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Revista M&T - Ed.183 - Setembro 2014
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Momento M&T Expo

Um marco do setor

Para participantes, desde a 1ª edição a feira da Sobratema assume um papel decisivo ao estimular o profissionalismo, exibir tendências tecnológicas e promover um debate de ideias sobre o setor

Em 1995, a realização da 1º edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção) trouxe uma nova perspectiva para fabricantes, prestadores de serviços e usuários de máquinas no Brasil. Direcionado exclusivamente para o setor, o evento proporcionou uma série de novas possibilidades ao mercado, como lançamentos em produtos e introdução de tecnologias, mas também a ampliação da visibilidade das marcas, novos negócios e networking de alto nível.

Ao reunir tais características, a feira foi muito bem-recebida pelo mercado, sendo que as principais empresas do setor apoiaram de imediato a iniciativa promovida pela Sobratema. Realizada na Bienal do Ibirapuera (SP), a edição inaugural contou com a presença de 70 expositores representando 95 marcas, tais como Air Service, Atlas Copco, Case CE, Caterpillar, Doosan, Dynapac, Ford, Liebherr, Machbert, Mercedes-Benz, New Holland, Putzmeister, Randon, Sandik, Santiago & Cintra, Scania, Volvo CE, Wacker Neuson e outras.

VITRINE

De acordo com Mario Neves, CE business developer da Wacker Neuson para a América do Sul, há 20 anos o mercado brasileiro de máquinas de construção – assim como o país – estava apenas começando a se abrir para o mundo. “Naquele momento, as dúvidas eram muitas, tanto de consumidores, como de fabricantes e distribuidores”, diz. “Nesse sentido, a M&T Expo teve um papel fundamental ao demonstrar o potencial e o profissionalismo do setor no Brasil.”

Para Roque Reis, diretor da Case CE para a América Latina, a realização de uma feira internacional colocou o Brasil em evidência mundialmente, trazendo para solo nacional as principais inovações tecnológicas em produtos e serviços, além de compradores de todo o mundo. “Muitas das tecnologias embarcadas ou serviços que hoje se veem no mercado foram introduzidas na M&T Expo”, sublinha, exemplificando com as máquinas de cabine fechada, que na época da feira foram vistas como luxo. “Hoje, a cabine é comprovadamente um item que aumenta a produtividade e qualidade do serviço por meio do conforto do operador”, afirma.

Também destacando o caráter de porta de entrada para novas tecnologias, o vice-presidente da Sandvik, Edison R


Em 1995, a realização da 1º edição da M&T Expo (Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção) trouxe uma nova perspectiva para fabricantes, prestadores de serviços e usuários de máquinas no Brasil. Direcionado exclusivamente para o setor, o evento proporcionou uma série de novas possibilidades ao mercado, como lançamentos em produtos e introdução de tecnologias, mas também a ampliação da visibilidade das marcas, novos negócios e networking de alto nível.

Ao reunir tais características, a feira foi muito bem-recebida pelo mercado, sendo que as principais empresas do setor apoiaram de imediato a iniciativa promovida pela Sobratema. Realizada na Bienal do Ibirapuera (SP), a edição inaugural contou com a presença de 70 expositores representando 95 marcas, tais como Air Service, Atlas Copco, Case CE, Caterpillar, Doosan, Dynapac, Ford, Liebherr, Machbert, Mercedes-Benz, New Holland, Putzmeister, Randon, Sandik, Santiago & Cintra, Scania, Volvo CE, Wacker Neuson e outras.

VITRINE

De acordo com Mario Neves, CE business developer da Wacker Neuson para a América do Sul, há 20 anos o mercado brasileiro de máquinas de construção – assim como o país – estava apenas começando a se abrir para o mundo. “Naquele momento, as dúvidas eram muitas, tanto de consumidores, como de fabricantes e distribuidores”, diz. “Nesse sentido, a M&T Expo teve um papel fundamental ao demonstrar o potencial e o profissionalismo do setor no Brasil.”

Para Roque Reis, diretor da Case CE para a América Latina, a realização de uma feira internacional colocou o Brasil em evidência mundialmente, trazendo para solo nacional as principais inovações tecnológicas em produtos e serviços, além de compradores de todo o mundo. “Muitas das tecnologias embarcadas ou serviços que hoje se veem no mercado foram introduzidas na M&T Expo”, sublinha, exemplificando com as máquinas de cabine fechada, que na época da feira foram vistas como luxo. “Hoje, a cabine é comprovadamente um item que aumenta a produtividade e qualidade do serviço por meio do conforto do operador”, afirma.

Também destacando o caráter de porta de entrada para novas tecnologias, o vice-presidente da Sandvik, Edison Rocha, avalia que a M&T Expo frequentemente serve de laboratório intensivo para as empresas, ajudando no surgimento e consolidação de tendências. “Ao lançar algumas inovações no mercado, podemos testá-las de maneira concentrada e com qualidade durante o evento”, afirma.

Historicamente, a New Holland também aproveita a feira para mostrar novidades ao mercado brasileiro e latino-americano. “As primeiras escavadeiras hidráulicas, motoniveladoras articuladas, minicarregadeiras com elevação vertical e muitos outros sistemas e componentes foram apresentados ao mercado na M&T Expo”, reforça Paula Araújo, gerente de brand marketing da empresa.

Já Shannon Santucci, diretor comercial da Air Service, recorda que a M&T Expo foi o primeiro evento no qual a empresa apresentou seus produtos ao seu público-alvo, que são os usuários de equipamentos. “Entre uma edição e outra, a Air Service trabalha a fim de levar alguma novidade em relação a equipamento ou tecnologia”, diz. “E, durante o evento, temos a oportunidade de acompanhar de perto as tendências tecnológicas e de mercado, procurando nos manter atualizados.”

Mas a M&T Expo também é importante para o setor de equipamentos e soluções em geotecnologia. “Há duas décadas, a divulgação dessas soluções era difícil, ocorrendo principalmente em feiras internacionais ou eventos de outros segmentos”, frisa Wesley Polezel, gerente de vendas da Santiago & Cintra. “Com a criação do evento, houve a oportunidade de difundir novas tecnologias desse setor, que sempre aguarda ansioso a feira para conhecer os lançamentos internacionais e, assim, tomar decisões.”

DECISIVO

Na opinião dos executivos das empresas que participam da feira desde a primeira edição, o evento tem contribuído decisivamente para a evolução do mercado de equipamentos para construção no país. “Seja por meio da feira ou dos fóruns, a M&T Expo tem oferecido a oportunidade de se estabelecer uma preocupação com inovação e boas práticas, o que mantém nosso mercado em constante evolução”, ressalta Suzanne Darie, diretora de comunicação de marketing da Volvo CE Latin America.

Para Rodrigo Satiro, diretor de vendas da Putzmeister, a M&T Expo tem o diferencial de reunir todos os players do setor – fabricantes, operadores, engenheiros e demais profissionais. “E com esta interação, o mercado cresce, a indústria entende a necessidade dos usuários e os operadores conhecem melhor os equipamentos e suas aplicações”.

Diretor corporativo da Randon, Norberto Fabris considera o evento um verdadeiro palco de tecnologia para o setor de equipamentos para a construção e mineração. “Desde a primeira edição, o evento aponta tendências, exibe o estado da arte de equipamentos e serviços e estabelece um debate de ideias entre os agentes ativos desse setor, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do nosso país”, finaliza.

 

 

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