P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Empresas
Voltar

Empresas

Drives reduzem emissões de diesel em porto no Brasil

Primeiro aplicado no mercado brasileiro, conversor de rede permite que navios desliguem seus geradores durante a pausa no porto

Assessoria de Imprensa

07/11/2018 08h51 | Atualizada em 07/11/2018 11h53

Quando um navio é ancorado, ele geralmente usa seus geradores a diesel para obter eletricidade para os suprimentos a bordo.

No entanto, no Porto de Itajaí, as embarcações agora podem desligar os geradores enquanto estão ancoradas no porto, reduzindo as emissões dos gases poluentes NOx, SOx e CO2.

A Danfoss recentemente ajudou a instalar o chamado conversor de shore – um contêiner com o conversor de frequência incorporado VACON® NXC, que muda a frequência e a tensão da rede de 440V/60Hz para 415V/50Hz e sincroniza com a rede do navio.

Assim, o drive converte eletricidade do porto para a tensão do navio. Tais soluções de conversão de rede para fornecimento do porto foram instaladas em dezenas de portos na Europa, onde a legislação em matéria de emissões está se tornando muito rigorosa.

O cliente da Danfoss é a Companhia Brasileira de Offshore (CBO), empresa de transporte marítimo que tem uma frota de 33 embarcações em operação e outros quatro navios em construção.

“A solução do conversor de rede foi introduzida no cliente e eles reconheceram os benefícios. Dois dos seus navios foram ancorados por um longo período e, à medida que os navios eram f

...

Quando um navio é ancorado, ele geralmente usa seus geradores a diesel para obter eletricidade para os suprimentos a bordo.

No entanto, no Porto de Itajaí, as embarcações agora podem desligar os geradores enquanto estão ancoradas no porto, reduzindo as emissões dos gases poluentes NOx, SOx e CO2.

A Danfoss recentemente ajudou a instalar o chamado conversor de shore – um contêiner com o conversor de frequência incorporado VACON® NXC, que muda a frequência e a tensão da rede de 440V/60Hz para 415V/50Hz e sincroniza com a rede do navio.

Assim, o drive converte eletricidade do porto para a tensão do navio. Tais soluções de conversão de rede para fornecimento do porto foram instaladas em dezenas de portos na Europa, onde a legislação em matéria de emissões está se tornando muito rigorosa.

O cliente da Danfoss é a Companhia Brasileira de Offshore (CBO), empresa de transporte marítimo que tem uma frota de 33 embarcações em operação e outros quatro navios em construção.

“A solução do conversor de rede foi introduzida no cliente e eles reconheceram os benefícios. Dois dos seus navios foram ancorados por um longo período e, à medida que os navios eram fabricados no exterior, seus equipamentos elétricos na instalação funcionavam de maneira diferente da rede do porto. Portanto, as embarcações estavam funcionando com um gerador a diesel 24/7. Oferecemos grandes economias em custos de combustível e aluguel de geradores, sem mencionar as emissões de gases”, comenta Celso Faria, executivo de contas da Danfoss.

A solução tem um payback inferior a um ano e Faria espera que o uso da tecnologia seja ampliado no mercado latino.

“Alguns concorrentes oferecem uma solução semelhante, mas o maior desafio foi que esta aplicada na CBO não é conhecida em nosso mercado. Agora, esperamos que nossa solução incentive novas tendências no mercado brasileiro, já que esta é a primeira instalação na América Latina no segmento Marítimo e Offshore.”

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E