FECHAR
FECHAR
01 de outubro de 2019
Voltar

EMPRESAS

Metso reforça MTG como marca de ferramentas de penetração de solo

Parceria entre as duas empresas aconteceu também na Exposibram 2019, com foco no mercado de mineradoras e produtores de agregados de Minas Gerais
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Metso aproveitou a edição desse ano da Exposibram, recém-encerrada em Belo Horizonte, para reforçar sua parceria exclusiva com a espanhola MTG.

O foco das duas empresas é a oferta inovadora de ferramentas de penetração de solo (FPS), aplicadas em equipamentos de Linha Amarela. Além do maior tempo de vida útil, as FPS da marca espanhola, distribuídas pela Metso, destacam-se pela segurança, alto desempenho em rendimento e facilidade de manuseio.

“Tivemos um público bem qualificado, principalmente de especialistas em segurança do trabalho, pois uma das preocupações atuais são as FPS que se soltam dos equipamentos e vão parar no britador, podendo causar sérios inconvenientes”, explica Marcus Zanetti, engenheiro de Suporte ao Produto da Metso.

Diferentemente de sistemas convencionais de FPS, a tecnologia da MTG tem um sistema de fixação dos dentes nas caçambas que dispensa o uso de martelos e evita a perda dos pinos e dos próprios dentes.

Zanetti destaca casos reais em campo em uma mina de carvão na Europa onde o número de incidentes com perda de pinos de fixação de dentes e dos dentes foi reduzida a zero em dez meses de teste com uso das FPS da MTG.

O rol de incidentes também incluía o manuseio incorreto de ferramentas mecânicas impróprias usadas para a colocação e troca dos dentes no sistema convencional.

O tempo de troca complementa a segurança do sistema e, em média, totaliza 45 minutos para a substituição de um jogo de dentes e mais os adaptadores intermediários (no caso de escavadeiras hidráulicas acima de 350 toneladas de capacidade).

Caso real no Brasil mostra dobro de vida útil de FPS da MTG

Os casos reais no Brasil também comprovaram o maior tempo de vida útil. Uma grande mineradora está usando as FPS da MTG em uma de suas escavadeiras elétricas a cabo na frente de lavra e já atingiu quase 8 mil horas de operação sem necessidade de troca, um número 60% maior do que o sistema anterior que adotava.

Roberto Ázar, Area Manager Brasil na MTG, destaca que as FPS da marca espanhola são adotadas em equipamentos grande porte em países mineiros como Chile, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Rússia e indonésia, entre outros.