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Caminhão elétrico com transmissão Allison aumenta produtividade no segmento de até 65 t de PBT

O conversor de torque permite que o cavalo-mecânico de 65 toneladas do Scherm Group atinja a velocidade máxima mais rápido, para poder cumprir rigorosos horários de entrega

Assessoria de Imprensa

18/09/2017 16h38 | Atualizada em 27/09/2017 12h34

Durante quase dois anos, o Scherm Group usou um cavalo-mecânico 100% elétrico Terberg YT202-EV, com uma transmissão totalmente automática Allison, para a entrega materiais da forma mais eficiente na planta local do BMW Group.

"O caminhão elétrico, que foi aprovado para a distribuição na cidade e para a entrega just-in-time para a BMW, trabalha com grande desenvoltura", afirma Ulf Frenzel, gerente de frota do grupo Scherm.

"A transmissão Allison possibilita o uso de toda a potência do motor elétrico da melhor maneira possível. Além disso, o e-truck (caminhão elétrico) pode ser manobrado com facilidade e é extremamente fácil de dirigir", diz Frenzel.

O cavalo-mecânico elétrico está equipado com um motor síncrono trifásico (614 V), que desenvolve a potência máxima de 138 kW (188 hp), e uma transmissão Allison da Série 3000™ totalmente automática.

A automática Allison é destaque no sistema de tração: o caminhão que está sendo apresentado tem peso bruto combinado (PBTC) de até 65 toneladas, e atinge a velocidade máxima o mais rápido possível para poder cumprir rigorosos prazos de entrega.

Isto é possível, afirma o executivo, graças ao conversor de torque da transmissão, qu

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Durante quase dois anos, o Scherm Group usou um cavalo-mecânico 100% elétrico Terberg YT202-EV, com uma transmissão totalmente automática Allison, para a entrega materiais da forma mais eficiente na planta local do BMW Group.

"O caminhão elétrico, que foi aprovado para a distribuição na cidade e para a entrega just-in-time para a BMW, trabalha com grande desenvoltura", afirma Ulf Frenzel, gerente de frota do grupo Scherm.

"A transmissão Allison possibilita o uso de toda a potência do motor elétrico da melhor maneira possível. Além disso, o e-truck (caminhão elétrico) pode ser manobrado com facilidade e é extremamente fácil de dirigir", diz Frenzel.

O cavalo-mecânico elétrico está equipado com um motor síncrono trifásico (614 V), que desenvolve a potência máxima de 138 kW (188 hp), e uma transmissão Allison da Série 3000™ totalmente automática.

A automática Allison é destaque no sistema de tração: o caminhão que está sendo apresentado tem peso bruto combinado (PBTC) de até 65 toneladas, e atinge a velocidade máxima o mais rápido possível para poder cumprir rigorosos prazos de entrega.

Isto é possível, afirma o executivo, graças ao conversor de torque da transmissão, que multiplica o torque do motor durante as arrancadas e retomadas de velocidade.

O veículo elétrico de 65 toneladas trabalha em uma operação de dois turnos oito vezes ao dia, cinco dias por semana, entre a planta da BMW, em Munique, e o centro logístico da Scherm, que está a três quilômetros de distância.

Desde que entrou em atividade, em 2015, o veículo já completou mais de três mil ciclos de transporte, rodando aproximadamente 17 mil quilômetros. Nos últimos dois anos, mais de oito mil litros de diesel foram economizados — deixando de emitir o equivalente a 22 toneladas de dióxido de carbono.

"Queríamos provar que a mobilidade elétrica também funciona no transporte de mercadorias e alcançamos nosso objetivo", comenta Frenzel.

Após o sucesso obtido pela Scherm, a Elflein Spedition & Transport também começou a usar um caminhão elétrico, equipado com Allison, para transportes de curta distância para o BMW Group, em Leipzig, em novembro de 2016.

Devido ao maior desempenho — seguindo o exemplo do veículo de Munique —, será possível reduzir em até 21 toneladas as emissões de dióxido de carbono, em Leipzig, a cada ano.

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