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Metso aposta em um novo nicho de mercado

A fabricante investe no mercado de caçambas para caminhões, com destaque para a caçamba híbrida para o segmento fora de estrada

Redação M&T

22/04/2019 16h26 | Atualizada em 23/04/2019 17h51

A Metso, empresa finlandesa fabricante de soluções para mineração e agregados aposta sua sinergia em equipamentos com novas tecnologias, com enfoque a indústria 4.0, além de entrar em um novo nicho de mercado.

Um dos destaques da empresa, afirma Everson Cremonese, novo diretor de vendas da área de agregados na Metso, é a entrada no mercado de caçambas para caminhões, com destaque para a caçamba híbrida para o segmento fora de estrada.

De acordo com o executivo, o principal diferencial das caçambas híbridas, denominadas Metso Truck Bodyé, fabricada com aço de alta resistência, é ser revestida de borracha especial, de 80 mm, pesando em torno de 30% a menos do que o componente tradicional de caminhão revestido de aço, o que resulta em um aumento de carga de várias toneladas.

“Essa caçamba revestida de borracha chega a durar seis vezes mais do que a caçamba totalmente de aço”, afirma Cremoense. “Entre as principais vantagens está o fato dela ser mais leve o que reduz o ruído e  vibração, além de um menor consumo de combustível.”

O objetivo da Metso, afirma Marcelo Franco Motti, vice-presidente da Metso Brasil é entrar no mercado de c

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A Metso, empresa finlandesa fabricante de soluções para mineração e agregados aposta sua sinergia em equipamentos com novas tecnologias, com enfoque a indústria 4.0, além de entrar em um novo nicho de mercado.

Um dos destaques da empresa, afirma Everson Cremonese, novo diretor de vendas da área de agregados na Metso, é a entrada no mercado de caçambas para caminhões, com destaque para a caçamba híbrida para o segmento fora de estrada.

De acordo com o executivo, o principal diferencial das caçambas híbridas, denominadas Metso Truck Bodyé, fabricada com aço de alta resistência, é ser revestida de borracha especial, de 80 mm, pesando em torno de 30% a menos do que o componente tradicional de caminhão revestido de aço, o que resulta em um aumento de carga de várias toneladas.

“Essa caçamba revestida de borracha chega a durar seis vezes mais do que a caçamba totalmente de aço”, afirma Cremoense. “Entre as principais vantagens está o fato dela ser mais leve o que reduz o ruído e  vibração, além de um menor consumo de combustível.”

O objetivo da Metso, afirma Marcelo Franco Motti, vice-presidente da Metso Brasil é entrar no mercado de caçambas para o cliente final, como uma alternativa para o mercado fora de estrada, além de competir no mercado de substituição das caçambas originais dos caminhões.

“Para se refazer uma caçamba revestida de borracha dura em torno de seis horas, sendo que as feitas totalmente em aço leva por volta de três dias.”

O modelo foi apresentado durante a bauma 2019, considerado o maior evento do setor de equipamentos de construção do mundo, realizada no mês de abril, em Munique, na Alemanha, e com planejamento de ser produzida no Brasil até o final de 2019.

A empresa que completa 100 anos de Brasil em 2019, explica Motti, tem como destaque para este ano em território nacional a abertura de um centro de serviços em São Leopoldo, MG, focado principalmente no mercado de mineração e agregados.

Novidades

Ainda como novidade, a Metso, explica Cremonese apresentou durante a bauma 2019 o novo modelo para as plantas de britagem e peneiramento da série Lokotrack Urban, o Urban LT96.

Segundo o executivo, o Lokotrack urbano é uma máquina usada para fazer britagem dentro da cidade e que tem nível de emissões de ruído e poeira mais baixo em comparação com a britagem convencional, permitindo operações de construção mais sustentáveis nos meios urbanos, sendo indicado para empreiteiros de pequeno e médio porte, que britam e reciclam concreto demolido no local.

Outro equipamento apresentado durante a bauma 2019, mas, que já está sendo utilizado por uma pedreira brasileira, é o britador cônico MX 3 que tem como principal destaque o design otimizado para pedreiras de tamanho pequeno a médio.

“O equipamento já vem todo automatizado, com as partes mecânicas autoajustáveis e sua tecnologia multiação permite uma produção otimizada para maximizar o rendimento nas granulometrias desejadas”, diz o executivo.

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