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Revista M&T - Ed.174 - Novembro 2013
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Produto

Volvo amplia oferta de pesados

Fabricante sueca anuncia a nova linha VM, com design aprimorado e versões para operações com balão betoneira e caçamba basculante

A partir de agora, os frotistas brasileiros podem optar por duas linhas de caminhões para construção civil da fabricante sueca Volvo. Além da linha FM, que já oferecia versões 8x2 e 8x4, a linha VM genuinamente brasileira incrementou essas classes em seu portfólio de produtos. Com a novidade, o objetivo da empresa é focar nas operações com implementos de caçamba basculante e betoneira. “Os novos caminhões de quatro eixos completam 13 modelos da VM”, diz Roger Alm, presidente da Volvo na América Latina. “E eles receberão caixa de câmbio automatizada i-Shift nos próximos meses.”

De acordo com Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina, a linha VM abarca, essencialmente, o mercado de caminhões acima de 16 toneladas de carga líquida, com modelos 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Na avaliação da Volvo, essa faixa concentra 65% do mercado de caminhões no Brasil. “Nos últimos 10 anos, esse mercado de semipesados e pesados cresceu cerca de 10% anualmente”, explica Gomes. “Porém, ao percebermos que os modelos maiores tiveram crescimento superior, passamos a investir também nos 8x2 e 8x4 para a linha VM.”

Com motorização de 270 e 330 cv, esses caminhões devem atender principalmente a operações com betoneira em centros urbanos, pois o incremento de um quarto eixo possibilita melhor distribuição da carga, além de ampliar a capacidade em 5 toneladas quando comparado aos 6x4 ou 6x2. “Os modelos de três eixos são para 23 toneladas de carga líquida, enquanto os de quatro eixos são para 29 t”, detalha Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo no Brasil.

Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões do Grupo, explica que, no transporte de um betoneira carregada com 8 m³ de concreto, os modelos de três eixos rodavam no limite, quando não ultrapassavam a capacidade de carga permitida por eixo. “Por isso, enxergamos que o ingresso do quarto eixo, original de fábrica, poderia ser um avanço para o transporte de concreto, respeitando os limites da Lei da Balança nas estradas e vias urbanas”, descreve.

SEGMENTOS

Como estratégia, a Volvo divide a linha VM por segmentos de mercado, sendo que os equipamentos voltados para operações stop and go (anda e para


A partir de agora, os frotistas brasileiros podem optar por duas linhas de caminhões para construção civil da fabricante sueca Volvo. Além da linha FM, que já oferecia versões 8x2 e 8x4, a linha VM genuinamente brasileira incrementou essas classes em seu portfólio de produtos. Com a novidade, o objetivo da empresa é focar nas operações com implementos de caçamba basculante e betoneira. “Os novos caminhões de quatro eixos completam 13 modelos da VM”, diz Roger Alm, presidente da Volvo na América Latina. “E eles receberão caixa de câmbio automatizada i-Shift nos próximos meses.”

De acordo com Sérgio Gomes, diretor de estratégia de caminhões do Grupo Volvo na América Latina, a linha VM abarca, essencialmente, o mercado de caminhões acima de 16 toneladas de carga líquida, com modelos 4x2, 6x2, 6x4, 8x2 e 8x4. Na avaliação da Volvo, essa faixa concentra 65% do mercado de caminhões no Brasil. “Nos últimos 10 anos, esse mercado de semipesados e pesados cresceu cerca de 10% anualmente”, explica Gomes. “Porém, ao percebermos que os modelos maiores tiveram crescimento superior, passamos a investir também nos 8x2 e 8x4 para a linha VM.”

Com motorização de 270 e 330 cv, esses caminhões devem atender principalmente a operações com betoneira em centros urbanos, pois o incremento de um quarto eixo possibilita melhor distribuição da carga, além de ampliar a capacidade em 5 toneladas quando comparado aos 6x4 ou 6x2. “Os modelos de três eixos são para 23 toneladas de carga líquida, enquanto os de quatro eixos são para 29 t”, detalha Bernardo Fedalto, diretor de caminhões do Grupo Volvo no Brasil.

Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas de caminhões do Grupo, explica que, no transporte de um betoneira carregada com 8 m³ de concreto, os modelos de três eixos rodavam no limite, quando não ultrapassavam a capacidade de carga permitida por eixo. “Por isso, enxergamos que o ingresso do quarto eixo, original de fábrica, poderia ser um avanço para o transporte de concreto, respeitando os limites da Lei da Balança nas estradas e vias urbanas”, descreve.

SEGMENTOS

Como estratégia, a Volvo divide a linha VM por segmentos de mercado, sendo que os equipamentos voltados para operações stop and go (anda e para) são classificados como vocacionais e representam atualmente 13% das vendas dessa linha de caminhões. “Nessa divisão, incluímos também operação com caminhão de lixo, distribuição de bebidas, betoneiras e basculantes”, informa Fedalto.

Além do incremento dos caminhões com um quarto eixo, a linha VM foi totalmente reestilizada, com detalhes que aproximam ainda mais seu design da marca Volvo. É o caso da parte frontal da cabine, redesenhada com luzes diurnas de LED em forma da letra V. Maior que a da série anterior, a embreagem também é nova, mede 395 mm e é composta por material de disco com revestimento reforçado, sem utilização de asbesto. “O novo veículo tem uma oferta grande de tomadas de força na motorização de 330 cv”, diz Ricardo Tomasi, engenheiro de vendas da Volvo no Brasil. “E, para o modelo de 270 cv na configuração 8x4, oferecemos ainda uma tomada de força no motor para aplicações nas quais é necessário o funcionamento do implemento com o caminhão rodando, como as betoneiras.”

O segundo eixo direcional possui suspensor para economia de pneus e combustível, com comando diretamente no painel. Combinado a essa tecnologia, o sensor de carregamento dos caminhões VM evitam que o motorista levante o eixo direcional após o veículo ter atingido velocidade superior a 10 quilômetros por hora. Essa solução visa a evitar avarias no caminhão – ao circular com sobrecarga nos eixos, por exemplo –, mas também inibe infrações contra a Lei da Balança, ao impedir que o motorista trafegue com o eixo suspenso quando o caminhão está carregado.

No que tange ao sistema de transmissão, a Volvo apresentou a linha VM equipada com a caixa de câmbio automatizada (I-Shift) durante a Fenatran, em outubro. Não obstante, na versão manual há opções de seis e 12 marchas, com indicação no display do computador de bordo.

Confira as principais características da linha VM

Motor Euro V;

2º Eixo Direcional com suspensor automático;

Eixos direcionais com comando dentro da cabine;

Sensor de carga para limitar sobrepeso por eixo;

Proteção do fole para evitar dano à carroceria ou à carga ;

Embreagem aumentada para 395 mm;

Tomada de força especial para betoneira;

Diversidade de entre-eixos, originais de fábrica.

 

 

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