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Caminhão elétrico adota bomba de pistões da Danfoss

Danfoss forneceu bomba de pistão Série 45 e módulo eletrônico PLUS+1 para reduzir ruídos, diminuir o consumo energético e aumentar o conforto dos motoristas e coletores

Assessoria de Imprensa

18/04/2018 09h53 | Atualizada em 18/04/2018 14h32

A Corpus, especialista em coleta, transporte e destinação final de resíduos há mais de 30 anos, no Brasil, adquiriu em 2016 o primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo de produção em massa do mundo.

Apesar de o caminhão elétrico ter uma emissão de ruído bem inferior a um convencional movido a diesel, o ruído proveniente do sistema hidráulico do implemento ficou em evidência.

“Já que se tratava de um projeto revolucionário, buscamos o que há de melhor e mais tecnológico em todo o conjunto. Procurávamos alternativas para redução de ruído e vale salientar que o conjunto já era mais silencioso que o convencional, de combustão”, explica Charles Alves Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.

A empresa recorreu a Danfoss, que é uma das líderes mundiais no segmento de componentes móbeis.

A multinacional dinamarquesa forneceu a bomba de pistão Série 45, comando hidráulico PVG 32 e o módulo eletrônico PLUS+1, que foram aplicados com a finalidade de reduzir ruídos, diminuir o consumo energético e aumentar o conforto dos motoristas e coletores.

Neste sistema havia uma bomba de engrenagens que apresenta um nível de ruído maior que uma bomba de pistões. Este

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A Corpus, especialista em coleta, transporte e destinação final de resíduos há mais de 30 anos, no Brasil, adquiriu em 2016 o primeiro caminhão 100% elétrico para coleta de lixo de produção em massa do mundo.

Apesar de o caminhão elétrico ter uma emissão de ruído bem inferior a um convencional movido a diesel, o ruído proveniente do sistema hidráulico do implemento ficou em evidência.

“Já que se tratava de um projeto revolucionário, buscamos o que há de melhor e mais tecnológico em todo o conjunto. Procurávamos alternativas para redução de ruído e vale salientar que o conjunto já era mais silencioso que o convencional, de combustão”, explica Charles Alves Fioravante, gerente de manutenção de frota da Corpus.

A empresa recorreu a Danfoss, que é uma das líderes mundiais no segmento de componentes móbeis.

A multinacional dinamarquesa forneceu a bomba de pistão Série 45, comando hidráulico PVG 32 e o módulo eletrônico PLUS+1, que foram aplicados com a finalidade de reduzir ruídos, diminuir o consumo energético e aumentar o conforto dos motoristas e coletores.

Neste sistema havia uma bomba de engrenagens que apresenta um nível de ruído maior que uma bomba de pistões. Este produto foi substituído pela bomba de pistões da Danfoss, que é construída com folgas internas muito menores. Isto reduz a vibração e o ruído interno/externo, bem como possibilita trabalhar em pressões mais altas.

“O que difere a bomba hidráulica de pistão dos demais tipos de bombas é a maneira como o bombeamento ocorre nesse equipamento, permitindo que os pistões se alterem durante o trabalho – o que ocorre dentro de um tambor em formato cilíndrico”, explica Fernando Gaspar de Oliveira, engenheiro de vendas da Danfoss. O sistema da bomba de pistão com controle Load Sensing permite uma variação da vazão em função da carga exigida pelo trabalho, evitando desperdício de potência do motor.

“Não ganhamos mais um fornecedor, ganhamos um excelente, surpreendente e inovador parceiro! Com relação ao projeto do caminhão elétrico, a implantação é recente, mas já notamos uma melhora quanto ao ruído. Temos a certeza que vamos obter sucesso na redução de ruído e de consumo energético, além de aumentar o conforto de nossos colaboradores”, finaliza Fioravante.

O caminhão 100% elétrico foi produzido pela chinesa BYD e atua na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A partir deste projeto, a Corpus planeja ampliar sua frota com caminhões elétricos.

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