FECHAR
FECHAR
16 de julho de 2018
Voltar
Compactos & Ferramentas

Vedação total de conexões

Utilizadas massivamente em tubulações de água, óleo e gás, as rosqueadeiras elétricas mecanizam a fabricação de roscas para tubos de conexão em grandes instalações

Peças centrais na instalação de sistemas de irrigação e de combate a incêndio como os sprinklers, as rosqueadeiras facilitam a confecção de roscas utilizadas nas conexões. Versátil, a solução também executa essa tarefa na montagem de sistemas hidráulicos e elétricos, de ar comprimido, gás, vapor, óleo e muitos outros.

De modo resumido, as rosqueadeiras têm como principal função fixar o tubo e fazê-lo girar, para que então se confeccionem as roscas apropriadas a cada tubulação, ou seja, um molde exato para fixar um tubo ao outro, sem espaços. Ocorre que, na instalação de um sistema hidráulico, as tubulações precisam ser cortadas em diversos tamanhos, criando a necessidade de produzir roscas incessantemente.

E são as rosqueadeiras que automatizam esse processo. “As roscas podem se feitas em variados tubos e conduítes, assim como em vergalhões, que são necessários em vários projetos”, diz Marcos Carolino, diretor executivo da Merax Máquinas e Equipamentos.

Por meio de cossinetes, a solução elétrica gira o tubo e produz a rosca por laminação

A abertura das roscas em tubos também pode ser realizada com equipamentos manuais, mas isso não é o mais indicado. “Essa alternativa não oferece a produtividade que a fabricação em série de tubos requer em grandes instalações”, pondera Elizabeth Morais, diretora de marketing da Ridgid para a América Latina.

Nesse sentido, como frisa Carolino, em uma comparação às tarraxas manuais, as rosqueadeiras são importantes não apenas por permitirem um ganho de tempo significativo, mas também por padronizarem o processo de confecção das roscas. “Na confecção manual, os tubos de diâmetros maiores exigem uma enorme força física do operador, impedindo manter a qualidade das roscas produzidas”, comenta.

CARACTERÍSTICAS

Estruturalmente, as rosqueadeiras são fabricadas em aço, com carcaça em alumínio fundido de alta resistência, o que proporciona maior durabilidade e leveza à solução.  Dentre os principais acessórios da solução estão desde cortadores de tubos e escariadores de tubos, que são utilizados para retirar rebarbas dos tubos cortados, até cossinetes, uma ferramenta fabricada em aço rápido ou de liga temperado e retificado, que tem a função de produzir roscas externas em eixos, parafusos e tubos, permitindo-lhes conexão com porcas, furos roscados e luvas roscadas.