FECHAR
FECHAR
03 de maio de 2010
Voltar
Espaço aberto

Suspensão amplia a capacidade de caminhões 6x2

Com o objetivo de reduzir o peso dos caminhões, a Suspensys, empresa pertencente ao grupo Randon, lançou um novo tipo de suspensão para uso em veículos 6x2. Trata-se de uma suspensão fundida com suportes intercambiáveis que, segundo testes realizados pela empresa, proporciona uma redução de 5% na tara do conjunto e possibilita maior capacidade de carga para os caminhões.

O ganho de tara se deve à redução de até 30 kg no peso dos suportes fundidos, considerando tanto os dianteiros quanto os centrais e traseiros, além do eixo que ficou em torno de 15 kg mais leve. O projeto, iniciado em 2006, levou dois anos para o completo desenvolvimento do novo design dos suportes e do novo sistema de fixação para os braços, que ficam ancorados nos próprios suportes.

A tecnologia já equipa os caminhões 6x2 da Ford e está em fase final de testes para aprovação pelas demais montadoras do País. Outra evolução, de acordo com a Suspensys, foi o aumento da vida útil do conjunto. O novo sistema de fixação dos braços no suporte facilita a montagem e desmontagem da suspensão e a nova bucha atinge o dobro de vida útil.