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Revista M&T - Ed.210 - Março 2017
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Compactos & Ferramentas

Pressão adequada para pesados

Além de garantir a segurança do condutor, a calibragem correta imprime maior durabilidade aos pneus, melhora o desempenho do veículo e ajuda a economizar combustível

A relação pressão x carga é um fator essencial na vida útil e operacionalidade de um pneu, influenciando diretamente no seu desgaste, assim como no consumo de combustível e no próprio desempenho de caminhões ou equipamentos pesados sobre rodas.

Segundo Carlos Eduardo da Silva, gerente comercial Excelbr, empresa que desenvolve tecnologias e soluções para calibradores de pneus e sistemas de abastecimento de frotas, quando calibrado de forma correta, o veículo consome menos combustível, gerando assim uma economia para as empresas, além de garantir a durabilidade prevista dos componentes. “Quando utilizado com baixa pressão, o pneu sofre um desgaste maior das laterais da banda de rodagem, mas também com superaquecimento, reduzindo a sua vida útil e fazendo com que as trocas sejam mais frequentes”, descreve o especialista. “Já com a pressão acima do indicado, altera-se o contato da banda de rodagem com o solo, acelerando o desgaste e a possibilidade de ocorrer cortes nos pneus.”

A calibragem incorreta dos pneus também afeta a segurança do motorista, pois uma pressão inadequada pode torná-los mais instáveis, deixando o veículo ou o equipamento vulnerável a buracos e obstáculos. “E isso, evidentemente, compromete a direção, tornando a operação mais suscetível a acidentes”, comenta Silva.

ESPECIFICIDADE

Todos os pneus tradicionais necessitam de calibragem. No entanto, no caso de pneus de tratores e outros veículos de grande porte como pás carregadeiras e motoniveladoras, por exemplo, torna-se necessário o uso de um calibrador especial, conceitualmente diferente dos calibradores automotivos que são comumente encontrados em postos de combustível.

Para a aplicação nesses tipos especiais de pneus, a Excelbr desenvolveu uma solução denominada Pneutronic de alta vazão, um calibrador de pneu voltado especificamente para veículos fora de estrada, como caminhões OTR de mineradoras, máquinas agrícolas, tratores e quaisquer veículos de grande porte com válvulas de 12 mm. “Contudo, essa ferramenta não é indicada para caminhões ou qualquer outro tipo de veículo que use válvulas de 7 mm”, aponta o gerente da empresa.

O calibrador, como esclarece Silva, tem capacidade de pressão


A relação pressão x carga é um fator essencial na vida útil e operacionalidade de um pneu, influenciando diretamente no seu desgaste, assim como no consumo de combustível e no próprio desempenho de caminhões ou equipamentos pesados sobre rodas.

Segundo Carlos Eduardo da Silva, gerente comercial Excelbr, empresa que desenvolve tecnologias e soluções para calibradores de pneus e sistemas de abastecimento de frotas, quando calibrado de forma correta, o veículo consome menos combustível, gerando assim uma economia para as empresas, além de garantir a durabilidade prevista dos componentes. “Quando utilizado com baixa pressão, o pneu sofre um desgaste maior das laterais da banda de rodagem, mas também com superaquecimento, reduzindo a sua vida útil e fazendo com que as trocas sejam mais frequentes”, descreve o especialista. “Já com a pressão acima do indicado, altera-se o contato da banda de rodagem com o solo, acelerando o desgaste e a possibilidade de ocorrer cortes nos pneus.”

A calibragem incorreta dos pneus também afeta a segurança do motorista, pois uma pressão inadequada pode torná-los mais instáveis, deixando o veículo ou o equipamento vulnerável a buracos e obstáculos. “E isso, evidentemente, compromete a direção, tornando a operação mais suscetível a acidentes”, comenta Silva.

ESPECIFICIDADE

Todos os pneus tradicionais necessitam de calibragem. No entanto, no caso de pneus de tratores e outros veículos de grande porte como pás carregadeiras e motoniveladoras, por exemplo, torna-se necessário o uso de um calibrador especial, conceitualmente diferente dos calibradores automotivos que são comumente encontrados em postos de combustível.

Para a aplicação nesses tipos especiais de pneus, a Excelbr desenvolveu uma solução denominada Pneutronic de alta vazão, um calibrador de pneu voltado especificamente para veículos fora de estrada, como caminhões OTR de mineradoras, máquinas agrícolas, tratores e quaisquer veículos de grande porte com válvulas de 12 mm. “Contudo, essa ferramenta não é indicada para caminhões ou qualquer outro tipo de veículo que use válvulas de 7 mm”, aponta o gerente da empresa.

O calibrador, como esclarece Silva, tem capacidade de pressão de calibragem de 4 a 160 PSI (pound per square inch, ou libra-força por polegada quadrada, a unidade de pressão no sistema imperial), além de válvulas, mangueira e bico de 1/2 polegada. “Esse calibrador de pneu conta com uma válvula especial, com aumento de vazão dimensionada para obter um tempo menor de calibragem em pneus de grande porte”, diz ele, acrescentando que o equipamento pode ser utilizado sempre que for necessário aferir a pressão de qualquer pneu de grande porte, seja para enchê-lo ou esvaziá-lo, o que é feito automaticamente.

Já a empresa Stok Air, desenvolvedora de produtos de base tecnológica na área de automação industrial, produz calibradores de pneus com pressão máxima de linha de ar até 202 PSI. A ferramenta possui maior velocidade de calibragem e contém filtro tanto na entrada quanto na saída de ar, como explica Alyson Zabott, representante do departamento comercial da marca.

Segundo o especialista, a fabricante desenvolve calibradores de pneus eletrônicos, com destaque para a linha Premium, que – segundo Zabott – facilita a operação, pois possui painel com leitura intuitiva por ícones. “Os calibradores são indicados para uso de vazão normal de 0 a 145 PSI, tanto para automóveis como para caminhões e motos”, diz. “Apesar de não trabalharmos com uma linha pesada específica, também disponibilizamos calibradores de alta pressão, que variam de 0 a 202 PSI.”

DIVERSIFICAÇÃO

A Vonder é outra empresa com atuação nacional que disponibiliza produtos desse tipo em seu portfólio, no caso, um modelo de pistola 2 em 1 com bico calibrador e bico para limpeza, indicado para limpeza e secagem de peças, máquinas e equipamentos em geral, além da calibragem de pneus.

De acordo com o departamento técnico da empresa, o calibrador possui comprimento do bico de 376 mm, visor do manômetro (instrumento utilizado para medir a pressão) com diâmetro de 55 mm, sistema de acionamento da pistola tipo gatilho e rosca de entrada de ar da pistola padrão macho de ¼” NPT (National Pipe Thread), um tipo de vedação utilizado em sistemas de calibração de pressão. “Este modelo é indicado para todos os pneus e equipamentos que sejam calibrados com ar comprimido convencional, em que o bico de entrada seja padrão em veículos comuns e não ultrapasse a capacidade do bico calibrador, que é de 130 PSI”, informa a Vonder.

O tempo de enchimento, por sua vez, varia de acordo com o compressor que está sendo utilizado, ao passo que a visualização (que informa a pressão durante o trabalho) pode ser verificada por meio de um ponteiro analógico. “Com a estrutura composta em alumínio, o equipamento apresenta maior resistência à oxidação e corrosão”, afirma a empresa, “além de contar com bico flexível, oferecendo maior praticidade à aplicação”.

MANUTENÇÃO

Como qualquer produto composto por peças móveis e exposto ao uso diário, a manutenção esporádica também é essencial para que os calibradores de pneus pesados mantenham seu funcionamento ideal. Nesse sentido, o departamento técnico da Vonder recomenda que se mantenha o gatilho e o bico sempre limpos e lubrificados, dentre outros cuidados. “Para a limpeza e manutenção do visor do manômetro, deve-se utilizar apenas um pano macio e levemente umedecido”, destaca a empresa. “Também é importante evitar a queda do equipamento, pois existe o risco de quebra do manômetro.”

Unidade móvel reduz tempo de calibragem em Carajás

No Projeto Carajás, uma das áreas minerais mais ricas do planeta, a calibragem de pneus de caminhões ficou mais rápida e segura. Antes, os pneus dos caminhões fora de estrada eram calibrados individualmente logo após o processo de abastecimento, em um procedimento que levava cerca de 1 hora e 15 minutos.

Atualmente, esse tempo caiu para apenas 18 minutos, graças à adoção de um novo conceito para calibragem, baseado no sistema de pit stop e que utiliza automação, além de otimização dos acessórios no layout. Implementado em 90 dias, o projeto da Unidade Móvel de Calibragem (UMC) já mostra resultados expressivos em produtividade. O equipamento calibra os seis pneus dos caminhões simultaneamente, através de seis injetoras ligadas a um painel de comando no qual são inseridos os valores de pressão almejados. O ajuste das pressões é feito por meio de cálculos, que indicam a pressão mais adequada considerando-se a temperatura interna do pneu. E esse indicador também é acompanhado via telemetria, pelo Sistema de Monitoramento Remoto de Pneus.

Coletor de pó promete facilidade de locomoção

Com volume máximo de aspiração de 1.150 m³/h, o coletor de pó Ferrari CP-1000 possui tubulação para ser ligado simultaneamente em até duas máquinas. A ferramenta conta com rodas e alças para transporte, além de kit com mangueira de 2,50 m, adaptador e sistema de clamp, que auxilia na montagem e desmontagem do saco coletor de 65 l.

www.ferrarinet.com.br

Nova fórmula aumenta durabilidade de impermeabilizante

Reformulada, a manta líquida impermeabilizante Vedalage Plus agora conta com resina acrílica 100% pura em sua composição, uma fórmula inédita no mercado da construção civil, garante a Viapol. Com secagem rápida, o produto forma sobre as superfícies uma membrana impermeável, elástica e flexível, garantindo proteção contra raios solares.

www.viapol.com.br

Luvas protegem contra choques de até 40 mil volts

Produzidas pela Orion, as luvas de borracha isolantes oferecem proteção pessoal contra choques elétricos de até 40.000 V, com tensão de uso de 36.000 volts. O produto atende às normas ASTM D120/NBR 10622 e estão disponíveis nas cores preta e bicolor, nas classes 00 (2,5 kV), 0 (5 kV), 1 (10 kV), 2 (20 kV), 3 (30 kV) e 4 (40 kV).

www.orionsa.com.br

Transpaleteira elétrica facilita transporte horizontal de cargas

O Kion Group lança no Brasil a transpaleteira Still EGU-C, que passa a ser produzida na fábrica de Indaiatuba (SP). Com substituição lateral de bateria de série, o modelo foi projetado para realizar o transporte horizontal de cargas de até 2 toneladas a média distância, podendo ser utilizada em locais com espaço reduzido de manobra.

www.kiongroup.com

Multímetro oferece imagem térmica

Integrando multímetro digital a uma câmera de imagens térmicas, a Fluke 279 FC True-RMS foi projetada para aumentar a produtividade e a confiança das equipes de manutenção. O produto permite detectar e analisar pontos de aquecimento em fusíveis, fios, isoladores, conectores, junções e interruptores por meio da termografia.

www.fluke.com.br

Ferramenta multiuso a bateria tem aplicações variadas

A Dremel 8220 é uma multiferramenta a bateria indicada para cortar, lixar, fresar, furar, gravar, polir, esmerilhar e afiar diferentes materiais, incluindo madeira, vidro, porcelanato, cerâmica, drywall e concreto. Com velocidade de rotação de 5 mil a 30 mil rpm, a ferramenta possui motor de alto desempenho e freio automático de acessórios.

www.ferramentasdremel.com

 

 

 

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