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Klabin implementa no país o caminhão dobrável

Inovação da área florestal da companhia começa a operar este mês em fase de testes

Assessoria de Imprensa

16/06/2020 11h00 | Atualizada em 16/06/2020 12h22

Na semana passada, o primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Estado do Paraná.

A inovação foi desenvolvida pela Unidade Florestal da companhia, que trouxe a tecnologia da Austrália e coordenou sua implantação em veículo próprio e adaptação ao cotidiano da área em parceria com uma empresa especializada. Nesse início, o caminhão vai operar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.

O caminhão dobrável é um modelo “bitrem”, específico para o carregamento de toras de madeira, que encolhe a segunda carroceria, somando-a à primeira.

O veículo reduz de 19 metros de comprimento para 15 metros. Comparado aos veículos tradicionais, afirma diretor Florestal da Klabin, José Totti, ele usa uma área muito menor para manobrar, o que lhe confere melhores condições de direção e aderência em áreas declivosas por causa do menor raio necessário para curvas, além de liberar terras que podem dar espaço para plantações, p

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Na semana passada, o primeiro caminhão dobrável do Brasil começou a operar nas florestas plantadas da Klabin no Estado do Paraná.

A inovação foi desenvolvida pela Unidade Florestal da companhia, que trouxe a tecnologia da Austrália e coordenou sua implantação em veículo próprio e adaptação ao cotidiano da área em parceria com uma empresa especializada. Nesse início, o caminhão vai operar diretamente junto à frota tradicional, mas em período de testes.

O caminhão dobrável é um modelo “bitrem”, específico para o carregamento de toras de madeira, que encolhe a segunda carroceria, somando-a à primeira.

O veículo reduz de 19 metros de comprimento para 15 metros. Comparado aos veículos tradicionais, afirma diretor Florestal da Klabin, José Totti, ele usa uma área muito menor para manobrar, o que lhe confere melhores condições de direção e aderência em áreas declivosas por causa do menor raio necessário para curvas, além de liberar terras que podem dar espaço para plantações, por exemplo, abrindo a perspectiva de aumento da produtividade florestal da companhia.

Quando vazio e dobrado, seu tamanho reduzido permite ultrapassagens mais ágeis e seguras, melhorando a trafegabilidade da via, além de gerar, ainda, a economia de vários recursos, como combustível, pedágio e pneus, explica o executivo.

As modificações serviram para adaptar o caminhão às necessidades específicas da operação florestal da Klabin, mais complexa que a de outros países, além de mantê-lo dentro dos parâmetros da legislação brasileira.

“A Klabin tem investido constantemente em sistemas e tecnologias visando aumentar a eficiência do negócio”, afirmou Totti.

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