FECHAR
08 de junho de 2015
Voltar
Empresa

Passo estratégico

Com investimentos previstos que ultrapassam 15 milhões de reais, Metso anuncia Tracbel como distribuidora de equipamentos para o mercado nacional de agregados
Por Luciana Duarte

O Grupo Tracbel é o mais novo distribuidor de equipamentos da Metso para o mercado de insumos e construção. O acordo firmando entre as duas empresas garante que o primeiro dealer da companhia de origem finlandesa possa atuar nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Goiás e no Distrito Federal. “Essa parceria é uma estratégia global da companhia e tem como principal objetivo ampliar a nossa participação no mercado de agregados”, afirma João Ney Colagrossi, presidente mundial de mineração e agregados da Metso, acrescentando que no Brasil 13% do faturamento da empresa provêm desse segmento, com outros 46% de serviços, 21% de mineração e reciclagem e 20% de óleo e gás.

Para assumir integralmente a carteira de clientes da Metso nessas regiões, o Grupo mineiro terá que investir entre 15 e 20 milhões de reais em estocagem de peças, treinamento e contratação de pessoal, entre outras ações. Em recursos humanos, a parceria prevê a geração de 30 a 40 novos postos de trabalho. “Oito profissionais da Metso, como engenheiros ou técnicos de manutenção que atuam diretamente em campo, já foram absorvidos pela nossa empresa para que possamos dar início aos trabalhos e conhecer melhor os produtos”, diz Luiz Gustavo de Magalhães Pereira, diretor executivo do Grupo Tracbel. “A nossa expectativa é obter retorno desses investimentos entre três e quatro anos.”

Reconhecidamente, a aposta das duas empresas se dá em um momento muito delicado da economia brasileira. Boa parte do mercado já sente os reflexos diretos da queda dos preços das commodities, em especial do minério de ferro, e outras indefinições como a demora na aprovação de um novo Código de Mineração. No entanto, a decisão das empresas não foi influenciada pela instabilidade do momento. “No mundo, buscamos falar a língua de todos os clientes e aqui não será diferente”, alega Colagrossi. “É preciso entender a cultura local, sendo que a Tracbel complementará o nosso conhecimento de processo e tecnologia por meio de seu conhecimento do cliente local.”

Como estratégia operacional, o Grupo Tracbel – que faturou 840 milhões de reais no ano passado – pretende montar uma espécie de infraestrutura volante para dar suporte tanto às vendas quanto aos serviços de manutenção para clientes da Metso. De acordo com o diretor, nos últimos meses a empresa inclusive vem experimentando um jeito novo de fazer negócios, já indicando a nova realidade de mercado. “No lugar de mesas e telefones, nossos vendedores receberam botas e botinas para visitar os nossos clientes e entender as suas necessidades”, revela Pereira com exclusividade à M&T. “E temos percebido que esse formato pode dar muito certo.”