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15 de agosto de 2019
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Manutenção

Sem contaminação

O uso de filtros de boa qualidade e a atenção ao período de troca podem evitar não só a perda de performance do motor, mas também o consumo excessivo de combustível
Por Evanildo da Silveira

Os filtros são peças fundamentais para o bom funcionamento de quaisquer veículos, sejam automóveis, tratores, caminhões ou máquinas pesadas como, por exemplo, pás carregadeiras ou retroescavadeiras. Sua função é evitar que impurezas, sujeiras, resíduos e outros detritos entrem em contato com os componentes, o que pode causar danos de alto custo ao motor.

Segundo Ricardo Tsuyama, engenheiro de serviços da Komatsu, há funções específicas para cada um dos tipos de filtro: de óleo, de combustível e de ar.

Com diversos tipos, os filtros foram desenvolvidos para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além das derivadas da combustão

“No caso do de óleo, sua finalidade é evitar que tanto a contaminação gerada pelo desgaste de componentes mecânicos como a proveniente do meio externo circulem no sistema hidráulico e, assim, causem desgaste prematuro nos componentes lubrificados”, diz ele.

Já Luiz Malaquias, supervisor de serviços da JCB do Brasil, destaca que o filtro é desenvolvido para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além das derivadas da combustão. “O contato das peças internas do motor, como pistões, pode deixar impurezas”, explica. O de combustível, por sua vez, é responsável por bloquear as impurezas antes da combustão. “Localizado entre o tanque e o motor, ele evita que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento – como pó, ferrugem e água – cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor”, completa Malaquias.

Nesse ponto, Tsuyama ressalta que o filtro “evita a circulação de contaminação no sistema de combustível da máquina, que pode causar problemas como o travamento de bicos injetores e falha na bomba de injeção”. “Além disso, um tipo de filtro muito utilizado é o separador de água, que tem a função de separá-la do combustível para evitar corrosão dos componentes do sistema de injeção”, descreve.