FECHAR
FECHAR
06 de setembro de 2018
Voltar
Especial Sobratema 30 Anos

Um olhar para o futuro

A Sobratema chega aos 30 anos disposta a tornar-se um órgão que atenda ao mercado em todos os assuntos relacionados a equipamentos de construção, mineração e agrícolas

Quem se apropria da tecnologia, consegue acompanhar o mundo. Esse é o mote com que a Sobratema chega aos seus 30 anos de fundação, marcada pelo protagonismo na evolução do mercado brasileiro de equipamentos. Durante esse período, a associação tem desenvolvido um trabalho empenhado em nortear os profissionais da área com conhecimentos técnicos e mercadológicos, disseminando informação, contatos e tecnologias para obter o melhor uso do maquinário na construção, além de direcionar holofotes para a importância desse setor no avanço da infraestrutura do país.

Há 30 anos, a Sobratema preenche uma lacuna no mercado ao dar suporte a projetos, disseminar informações e exibir as mais recentes tecnologias do setor

Esse propósito, inclusive, existe desde quando a Sobratema foi fundada, no já distante ano de 1988, época em que – como agora – o mercado da construção passava por um ciclo de mudança, marcado por fusões de empresas que atravessavam uma fase difícil. A saber, a maior parte dos investimentos em infraestrutura era feita pelo governo e pouco se ouvia falar em obras privadas. Na época, a locação de máquinas era uma atividade inexpressiva, que ocorria somente em casos pontuais, já que as empreiteiras investiam em frotas próprias. “Hoje, com os fatos de corrupção ocorridos nos últimos anos envolvendo grandes empreiteiras, as construtoras menores começam a despontar no cenário para atuar em obras de infraestrutura”, compara Cláudio Schmidt, diretor executivo da associação. “E essas empresas já emergem com o suporte da Sobratema em conhecimento tecnológico.”



ABRANGÊNCIA

De fato, há 30 anos as empreiteiras detinham um conhecimento técnico que hoje se descentralizou, mas algumas construtoras novatas ainda não possuem informações sobre grandes projetos, pois não dispõem de um currículo técnico apropriado.

Nesse cenário, a Sobratema ajuda a preencher uma lacuna importante, dando suporte a projetos e consultorias, disseminando informações técnicas e de mercado e exibindo o que de mais recente a indústria disponibiliza em termos de tecnologia, tornando-se assim um órgão de convergência de todos os assuntos relacionados a máquinas e equipamentos de construção, mineração, agrícolas e florestais, em abrangência nacional.

Produção editorial: Revista M&T – Desenvolvido e atualizado por Diagrama Marketing Editoral