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27 de outubro de 2011
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Plataformas Aéreas de Trabalho

Tecnologia francesa com produção local

Em parceria com a francesa ATN, a paranaense Concargo anuncia a fabricação de plataformas aéreas de trabalho no país

Nem JLG, nem Genie. Quem esperava que um desses dois fabricantes globais fosse o primeiro a anunciar a instalação de fábrica no Brasil, diante da forte demanda por plataformas aéreas de trabalho no mercado local, acabou surpreendido por uma terceira opção: a francesa ATN. A empresa paranaense Concargo, que distribui as bombas de concreto da canadense Concord, anunciou uma parceria para a produção e comercialização das plataformas aéreas da marca francesa no país.

Segundo Franck Blavignac, gerente de fábrica da Concargo, as plataformas da ATN serão montadas na mesma unidade industrial onde a empresa produz os equipamentos da Concord, em São José dos Pinhais (PR). “Já iniciamos a montagem dos chassis e, a partir de 2012, partiremos para a fabricação completa.” O foco está direcionado a três modelos de plataformas: uma com lança articulada e outra do tipo tesoura, ambas movidas a diesel, e uma dotada de lança telescópica e acionamento elétrico.

Franck Blavignac explica que a empresa procurava uma marca de qualidade para oferecer como alternativa ao mercado brasileiro e encontrou a ATN, que figura como segundo maior fabricante de plataformas aéreas da França. “Seus equipamentos são robustos, pois contam com chassi reforçado e sistema hidráulico de primeira linha, fornecido pela Poclain.” Ele explica que a empresa foi criada pela maior locadora de equipamentos da França, a Toucan SLG, que opera com uma frota de mais de 4.500 unidades. “Como usuários dos equipamentos, eles sabiam o que precisavam e desenvolveram equipamentos sob medida para essa necessidade.”

Investimentos na produção

A Concargo, que pertence ao grupo de logística Ducargo, está investindo R$12 milhões no empreendimento, incluindo a linha de montagem para os equipamentos de concretagem da Concord. “Teremos uma cabine de pintura de alta qualidade, com 42 m de comprimento, o que a situa entre as maiores do Brasil”, afirma Blavignac. Além dessa instalação, que vai conferir um acabamento de qualidade aos equipamentos, ele diz que todas as soldas serão realizadas por robôs, o que resulta em confiabilidade na robustez de sua estrutura.

Dotadas de tração 4x4, as plataformas aéreas brasileiras terão componentes hidráulicos fornecidos pela Bosch Rexroth e, como item de tropicalização, contarão com filtro de combustível de maior diâmetro, devido à grande quantidade de impurezas presente em nosso diesel. “O único item importado nesses equipamentos será o comando hidráulico.” Blavignac explica que a empresa já enviou técnicos para treinamento na fábrica da França e conta com um centro de distribuição (CD), em Curitiba, onde armazena as peças de reposição necessárias para o atendimento aos clientes.