FECHAR
FECHAR
10 de fevereiro de 2012
Voltar
Empresas

Os planos da Shantui para o Brasil

Fabricante chinesa instala escritório no país e vislumbra até mesmo uma linha de produção local, para melhor atendimento aos clientes da América Latina

A fabricante chinesa Shantui, que há cerca de dois anos desembarcou no Brasil com sua linha de tratores de esteiras, tem planos ambiciosos para o país. Em entrevista à revista M&T, concedida durante a feira Bices 2011, em Pequim, o vice-presidente da área internacional da empresa, Richard Li, disse que o objetivo é consolidar a operação no país com foco nos demais mercados da América Latina.

“Começamos a exportar nossos produtos em 1980 e temos uma visão de negócio voltada à valorização do mercado externo”, ressalta o executivo. Ele explica que a estratégia da empresa nos mercados internacionais passa por um grupo de países em desenvolvimento, no qual o Brasil ocupa posição de destaque. “O foco da Shantui na América Latina é principalmente voltado para o mercado brasileiro, juntamente com o Chile, Cuba, Honduras, Venezuela e México.”

Por esse motivo, a fabricante chinesa está montando um escritório em São Paulo, com o objetivo de entender melhor o mercado local e de se aproximar dos clientes. Richard Li destaca a dificuldade de se estabelecer em um país tão diferente em termos de idioma, cultura e legislação, mas ressalta a intenção de montar uma estrutura voltada ao atendimento dos clientes em peças e serviços de assistência técnica.

Novos produtos

Por meio dessa estrutura, a Shantui pretende expandir sua área de atuação no país e nomear novos distribuidores para a marca. Atualmente, a fabricante comercializa no Brasil tratores de esteiras de 130 hp a 320 hp. Mas o objetivo é ampliar o leque de produtos oferecidos no mercado, incluindo suas linhas de escavadeiras hidráulicas e de pás carregadeiras.

No prazo de dois anos, a empresa não descarta a possibilidade de instalação de uma fábrica no Brasil, para reforçar a estrutura de suporte aos clientes latinoamericanos. “Com isso, teremos como atender os usuários mais rapidamente”, pondera Li. Ele destaca que a nova unidade brasileira integra a estrutura internacional da Shantui, composta por três escritórios na África, um no Oriente Médio, um na Europa, um na antiga União Soviética, um em Singapura, um em Hong-kong e um nos Estados Unidos, além de 60 representações em diversos países.

Além de produzir tratores de esteiras, escavadeiras e carregadeiras de rodas, a empresa conta com uma ampla linha de equipamentos para terraplenagem e concretagem, bem como empilhadeiras, caminhão tanque e outros. Na família de equipamentos para concreto, uma joint-venture com um parceiro japonês incorporou ganhos de tecnologia aos produtos da marca, incluindo caminhões betoneira e bombas. Nas máquinas de movimentação de solos, por sua vez, o destaque fica com o recente lançamento do trator de esteiras SD52-5, considerado o mais potente da China, com motor de 520 hp.