FECHAR
FECHAR
31 de outubro de 2014
Voltar
Automação

Preparando o terreno

Fabricante de soluções de automação e controle de máquinas, a Trimble quer ajudar a amadurecer o mercado nacional ao popularizar seus produtos na cultura local
Por Marcelo Januário (Editor)

No Brasil há cerca de quatro anos, a Trimble avança a passos largos para liderar o segmento nacional de soluções avançadas para geotecnologia e controle de máquinas. Ou, ao menos, já prepara o terreno para o momento em que esse mercado amadurecer no país.

Desde então, a empresa sediada na Califórnia montou uma estrutura administrativa e comercial em Campinas (SP), a partir de onde trabalha forte para divulgar seus produtos, ainda vistos como caros para os padrões locais (de 30% a 80% do custo da máquina). “Realmente, a realidade aqui é desafiante, pois os custos de produção são elevados e, mais que isso, há uma questão cultural que provavelmente é o nosso maior desafio, pois ainda precisamos insertar esta tecnologia na cultura das obras”, diz John Fierro, representante técnico de vendas na área de construção da Trimble.

Até por isso, a empresa vem realizando demonstrações e exposições de seus sistemas, procurando mostrar ao usuário brasileiro que o custo-benefício vale a pena, pois são recursos tecnológicos que permitem simplificar as operações de campo.

A distribuição dos produtos está a cargo da Sitech, marca mundial da Trimble que possui dois representantes autorizados no Brasil. Até pouco tempo atrás eram três, mas com a compra da Marcosa pela Sotreq, uma se fusionou. “No momento, nosso foco principal tem sido desenvolver o trabalho dos nossos dealers”, explica Fierro, que há um ano e meio foi transferido da unidade da empresa no Chile para liderar a divisão de construção no país.

PARCERIAS

Junto à estratégia de divulgação, a Trimble aposta nas parcerias com fabricantes OEM, como a que possui com a Caterpillar, por exemplo. “Temos uma joint-venture com eles para fornecimento de sistemas de controle de máquina, que são pintados com cor diferente e levam outro nome”, explica Fierro, referindo-se ao sistema AccuGrade, iniciativa pioneira na indústria de equipamentos pesados que integra sensores de controle aos sistemas eletro-hidráulicos já na linha de produção.

Disponíveis para máquinas como motoniveladoras, escavadeiras, tratores de esteira e compactadores, todos os sistemas são desenvolvidos pela Trimble com auxílio da Caterpillar, mas também são compatíveis com outros equipamentos e marcas, como Volvo CE, Hyundai e CNH Industrial, que em breve também incorporarão as soluções em suas linhas em âmbito global.