto para o futuro”, afirma Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

Segundo ele, o desenvolvimento desta nova linha demonstra a preocupação da Scania em antecipar as principais tendências de mercado por um transporte com menos impacto ao meio-ambiente, com mais eficiência e rentabilidade.

“A abordagem de sustentabilidade da Scania é baseada em atender três pilares principais: eficiência energética, transporte seguro e eficiente – com otimização das funções do veículo por meio da conectividade – e, por fim, a utilização dos combustíveis alternativos e/ou eletrificação dos veículos.”

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A nova geração de caminhões da Scania estará disponível no Brasil já no início de 2019. Ela é a plataforma que a empresa encontrou para firmar-se na jornada da sustentabilidade e consolidar-se como destaque na transformação de todo o ecossistema de transporte e logística.

“Estamos colocando no mercado uma ferramenta de negócio única – um pacote de produto e serviço que traz um novo sentido à indústria pelo fato de unir tecnologia, design, e eficiência, inovação, e customização e sustentabilidade, capaz de atender as atuais demandas ao mesmo tempo que está pronto para o futuro”, afirma Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

Segundo ele, o desenvolvimento desta nova linha demonstra a preocupação da Scania em antecipar as principais tendências de mercado por um transporte com menos impacto ao meio-ambiente, com mais eficiência e rentabilidade.

“A abordagem de sustentabilidade da Scania é baseada em atender três pilares principais: eficiência energética, transporte seguro e eficiente – com otimização das funções do veículo por meio da conectividade – e, por fim, a utilização dos combustíveis alternativos e/ou eletrificação dos veículos.”, explica o Podgorski.

Com a visão no agora, Christopher destaca a oportunidade do uso do gás natural e do biogás. “Temos a tecnologia e temos a comprovação de que esse caminho faz todo o sentido para a América Latina. Usar motores movidos a combustível alternativo é sustentável do ponto de vista financeiro e no quesito de impacto ao meio ambiente, o que acaba beneficiando a população e a sociedade em geral”. diz.

Preparação

O lançamento da nova geração na América Latina requereu uma série de investimentos financeiros e em capacitação das pessoas.

“Ao todo serão de R$ 2,6 bilhões investidos até 2020, recurso direcionado na preparação da nossa planta fabril e a rede de concessionários na América Latina”, diz Podgorski.

O complexo fabril da Scania no Brasil compreende quase 350 mil m² e 44 edificações – uma espécie de minicidade que abriga 4.500 colaboradores.

A área contém quatro unidades de produção – motores, chassis, transmissão e cabinas – e uma organização de Engenharia, Pesquisa & Desenvolvimento com uma equipe de cerca de 200 engenheiros.

“Temos uma planta totalmente renovada, que atende às exigências de alta qualidade que a nova geração trouxe.”, diz.

Entre as novidades, o executivo destaca a fábrica de Solda de Cabinas que, segundo ele, representa o estado da arte em automação e o End Flow, ou Revisão Final, área onde todos os veículos produzidos passam por um check-list detalhado antes de serem entregues aos clientes.

Podgorski conta que a empresa investiu também na capacitação e no envolvimento dos colaboradores. “Isso começou há quatro anos. Houve um trabalho de equipe muito forte – esse é um projeto 100% multidisciplinar.”, afirma.

“Tivemos um duplo desafio: produzir caminhões da série atual para abastecer o mundo e simultaneamente trabalhar para introdução de uma nova geração. Isso demandou uma dedicação extraordinária da Organização. Mas conseguimos. Vamos fechar o ano com chave de ouro: recorde de produção e uma nova geração estreando na América Latina”, finaliza.

Scania e Citrosuco anunciam parceria inédita no Brasil para demonstração de caminhão movido a GNV/Biometano

Parceiras desde os anos 1990 na realização de testes, Scania e Citrosuco  anunciam a primeira demonstração com um caminhão que pode ser abastecido com GNV (gás natural veicular) ou biometano.

O modelo, um pesado de 410 cavalos de potência, já será da Nova Geração da marca, que só estreará a partir de fevereiro em solo brasileiro. O teste começará na primeira quinzena de dezembro, e o período de análises levará um ano. A rota escolhida será Matão-Santos, em São Paulo, para levar suco de laranja para a exportação destinada a mais de 100 países.

A iniciativa faz parte do compromisso assumido publicamente pela Scania em apoiar seus clientes com soluções que contribuam para um setor de transporte mais sustentável em termos econômicos, ambientais e sociais.

A tecnologia do motor Scania, inédita na América Latina, também permite rodar com a mistura de ambos os combustíveis. “O caminhão movido a GNV/Biometano é mais uma exclusividade apresentada pela Scania no Brasil. Trata-se uma opção viável ao diesel, que pode ser implementada em curto prazo e possibilita uma significante redução de custos com combustível”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

“A Citrosuco tem grande interesse pela inovação. Apoiamos ações que possam gerar um ganho ambiental, em primeiro lugar, e financeiro num segundo plano de importância. Vemos esta demonstração com chances reais de unir os dois temas”, diz Marcos Camillo, supervisor de Transporte e Designação da Citrosuco.

Serão cerca de 300 mil km rodados em um ano. Estamos falando de um número consistente, numa rota interessante topograficamente, que permitirá ao veículo enfrentar a desafiadora Serra de Santos. Em termos de engenharia será um marco para o Brasil e estamos felizes de sermos os primeiros”, conta Celso Mendonça, gerente de pré-vendas da Scania no Brasil.

“Já temos quatro anos de demonstrações com o primeiro ônibus com esta tecnologia rodando aqui. Na comparação com o diesel, ele emite 85% a menos de CO2 com biometano e 70% com GNV. Temos certeza que teremos números muito expressivos nos caminhões também”, revela Mendonça.

No primeiro momento, a prioridade será rodar abastecido com GNV. A parceira no abastecimento será a Gás Brasiliano. Mas, a ideia é também testar com biometano.

Quem vai operar o primeiro caminhão movido a GNV/Biometano do Brasil será a Transportadora Morada do Sol, prestadora de serviços da Citrosuco.

A demonstração será importante para a Scania acompanhar o desempenho completo do veículo por meio dos Serviços Conectados. Um módulo instalado no caminhão enviará todas as informações das viagens, em um acompanhamento detalhado da operação e individualmente por motorista.

A Citrosuco poderá analisar itens como consumo de combustível e freadas bruscas, além de vislumbrar possibilidades de aperfeiçoamento do uso das tecnologias embarcadas, bem como da condução mais eficiente e segura, e de controlar o desgaste desnecessário dos pneus, que são itens cruciais na ponta do lápis na hora do transportador fazer a gestão do seu negócio.

A manutenção será muito mais eficaz para evitar acidentes e economizar gastos. Além disso, o novíssimo Programa de Manutenção Scania com Planos Flexíveis garantirá mais disponibilidade e eficiência para a Citrosuco.

 

 

 


 

 

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