FECHAR
FECHAR
14 de outubro de 2017
Voltar
Coluna do Yoshio

Um legado incomparável

ASobratema está comemorando 29 anos de existência. Isso me faz lembrar uma passagem ocorrida em Bruxelas já há alguns anos, quando tentei explicar aos executivos da Volvo CE a importância desta singular entidade brasileira.

Inicialmente, comentei que a Sobratema era fundadora e promotora da mais importante feira de equipamentos de construção e mineração na América Latina, fazendo com que traçassem paralelos com a bauma, na Alemanha, e a ConExpo, nos EUA. Porém, segui explicando que a entidade congregava as fabricantes de equipamentos, os distribuidores e as principais empresas de construção do Brasil.

A partir daí, nada mais fez sentido para eles. Afinal, como podiam estas entidades – com tantos interesses conflitantes – estar juntas numa mesma organização? Mais que impensável, para meus interlocutores a fórmula era inaceitável, dado o flagrante conflito de interesses. Foi nesse ponto que percebi como a trajetória da Sobratema transcendia os limites do usual para apresentar uma transversalidade inédita em termos de entidade representativa setorial.

Claro que, desde os primeiros momentos da entidade, foram muitos os profissionais que contribuíram e ajudaram a construir esta importante obra. Mas se há um idealizador e um trabalhador incansável, que dedicou a sua vida profissional à criação e ao desenvolvimento da Sobratema, sem dúvidas é Afonso Mamede.

Ao longo dos anos em que estive na Cummins e na Volvo CE, algumas vezes negociamos como partes opostas de um mesmo objetivo. Houve mesmo um momento em que fiz parte do grupo de fabricantes que, devido aos custos elevados, demandaram a mudança da periodicidade da M&T Expo de bienal para trienal...

Em 2009, em contrapartida, na esteira da crise financeira global, houve um momento em que contrariei o movimento dos colegas fabricantes que queriam adiar a feira, pois sabia que – naquela altura – qualquer adiamento seria uma enorme ameaça de retrocesso aos longos anos que passamos sem feiras de máquinas no Brasil. E a M&T Expo 2009 terminou por ser uma das feiras de maior sucesso entre todas as edições até então realizadas, contrariando as expectativas de muitos fabricantes.

O fato inescapável, contudo, é que nessas quase três décadas a influência da Sobratema cresceu muito e a solidificou como a entidade mais representativa do setor. Voltando ao início, trata-se de uma entidade com características únicas no mundo, de acordo com os muitos comentários que ouvi ao longo dos anos.