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Revista M&T - Ed.191 - Junho 2015
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Especial M&T Expo

O grande momento

Edição de 20 anos reafirma a vocação de vitrine de inovações da M&T Expo, trazendo ao mercado brasileiro os lançamentos mais recentes de mil marcas de equipamentos

Comemorando seu 20º aniversário de realização, a M&T Expo 2015 (9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração) é realizada em um momento cauteloso do mercado, mas que não inibe a pujança tecnológica dos players do setor.

Não é para menos. Afinal, desde sua edição inaugural, realizada no Pavilhão de Exposições da Bienal em setembro de 1995, o evento consolidou-se como a mais importante vitrine para exibição e divulgação de novas tecnologias no segmento de máquinas e equipamentos móveis na América Latina. Tanto que as fabricantes guardam suas novidades para expor em primeira mão na feira da Sobratema.

Uma vez mais, tal vocação para a inovação pode ser conferida nos corredores do São Paulo Expo Exhibition & Convention, entre os dias 9 e 13 de junho. Em um espaço de 110 mil m², neste ano o evento reúne mais de 500 expositores do Brasil e do exterior, representando cerca de 1.000 marcas, com estimativa de receber um público de aproximadamente 54 mil profissionais, do Brasil e do exterior. Descerradas as cortinas, é só conferir o que de melhor a indústria desenvolveu nos últimos anos e traz agora ao país, incluindo alguns highlights que M&T antecipa neste especial.

AMMANN

O grupo destaca seus equipamentos de compactação leve, como a nova geração de compactadores vibratórios para aplicação em espaços estreitos. Os novos modelos ACR 60 e ACR 68 são equipados com motor a gasolina de 4 tempos Honda GX 100, com potência de 2,2 kW a 4300 rpm. Com capacidade para 3,2 l, o tanque de combustível permite longos intervalos de trabalho, segundo a empresa.

O visitante pode conferir ainda dois modelos de rolos compactadores. O AV110X, compactador articulado de 11 t, é equipado com motor diesel Cummins Tier 3 e cabine panorâmica envidraçada, que garante visibilidade aprimorada da área de trabalho. O desenho do posto de comando também oferece conforto à operação, enquanto o painel de controle é muito mais intuitivo. Já o rolo compactador de solos ASC110 tem produção nacional e tecnologia suíça, sendo equipado com motor Cummins Tier 3 de 160 hp e cabine ROPS. A máquina, segundo a empresa, possui excelente tração


Comemorando seu 20º aniversário de realização, a M&T Expo 2015 (9ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Construção e 7ª Feira e Congresso Internacionais de Equipamentos para Mineração) é realizada em um momento cauteloso do mercado, mas que não inibe a pujança tecnológica dos players do setor.

Não é para menos. Afinal, desde sua edição inaugural, realizada no Pavilhão de Exposições da Bienal em setembro de 1995, o evento consolidou-se como a mais importante vitrine para exibição e divulgação de novas tecnologias no segmento de máquinas e equipamentos móveis na América Latina. Tanto que as fabricantes guardam suas novidades para expor em primeira mão na feira da Sobratema.

Uma vez mais, tal vocação para a inovação pode ser conferida nos corredores do São Paulo Expo Exhibition & Convention, entre os dias 9 e 13 de junho. Em um espaço de 110 mil m², neste ano o evento reúne mais de 500 expositores do Brasil e do exterior, representando cerca de 1.000 marcas, com estimativa de receber um público de aproximadamente 54 mil profissionais, do Brasil e do exterior. Descerradas as cortinas, é só conferir o que de melhor a indústria desenvolveu nos últimos anos e traz agora ao país, incluindo alguns highlights que M&T antecipa neste especial.

AMMANN

O grupo destaca seus equipamentos de compactação leve, como a nova geração de compactadores vibratórios para aplicação em espaços estreitos. Os novos modelos ACR 60 e ACR 68 são equipados com motor a gasolina de 4 tempos Honda GX 100, com potência de 2,2 kW a 4300 rpm. Com capacidade para 3,2 l, o tanque de combustível permite longos intervalos de trabalho, segundo a empresa.

O visitante pode conferir ainda dois modelos de rolos compactadores. O AV110X, compactador articulado de 11 t, é equipado com motor diesel Cummins Tier 3 e cabine panorâmica envidraçada, que garante visibilidade aprimorada da área de trabalho. O desenho do posto de comando também oferece conforto à operação, enquanto o painel de controle é muito mais intuitivo. Já o rolo compactador de solos ASC110 tem produção nacional e tecnologia suíça, sendo equipado com motor Cummins Tier 3 de 160 hp e cabine ROPS. A máquina, segundo a empresa, possui excelente tração e movimento, garantidos pelo sistema hidrostático nas rodas e no cilindro sem a utilização de eixo diferencial. É adequada para a compactação de uma vasta variedade de solos, desde silte até pedra britada.

Na área de vibroacabadoras, a empresa mostra o modelo compacto AFT350 E/G, cuja capacidade de pavimentação é de 4,5 m. Com o objetivo de garantir pré-compactação superior e alta qualidade de pavimentação, sua mesa compactadora pode ser aquecida eletricamente ou com a opção a gás. No segmento de produção de misturas asfálticas, o destaque é o modelo JustBlack de usinas tipo gravimétricas, mais econômico e capaz de atender às mais diversas demandas de infraestrutura, diz a fabricante. Com capacidade de 80, 160, 200 e 240 t/h, a máquina conta com tecnologia de ponta quanto ao controle, sensores e aparelhos eletrônicos, que possibilitam a montagem de um produto de fácil operação, alta qualidade e consistência, acentua a Ammann. Todos os módulos da torre de mistura são projetados com total mobilidade para transporte e para carregamento, com medidas de 20 pés.

ATLAS COPCO

A empresa mostra sua linha completa de produtos para a área da construção, como geradores, compressores e torres de iluminação (de sua divisão de Energia Portátil),  rompedores embarcados e manuais e compactadores leves (da divisão de Construção e Demolição) e equipamentos Dynapac para obras rodoviárias e pavimentação.

O gerente de negócios da Dynapac Luis Lemos revela que o destaque é o modelo F2500CS, uma pavimentadora de alto desempenho que integra em seu projeto o que há de mais recente em termos de tecnologia, simplicidade de operação e facilidade de manutenção. “Essas características proporcionam grande versatilidade e acabamentos perfeitos tanto em asfalto como em BGTC (brita graduada tratada com cimento e brita)”, explica. Composta por tamper, vibração e mesa flutuante, a solução tem peso operacional de 18 t e pavimenta solos de até 9 m de largura. “Ela oferece altos índices de pré-compactação e ótimo acabamento, facilitando a operação dos rolos compactadores”, acrescenta.

O modelo é acionado por motor Cummins QSB6.7 T3, de 175 cv, atingindo velocidade de trabalho de 30 m por minuto. O deslocamento é realizado por esteira, alcançado uma velocidade de transporte de 4 km por hora. O equipamento também possui painel ergonômico, sistema alpha-track e Eco Mode, que possibilita o ajuste da rotação do motor, de acordo com a situação no canteiro de obras, resultando em redução de custos de pavimentação, menor nível de ruído e aumento de vida útil do motor. A Atlas Copco fabrica ainda os modelos SD2550C e SD2550CS, de 20 t de peso operacional e larguras que atingem 12 m e 14 m respectivamente.

Além da pavimentadora, os visitantes podem conferir o rolo compactador vibratório de um cilindro CA250D (de 12 t), os rolos compactadores tandem vibratórios CC424HF (de 10 t) e CC900 (de 1,6 t) e dois rolos compactadores de 9 pneus: o CP2700 (de 27 t) e CP1200 (de 12 t). Esse último equipamento está sendo exposto pela primeira vez no mercado brasileiro, diz a empresa.

BMC-HYUNDAI

No estande, o visitante pode conhecer os equipamentos de construção e movimentação de carga da marca, como carregadeiras, escavadeiras, retroescavadeiras e empilhadeiras. Ao todo, são catorze máquinas em exposição, com destaque para dois modelos de escavadeiras, o R220LC-9S e o R140-9S.

Segundo a empresa, o primeiro possui uma série de diferenciais como baixo consumo de combustível e bom custo-benefício. Em termos técnicos, a R220LC-9S possui como maior destaque o conjunto reforçado de braço e lança de escavação, que apresenta maior resistência em aplicações severas, além de demandar nível reduzido de reparos. Dotado ainda de recursos como bomba hidráulica de três estágios, o equipamento oferece maior disponibilidade em campo.

A caçamba da escavadeira foi projetada para maior penetração e agilidade no enchimento, reduzindo o ciclo de carregamento e aumentando a produtividade. Seu projeto ergonômico inclui câmera de ré como item padrão, oferecendo alavancas hidráulicas, assento com regulagem de altura e peso e janela frontal mais ampla.

A marca também expõe a escavadeira R140-9S, com porte de 14 t e motor de 126 hp, que apresenta a potência de um equipamento de 16 t, mas com a vantagem de representar um investimento 20% menor para os compradores. A máquina integra a classe de 12-15 t, um segmento que cresceu 151% entre os anos 2010 e 2014, de acordo com a Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).

O equipamento possui seis cilindros, exigindo menos do motor e componentes hidráulicos, o que influencia diretamente no consumo de diesel. A R140-9S consome entre 10 l/h e 12 l/h de combustível, dependendo do modo de operação. Outra característica é sua caçamba com capacidade para 0,71 m3 de carga, considerada grande para uma máquina de 14 t. “Em um cenário desafiador como agora, uma das estratégias adotadas pelas companhias é o foco em construtoras de médio e pequeno portes, aumentando a escala em obras menores”, afirma Luiz Antonio Biazolli, diretor comercial da BMC-Hyundai.

BOMAG MARINI

A fabricante escolheu a M&T Expo para apresentar lançamentos como a recicladora/estabilizadora de solos MPH 122-2 e a vibroacabadora de asfalto BF 600-2, além do compactador vibratório de solos BW 212, agora produzido no Brasil. A MPH 122-2 conta com motor de 482 hp, tambor cortador de 206 bits e largura e profundidade de corte de 2.400 mm e 500 mm, respectivamente.

A solução possui onze variações de velocidades de corte, que podem ser trocadas mesmo durante a operação. Segundo a fabricante, a solução apresenta desgaste reduzido dos componentes do sistema, por apresentar tecnologia que aproveita a relação peso-potência, além de design aprimorado do conjunto caixa-tambor. O ganho em durabilidade pode chegar a até 40% em relação aos sistemas convencionais.

Outro diferencial é a junta articulada, que permite ao equipamento trabalhar em terrenos irregulares, adaptando-se às condições e mantendo-se em contato com solo. Também possui um raio de giro de menos de 3,5 m, que facilita a manobrabilidade em áreas confinadas. Sua cabine é ampla e permite a operação de ambos os lados, ao passo que o controle de dosagem de aditivos é automático, sendo realizado por meio da utilização de CLP com controle de vazão.

Já a vibroacabadora de asfalto BF 600-2 integra a nova geração da série BF. Indicado para aplicações em rodovias e aeroportos, este equipamento de grande porte também vem equipado com a mesa S-600, com abertura hidráulica básica de até 6 m e sistema de aquecimento elétrico Magmalife, no qual as resistências de aquecimento são fundidas em um bloco de alumínio e conectadas às chapas alisadoras. Com a transferência otimizada, o sistema produz distribuição uniforme de calor sobre as chapas alisadoras, garantindo redução de tempo de aquecimento da mesa de 50% em comparação às mesas convencionais.

Outro destaque é a plataforma de operação, que apresenta o sistema patenteado Sideview, no qual o assento e o painel de controle constituem uma peça única, podendo ser deslocados para ambos os lados e estendidos até uma distância de 60 cm além do chassi.

CASE CE

O visitante pode conhecer novidades como a escavadeira hidráulica CX220C, a pá carregadeira 721E XR com braço estendido e a nova linha de tratores de esteiras, composta pelos modelos 1150L (com motor de 130 cv), 1650L (156 cv) e 2050M (232 cv), que já são produzidos na fábrica de Contagem (MG). Projetado no país, o modelo CX220C busca atender ao número crescente de aplicações exigidas pelo mercado. “No Brasil, as escavadeiras entre 20 t e 24 t respondem por até 70% do segmento”, diz Carlos França, gerente de marketing para a América Latina. “O motivo é a capacidade de adaptação às aplicações, que vão das mais leves às mais pesadas.”

Dentre as inovações, destacam-se a cabine mais confortável, silenciosa e segura, comandos mais leves e precisos, motor de 145 hp Tier III com função ECO e sistema hidráulico-eletrônico redesenhado para garantir melhor desempenho, mesmo nas mais severas condições. Com peso operacional de 14,2 t e potência de motor de 183 hp, a versão XR da pá carregadeira 721E oferece altura de descarga de 4,3 m, enquanto a versão standard tem 3,9 m. A empresa também disponibiliza o modelo 721E nas versões Canavieira (para trabalhos com a presença de partículas suspensas) e Fertilizante (para lidar com materiais corrosivos). Outro destaque é o Machine Control, que pode ser utilizado em motoniveladoras, tratores de esteira e escavadeiras hidráulicas. Capaz de determinar a profundidade ideal para o corte de terreno ou o melhor ângulo de ataque da caçamba, o recurso possibilita ganhos de produtividade de até 60%.

De acordo com França, os investimentos na ampliação do portfólio somam mais de US$ 10 milhões. “O portfólio de produtos no Brasil conta com 33 modelos em oito linhas, já incluindo os tratores de esteira em fase de lançamento”, explica. Para este ano, a empresa projeta um mercado de 21 mil unidades. “Apesar de não ser o cenário de crescimento projetado para o período há alguns anos, ainda é um mercado muito bom, quatro vezes maior do que há dez anos”, avalia.

CATERPILLAR

O principal destaque é o trator de esteira D6K2 XL, que passa a ser produzido na fábrica de Piracicaba (SP). Equipado com motor com modos econômicos inteligentes, lâmina mais ampla com controle eletrônico de estabilização e material rodante dotado de tração, o equipamento proporciona aumento de produtividade com maior economia de combustível, garante a fabricante.

O trator também é oferecido com a opção Accugrade Ready para instalação de posicionamento Laser, GPS ou UTS. Segundo a empresa, o sistema permite maior exatidão nos nivelamentos e praticamente elimina a necessidade de estaqueamento.

Outra novidade são as novas escavadeiras hidráulicas de produção nacional. A 318D2L foi projetada com foco na economia do consumo de combustível e redução no custo de manutenção. Já o modelo 323D2L com cabine ROPS atende à demanda por maior segurança em aplicações pesadas, ao mesmo tempo em que aprimora a ergonomia e a segurança do operador.

A atenção à eficiência também se aplica à nova série de retroescavadeiras da marca, como a 420F2, que – segundo a empresa – oferece alto desempenho, maior eficiência de combustível, sistema hidráulico aperfeiçoado e nova cabine. A máquina possui bomba de pistão de fluxo variável que combina força hidráulica com demandas de trabalho, enquanto os controles-piloto são operados por joystick na parte traseira do equipamento, permitindo ajustes mais fáceis e melhor ergonomia para o operador.

Para pavimentação, a empresa mostra a pavimentadora de asfalto AP1055F e a mesa SE60 VT XW. A primeira possui gerador integrado de 70 kW, desenvolvido para longa duração e que garante rápido aquecimento da mesa, atingindo a temperatura ideal em menos de 15 minutos. Já a nova mesa SE60 VT XW pode ser montada com extensões, alcançando até 10 m na largura de pavimentação. Outro ponto forte exibido é a estrutura de suporte ao cliente. “A M&T Expo nos ajuda nesse sentido, pois nossos clientes podem comprovar o suporte oferecido para que suas operações sejam mais produtivas e confiáveis”, diz Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil.

COMINGERSOLL

Durante a M&T Expo 2015, a distribuidora lança sua nova linha de miniescavadeiras da marca Kobelco, aumentando a aposta no segmento nacional de compactos. Produzidos com tecnologia japonesa, os modelos SK35SR e SK55SRX têm como ponto forte o baixo nível de ruído emitido durante a operação, aliado a um desempenho de alta confiabilidade e que possibilita elevada produtividade, como enfatiza a empresa. “Nosso objetivo é mostrar aos clientes que nos visitarem no estande durante a feira todas as vantagens e benefícios dos novos produtos”, afirma Michel Geraissate, diretor-geral da Comingersoll do Brasil.

A miniescavadeira modelo SK35SR é equipada com braço de 1,37 m de comprimento, possui alcance máximo de escavação de 5,35 m e consegue escavar numa profundidade de 3,05 m, com altura máxima de escavação de 4,8 m. Em relação ao raio mínimo de giro frontal, o equipamento alcança um giro de 2,32 m, enquanto seu nivelamento horizontal ao nível do solo é de 2,4 m e seu peso operacional é de 3.770 kg.

Já o modelo SK55SRX é projetado com braço de 1,69 m de comprimento, tem alcance máximo de escavação de 6,24 m e consegue escavar numa profundidade de até 3,90 m. Em relação ao raio mínimo de giro frontal, este equipamento alcança um giro de 2,25 m, seu nivelamento horizontal ao nível do solo é de 2,95 m e seu peso operacional é de 3.770 kg.

Uma das características mais importantes dos produtos exibidos pela marca em seu estande na M&T Expo 2015 é justamente o raio de giro curto, que propicia melhor eficiência operacional em espaços limitados. Mas os equipamentos também são dotados de motor diesel Yanmar refrigerado a água, com sistema hidráulico composto por duas bombas de deslocamento variável, bomba adicional de engrenagem e motores de pistão axial para translação e giro, com freios a disco de acionamento hidráulico.

GRUPO WIRTGEN

A empresa apresenta quatro lançamentos especialmente voltados para construção e manutenção de estradas e rodovias. Além disso, expõe lançamentos recentes como a nova série de pavimentadoras da marca Vögele e a linha de compactadores Hamm, destacando os modelos GRW280 de pneus e o rolo compactador 3411, produzido no Brasil. Também presente no estande, a fresadora Wirtgen W100 é outro equipamento produzido na unidade fabril da Ciber Equipamentos Rodoviários em Porto Alegre (RS).

Recentemente, a Ciber trouxe ao Brasil uma novidade no setor de reciclagem a frio. A nova recicladora Wirtgen WR 200 possui diversos avanços em relação aos modelos anteriores, incluindo melhorias como a otimização na estabilização de solos e reciclagem de pavimentos asfálticos, bem como a total homogeneização do material até a profundidade máxima de trabalho, com alta velocidade de avanço.

O equipamento recebeu alguns upgrades que agregaram maior eficiência e produtividade, como comandos intuitivos que facilitam a operação e minimizam as chances de erros operacionais. Além disso, opcionalmente podem ser instaladas câmeras que permitem visão de 100% em relação a caixa de reciclagem, evitando colisão contra quaisquer obstáculos existentes. Exposto no estande, o modelo permite até nove velocidades no giro do cilindro de corte, o qual pode se adaptar a qualquer tipo de material, dependendo das características da obra. Dos mais frágeis, em estabilização de solos soltos, aos mais duros, em caso de uma reciclagem de pavimento asfáltico, na qual o corte atinge as camadas inferiores.

Segundo Luiz Marcelo Tegon, presidente da Ciber, a M&T Expo representa um grande momento para a indústria, pois abre a oportunidade de demonstrar o que há de mais avançado em tecnologias e equipamentos para construção de estradas e rodovias, mineração e produção de agregados, com foco nos principais agentes do mercado. “A feira constitui sempre uma chance de fechar bons negócios e receber clientes de toda a América Latina”, frisa.

HAULOTTE

A marca francesa traz à feira uma série de novidades, incluindo a nova geração de mastros verticais com lança Star 8 e Star 10. Projetadas para serem robustas, simples, confiáveis e versáteis, as máquinas apresentam como principais benefícios a agilidade para trabalhos em áreas confinadas, manutenção e tempo mínimo de inatividade, maior vida útil e portabilidade inteligente, garante a empresa.

Outros destaques incluem a HA20 RTJ e a HA20 RTJ PRO, novos modelos de plataformas articuladas de 16 m. Com design diferenciado, cada detalhe de seu projeto foi pensado para maximizar a produtividade e garantir a segurança do operador. Como benefícios, destacam-se a combinação entre peso, dimensões, robustez, desempenho, conforto, facilidade de operação e cesta modular durável e mais ergonômica, destaca a fabricante.

Ainda nesse segmento, estão as plataformas articuladas para grandes alturas, que agora são chamadas de “RTJ Pro”, como os modelos HA32, HA41 e HT43, que apresentam a nova geração de cesta modular (2,44 x 0,91 m), com tampa protetora da bandeja de ferramentas e dispositivo de segurança Activ’Shield Bar (standard na versão europeia), que foi desenvolvido para proteger os operadores do risco de aprisionamento e esmagamento, além de suporte para funções avançadas de diagnóstico e novas opções disponíveis (porta giratória, bloco de vidro e gerador hidráulico de 3,5 kW).

Segundo Luca Riga, gerente de marketing para América Latina, a situação econômica vivida pelo Brasil não é crítica para o setor de plataformas de trabalho aéreo porque este mercado é cíclico. “Então, acreditamos que no segundo semestre de 2016 a situação voltará a ser favorável”, avalia. Assim, a empresa continua seguindo sua trajetória de desenvolvimento do Serviço Autorizado Haulotte (SAH). “Nosso objetivo é chegar a ter 30 SAH até o final deste ano”, projeta o gerente. “E essa estratégia de forte presença em diversos locais permite atender aos nossos clientes da melhor maneira possível.”

HYVA

Os guindastes HBR300 e HBR350 são as principais novidades apresentadas pela empresa. Respectivamente com capacidades de 30 t e 35 t, os equipamentos integram a nova linha de modelos articulados, desenvolvida para atender à demanda por equipamentos de grande capacidade e adaptados à realidade econômica do país. Ambos utilizam o sistema construtivo tipo “canivete”, de forma a permitir maior velocidade de trabalho, precisão e capacidade, com a vantagem de funcionar com reduzido consumo de combustível.

Além disso, são equipados com o sistema SDS, que compensa oscilações do cilindro de elevação e garante uma movimentação suave da carga elevada. Os modelos também contam com sistema articulado de bielas LAS e de controle de içamento LCS, que possibilita um aumento de até 10% na capacidade. Como itens opcionais, os guindastes dispõem de limitador de giro, guincho de cabo, elemento para função extra, kit NR-12 completo para cesto acoplado, controle de estabilidade, inclinômetro, sistema MSO e controle remoto.

Também em destaque, os modelos HBR450 e HBR660 – respectivamente de 45 t e 60 t – têm alcance máximo na vertical de 21,40 m, possuem limitadores de carga, sistema de segurança e bloqueio, bomba de pistão e controle remoto. Toda a linha conta com tecnologia “V”, que distribui o peso sobre o centro do chassi do caminhão. Isso dispensa reforço de mola e proporciona melhor geometria de movimentos ao equipamento.

Já a configuração canivete admite mais lanças hidráulicas e permite um ângulo negativo entre o primeiro e o segundo braço, possibilitando operações em locais confinados. Com estrutura interna reforçada com aço de alta resistência e alta pressão, os guindastes continuam compactos, mas com grande capacidade tanto no pé quanto na ponta da lança. Um diferencial das máquinas é o fato de serem produzidas na nova fábrica de Caxias do Sul (RS). “Decidimos marcar presença na edição deste ano em razão do grande sucesso obtido nas edições anteriores”, afirma Rodrigo Werlang, gerente comercial da marca, que está na sua terceira participação na M&T Expo.

JLG

A JLG apresenta novos manipuladores telescópicos, especialmente projetados para o mercado de locação. O modelo 3614RS tem 3.600 kg de capacidade máxima de elevação e 14 m de altura máxima de elevação, enquanto o 4017RS oferece 4.000 kg de capacidade máxima de elevação e 17 m de altura máxima de elevação. Ambos os produtos, como afirma a fabricante, disponibilizam maior conforto ao operador, com cabine equipada com controles por joystick, melhor visibilidade e assento com suspensão mecânica. A cabine do equipamento pode ser limpa com lavadora de pressão antes de a máquina ser locada para outro cliente.

O trem de força é dotado de eixos e transmissão Dana com motor Deutz, ao passo que a tecnologia da lança utiliza o design formato caixa de 4 placas, contribuindo para maior confiabilidade da máquina. Além disso, os lançamentos apresentam características simplificadas de serviço e manutenção, permitindo fácil acesso a todos os componentes do motor.

O visitante também pode conhecer outros equipamentos, como as plataformas de lança articulada 340AJ, com alcance horizontal de 6,06 m, altura da plataforma de 10,33 m e acionamento por motor a combustão, para trabalhos acima e ao redor de obstáculos no canteiro de obras. Já a E600J tem capacidade de 230 kg, proporcionando emissão zero e níveis reduzidos de ruído para operar na maioria dos terrenos. Também estão presentes a lança compacta de esteiras X600AJ, a UltraBoom 1850SJ e a plataforma autopropelida para manuseio de estoques 10MSP (Stock Picker).

Segundo Márcio Cardoso, vice-presidente de vendas e pós-vendas da empresa para a América do Sul, a empresa continua investindo e fortalecendo sua posição no setor, por meio da expansão de serviços pós-vendas e do fornecimento de recursos dedicados aos clientes em toda a região. “Temos planos significativos para continuar a entregar valor substancial aos nossos clientes”, afirma.  “Temos confiança no Brasil e permanecemos otimistas nas oportunidades de negócios que este país tem para oferecer”.

JOHN DEERE

Em sua segunda participação, a divisão de construção apresenta equipamentos importados de maior porte, que complementam a linha de pás carregadeiras e escavadeiras hidráulicas. Dentre os destaques, estão as pás carregadeiras 744K-II, 824K-II e 844K-II com peso operacional de 24, 26 e 34 ton, respectivamente, e as escavadeiras acima de 45 ton, com os modelos John Deere 470G LC e Hitachi ZX470LC-5, ZX670LC-5 e ZX870LC-5.

Segundo Roberto Marques, líder da divisão de construção e florestal da John Deere Brasil, esses modelos já são comercializados desde o ano passado. “Temos algumas unidades em teste, sendo validadas por clientes-chave”, diz. “Mas optamos por realizar este lançamento na M&T Expo, pelo fato de o evento ser o mais importante do setor na América Latina.”

De acordo com o executivo, tanto as pás carregadeiras como as escavadeiras oferecem diferenciais em termos de produtividade, disponibilidade mecânica e baixos custos operacionais, com o objetivo de trazer melhor retorno ao investimento dos clientes. Para ele, ainda há muitas incertezas quanto ao comportamento do mercado, mas as previsões já apontam para a possibilidade de melhora no volume de negócios. “Existe a expectativa de que o cenário econômico inicie uma recuperação já no segundo semestre, com a retomada de importantes obras de infraestrutura, ajudando a reaquecer a procura por equipamentos”, comenta.

Para isso, a empresa mantém a estratégia de consolidação da rede de distribuidores e ampliação da linha de produtos, de modo a oferecer soluções completas. “Confiamos que a M&T Expo será um instrumento fundamental para demonstrarmos este compromisso de longo prazo com o mercado, independentemente da situação momentânea”, diz Marques.

O executivo destaca ainda que em momentos de baixa sempre há maior competitividade, uma vez que todos os fabricantes disputam um volume menor de vendas. “Essas situações também trazem oportunidades, que podem ser aproveitadas com o reforço da identidade, além de aproveitar o nível menor de atividade para assegurar a estrutura necessária para o momento de retomada”, finaliza.

KOMATSU

A fabricante apresenta novos produtos e serviços com foco no cliente. Um dos destaques é a ampliação da família de tratores de esteiras Dantotsu, com o lançamento do modelo D61EX-23M0, que possui 170 hp de potência e peso operacional de 20 t. Sua lâmina PAT (articulada hidraulicamente) alcança volume de arrasto de 3,8 m³ e, por meio do sistema de controle por comando na palma da mão (PCCS), o operador obtém maior precisão durante as operações.

O lançamento também é equipado com o novo sistema de transmissão HST, que garante maior economia e durabilidade, pontua a empresa. A interação entre o motor e a tecnologia de controle da bomba hidrostática de transmissão melhora a eficiência da operação e reduz o consumo de combustível a níveis ainda mais baixos que os sistemas HST convencionais. Além disso, com os modos de trabalho P e E, este recurso exclusivo reduz o consumo de combustível em até 10% no modo E.

O lançamento possui cabine ROPS/FOPS integrada, com nível de ruído abaixo de 76 dB. O modelo sai de fábrica equipado com a tecnologia Komtrax Nível 4, que possibilita monitorar e registrar os dados de operação e condições da máquina. As diversas informações disponíveis incluem consumo de combustível, modos de trabalho, nível de utilização, localização por GPS, bloqueio do motor, alertas automáticos de risco, movimentação e anormalidades, rastreamento e histórico de manutenção, dentre outras.

Além deste lançamento, a Komatsu destaca novidades como o sistema de gestão de frotas Komtrax e o PMPK (Programa de Manutenção Preventiva Komatsu), cujo período de ativação é de 36 meses ou 2.000 horas, a partir da entrega técnica, sem custo para o cliente. De acordo com Susumu Ueno, presidente da empresa, também serão mostrados novos rompedores, com combinação de duas tecnologias – hidráulica e gás –, que absorvem a energia do golpe e a recicla para o próximo golpe. “Com 30% menos peças, esta solução possui uma câmara de absorção de recuo do êmbolo, que diminui a vibração e barulho na operação”, afirma o executivo.

LBX DO BRASIL

A companhia apresenta três equipamentos, incluindo dois modelos da série Spin Ace – 80SA e 135SA – e a escavadeira 210X2, de 21 t, da série X2. O objetivo é consolidar a marca Link-Belt no mercado nacional como um dos principais players no segmento, enfatizando seu suporte ao produto e o compromisso de expansão da rede de distribuidores no Brasil. Para tanto, a empresa inaugurou uma filial no país em 2011 e, a partir do início de 2012, começou a montar sua rede de distribuição e assistência técnica ao cliente, com enfoque nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A linha inclui escavadeiras hidráulicas com raio compacto e braço articulado, apontadas pela empresa como ideais para aplicações em locais confinados em áreas urbanas, devido ao seu giro traseiro radial compacto. Os dois modelos são equipados com motor Isuzu Tier III e foram desenvolvidos para proporcionar produtividade, economia, baixo nível de ruído, força e potência, reforça a fabricante.

O modelo 80SA possui peso operacional de 8.430 kg, potência líquida de 54 hp e capacidades de caçamba de 0,18 m³ a 0,34 m³. A lança com movimento lateral de 130o permite ao operador escavar e movimentar materiais para ambos os lados, sem a necessidade de deslocar a máquina, tornando-a uma opção vantajosa na execução de valetas.

Com peso operacional de 13.500 kg, a escavadeira 135 Spin Ace é de fácil transporte e oferece alta produtividade, diz a Ammann. Acoplada à frente da esteira, a lâmina permite o corte e o espalhamento simultâneo da terra no local, eliminando a necessidade de se usar outro equipamento. O sistema hidráulico é composto por duas bombas de pistões axiais com deslocamento variável e uma bomba de engrenagens para controle piloto. Já a cabine é pressurizada com ar-condicionado de 13.490 BTU/h e equipada com aquecimento e desembaçador. Para Kurt Engelhart, country manager da LBX do Brasil, a expectativa é que a M&T Expo traga a oportunidade de alavancar novos negócios. “Estamos focados principalmente em clientes e regiões em que a LBX ainda não tem cobertura”, afirma.

LIEBHERR

Presente na M&T Expo desde a primeira edição, a Liebherr apresenta dois lançamentos para o mercado de construção: a escavadeira R 954 C SME e a autobomba de concreto THP 70 D-C, agora produzida no Brasil. A escavadeira exposta é um modelo intermediário, inserido entre a R 954 C (da classe de 50 t) e a R964C (da classe de 66 t). Segundo a empresa, o modelo “Super Mass Excavation” tem carro inferior mais robusto e utiliza contrapeso maior que o modelo convencional, o que permite a utilização de uma caçamba de maior porte sem qualquer perda de estabilidade da máquina. A R 954 C SME está exposta com monobloco de 6,7 m, lança de 2,35 m e caçamba HD de 3,7 m3, enquanto o motor é um modelo diesel Liebherr com 240 Kw e seis cilindros em linha, atendendo ao novo padrão de emissões vigente no Brasil estipulado pelo Proconve/Mar-I.

Já a autobomba é equipada com motor diesel nacional. O equipamento é o menor do portfólio de bombas de concreto da Liebherr Brasil, com capacidade nominal de produção de 70 m3 e coxo de 600 l. De construção simplificada, o produto é montado sobre caminhão, possui agitador duplo com motorização (que não deixa o concreto parado) e apresenta acesso fácil para limpeza e manutenção. Outras soluções técnicas concebidas e aplicadas ao produto são resultado de extensa pesquisa de mercado, enfatiza a companhia. Além desses lançamentos, os visitantes podem conferir outros equipamentos da empresa alemã, como as pás carregadeiras L 538 e L 556, a central dosadora de concreto TDA 60, o guindaste móvel sobre pneus LTM 1750, o guindaste móvel sobre esteiras LTR 1220 e a cabine do guindaste de torre 85 EC B 5b.

“Em um ano como este, em que o mercado não está totalmente aquecido, esperamos na M&T Expo ouvir dos clientes e dos parceiros de negócio as expectativas para o segundo semestre de 2015 e para o ano de 2016, confiantes de que o mercado reagirá em breve”, projeta Richard Klemens Stroebele, diretor-superintendente da Liebherr Brasil.

MANITOU

A terceira participação da empresa terá como destaque a apresentação ao mercado do manipulador telescópico MT-X 1740 SLT. Com capacidade para elevar 4.000 kg a uma altura de 17 m, o equipamento é dotado de estabilizadores e pode ser utilizado para movimentação de carga ou pessoas em altura, em qualquer tipo de terreno.

Graças a um sistema de engate rápido, o equipamento permite realizar a troca de acessórios com facilidade, seja na montagem de garfos, caçambas, garras, pinças, guinchos e vassouras, como cestos para transporte de pessoas e outros acessórios e implementos. Além disso, a Manitou destaca o design compacto da máquina, que possibilita agilidade operacional elevada, favorecendo até mesmo o uso em tarefas similares às executadas por uma pá carregadeira, ressalta a empresa.

Outro diferencial é o sistema de quatro rodas direcionais, além de tração 4x4, que proporciona um raio de giro reduzido, com vão livre aprimorado. Em função dessas características técnicas, o equipamento se torna uma ferramenta indispensável para movimentação e elevação de cargas em qualquer tipo de terreno, diz a empresa. Também no quesito segurança operacional, o manipulador oferece vantagens relevantes, pois possui sistema antibasculante, travamento hidráulico, estabilizador dianteiro e sistema de iluminação, assim como alerta luminoso e sonoro.

Todo o conjunto de dispositivos é movimentado por um motor Perkins 1104D-44 TA de 101 cv (74.5 kW) de fabricação nacional, o que representa mais um atrativo, pois facilita aspectos relacionados à manutenção de rotina. A fabricante também oferece ao mercado nacional uma rede de revendedores autorizados, incluindo equipe técnica formada por profissionais capacitados para a execução dos serviços necessários ao bom funcionamento da máquina. “Muitos dos nossos produtos são relativamente novos para o mercado nacional e, por isso, precisamos apresentar essas novas tecnologias ao mercado”, diz o gerente de vendas Pierre Warin. “Nesse sentido, a M&T Expo é uma referência.”

MANITOWOC

O principal destaque da Manitowoc será a grua Potain MCT85, com capacidade de 5 t. Fabricado no Brasil, o equipamento foi projetado com o mínimo de componentes e pode ser montado em bases transversais de aço para instalação rápida e compacta. Com alcance de 52 m, a novidade não possui parte superior, facilitando as manobras em locais de trabalho com movimentação restrita, além de ser montada em apenas um dia.

De acordo com Leandro Moura, gerente de marketing da empresa, o equipamento possui cabine SmartView, que melhora a visibilidade do operador. “Além disso, por possuir controles bastante precisos, permite operação suave e é ideal para obras urbanas, em razão de exigir pequenos espaços para seu funcionamento”, diz.

A fabricante divulga ainda o cabo sintético KZ-100 Samson, que equipa o guindaste RT890E. “Trata-se do primeiro cabo sintético desenvolvido especialmente para guindastes móveis”, explica Moura. A inovação é resistente à corrosão, tem peso 80% inferior ao cabo de aço e possibilita instalação rápida, fácil e segura. Segundo o executivo, o cabo sintético também reduz danos por dobras e mergulhos, diminuindo as falhas por flambagem e ondulação. Com a mesma força de tração do modelo em aço, o novo componente é limpo e liso, sem necessidade de graxa. “Seu enrolamento é flexível e robusto”, afirma o gerente. “O público-alvo são clientes que buscam manuseio rápido, fácil e seguro do cabo.”

A fabricante reserva ainda a apresentação do novo conceito VPC (Variable Position Counterweight, ou contrapeso de posição variável). Disponível para guindastes de esteira, o VPC propicia a otimização da capacidade de elevação do equipamento pelo posicionamento automático do contrapeso. Assim, elimina-se a necessidade de contrapeso no corpo do carro. “Além de oferecer maior versatilidade e capacidade de elevação, o novo conceito requer menos tempo de montagem e é ideal para clientes interessados em redução de custo operacional em grandes projetos”, acresce Moura.

METSO

Em destaque, os conjuntos móveis Lokotrack da nova série 1.000, os novos britadores cônicos HP e tecnologias de automação para agregados. Os modelos Lokotrack podem ser utilizados em diversas aplicações de britagem, seja em pedreiras, obras ou reciclagem de resíduos. O conjunto inclui o britador de mandíbulas C1000, o britador cônico G1000 e a peneira S1000.

A solução foi customizada para condições severas, oferecendo maior eficiência com o uso de propulsores mecânicos, sem comprometer a capacidade. Essa atualização garante alta disponibilidade e facilidade de operação, com hidráulica e elétrica simplificadas, diz a fabricante. “São características pensadas para trazer ao mercado um equipamento de alta eficiência aliado à sustentabilidade da operação”, enfatiza Dionísio Covolo, diretor de vendas da marca.

Já os novos britadores da linha HP incluem modelos cônicos de alto desempenho, produtividade elevada e baixos custos de operação e desgaste, garante a fabricante. Com vida útil estendida, a nova série HP – que engloba os modelos HP3, HP4, HP5 e HP6 – é capaz de processar produtos com formato e granulometria superiores. A aplicação vai de calcário a taconita, de lastros de estrada a areia manufaturada.

Na nova geração de cones HP, diversas atualizações também foram desenvolvidas. O novo projeto do sistema de alívio protege a estrutura principal dos materiais não britáveis, amortecendo as forças de impacto e retornando o bojo para a sua posição original após a passagem de material.

Os novos britadores também oferecem tempo reduzido de parada e alta eficiência energética. Mediante a combinação de velocidade otimizada e grande excentricidade, propiciam maior taxa de redução e, devido à eficiente ação de britagem, apresentam menor consumo de kWh/t de produto final britado, com menor carga de recirculação. Para Covolo, o ano tem sido desafiador para fornecedores e clientes, mas também abre oportunidades interessantes para os fabricantes. “No geral, o mercado busca formas mais efetivas de trabalhar, produzindo mais, com menores custos”, avalia.

NEW HOLLAND

A fabricante exibe três novos produtos de duas linhas apresentadas ao mercado no 1º trimestre. O trator de esteiras D180C é o primeiro no Brasil equipado com transmissão hidrostática com mais de 200 hp, ganhando destaque por apresentar baixo consumo e maior agilidade, diz a empresa.

A escavadeira E215C é uma evolução da linha para atender à faixa de 21 t, que concentra grande parte das vendas no segmento. Já a E245C ME é um equipamento com cerca de 23.600 kg de peso operacional, equipado com braço monobloco de 5.160 mm e braço de penetração de 2.400 mm, contando ainda com caçamba HD de 1,5 m³ de boca larga ou até 1,7 m³ de uso geral. O conjunto é reforçado com chapas de desgaste adicionais, transformando o modelo em uma Mass Excavator (ME) para trabalhos extremos. Ambos os modelos contam com o novo sistema de dentes SmartFit, com tecnologia de travamento. Com faixas de dureza de 555 a 477 Brinell, o sistema autoafiável proporciona vida útil até 34% maior.

As máquinas são equipadas com o novo motor FPT Tier III F4GE9684E, com potência líquida de 145 hp e que oferece desempenho superior aliado a baixo consumo de combustível e menores emissões de poluentes. O sistema hidráulico conta com modo de trabalho econômico (Modo ECO) para operações leves, mas outros modos de trabalho são possíveis, como três opções para a operação com caçamba e dois para operação com implementos – martelo e tesoura. Há ainda uma bomba para abastecimento de combustível com equipamento standard, que auxilia no abastecimento em campo, reduzindo o tempo de máquina parada para manutenção, além de aumentar a segurança durante o abastecimento.

As novas cabines EVO possuem certificações ROPS (Roll-Over Protective Structure). Opcionalmente, está disponível uma estrutura reforçada da cabine FOPS (Falling Object Protective Structure), juntamente à proteção dianteira opcional. “Mantemos a tradição de utilizar o palco da feira para apresentar mais novidades ao mercado”, diz Nicola D’Arpino, vice-presidente da New Holland Construction para a América Latina.

RANDON

Dentre os principais destaques estão as duas versões de sua retroescavadeira RD 406, a Advanced e a Standard, que contam com estrutura reforçada para suportar grandes cargas, choques e torções em aplicações severas. Desenvolvido especialmente para aplicações em obras de infraestrutura e construção civil, o modelo Advanced conta com manípulo no volante, chave-geral elétrica, porta-ferramentas e porta-objetos.

Como itens opcionais, a máquina oferece farol de trabalho, sistema de giro no pé, rodas aro 18’’ (que proporcionam aumento de altura em relação ao solo), rompedor hidráulico RD 08 (para pequenos trabalhos de escavação e demolição), braço extensível (projetado para maior alcance e profundidade, sem necessidade de deslocamento da máquina) e caçamba 6x1 (própria para nivelamento, carregamento, escavação, garra e raspagem).

Além das retroescavadeira, a Randon também exibe o caminhão RD 430Me, que agrega melhorias no desempenho, manutenção e conforto. As recentes alterações envolvem novos coxins para suspensão da cabine, novo sistema de freio traseiro, redimensionamento do sistema pneumático, coluna de direção telescópica, feixes de mola e banco do motorista com suspensão pneumática.

Completando as inovações, o novo sistema de monitoramento veicular controla em tempo real – por meio de um painel touchscreen de 7” – dados do motor e transmissão, possibilitando o comando automático das revisões periódicas de manutenção. Outro destaque fica por conta do feixe de molas de duplo estágio, um para o veículo carregado e outro para o veículo vazio, o que incide em maior poder de amortecimento durante a operação e redução da vibração na cabine e no chassis.

Para Celso Santa Catarina, diretor da Randon Veículos, o respaldo tecnológico da empresa será de grande valia neste ano, que deve ser marcado por muitas dificuldades. “As prioridades neste momento são novos projetos de desenvolvimento de produtos que os tornem mais rentáveis e, portanto, mais produtivos, mais seguros e em sintonia com o meio ambiente”, analisa.

SANY

A empresa reafirma o compromisso com o mercado ao lançar três novos modelos de equipamentos, incluindo a motoniveladora SAG200 – primeira no mundo com transmissão composta –, a retroescavadeira BL70C e o guindaste STC800S, com todos os eixos direcionáveis.

Projetada para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais, o modelo SAG 200 conta com um sistema de detecção de carga que eleva a precisão operacional em 30% e reduz o consumo de combustível em 5%, informa a companhia. “O equipamento de proteção de sobrecarga e desgaste de engrenagens permite que a máquina opere em condições severas, aumentando a vida útil dos dispositivos de 5% a 10%, detalhe que eleva a confiabilidade de toda a máquina de 3% a 5%”, afirma o diretor de relacionamento Alex Xiao.

A retroescavadeira BL70C possui um sistema recém-desenvolvido de sensor de carga variável, que realiza uma combinação aperfeiçoada entre motor, sistema hidráulico e transmissão, dando maior eficiência às operações e permitindo significativa economia de combustível. A máquina conta com piloto de comando hidráulico, que utiliza tecnologia sofisticada sensível à carga, com maior estabilidade proporcionada pelo carro longo e um trabalho de escavação até 4507 mm de profundidade máxima em relação ao solo.

Já o guindaste STC 800S, que atende ao segmento de 80 t, tem lança principal com cinco segmentos, em formato U, com 47 m de comprimento e extensão treliçada (JIB) de 17 m. O guindaste possui todos os eixos direcionáveis com opção de trabalho em modo caranguejo e utiliza pneus 385/95, o que habilita o equipamento a trabalhar em todos os tipos de terreno. Segundo Xiao, apesar do cenário para os próximos meses ser incerto, é possível que no final do segundo semestre surjam sinais de reaquecimento. “As empresas devem aproveitar esse momento de queda de demanda para focar em melhorias internas, como redução de custo, aumento de eficiência, inovação tecnológica e treinamentos”, sugere. “Assim, estarão se preparando para uma vigorosa retomada de fôlego.”

SCANIA

A empresa participa da M&T Expo 2015 com três caminhões – P 310 8x4, G 440 8x4 e Streamline Highline R 620 –, além do motor industrial estacionário DC13 74A, que atende a diversos tipos de aplicações severas, especialmente no setor de construção, tanto em equipamentos originais como em repotenciamento.

Com PBT (Peso Bruto Total) de 39 t, o P 310 8x4 tem redução nos cubos dos eixos traseiros, sendo indicado para operações de construção urbana com caçambas e betoneiras. Segundo a Scania, a marca é a única do mercado nacional a comercializar a caixa de câmbio automatizada (chamada de Scania Opticruise) para a faixa de 310 cv de potência.

Os veículos possuem cabina confortável e ergonômica, torque elevado e, de acordo com a fabricante, uma das mais significativas reduções no consumo de combustível da categoria. Com caçamba de 20 m3, o modelo G 440 8X4 atua em operações para obras de maior porte. Sua capacidade máxima de tração é de 150 t, apresentada como a maior da categoria. “Caso o cliente equipe o produto com a caixa automatizada Scania Opticruise e o sistema hidráulico de freio auxiliar Scania Retarder, o mais potente do mercado, terá em mãos o caminhão de melhor desempenho do segmento”, garante Victor Carvalho, diretor de vendas de caminhões da Scania no Brasil. “Nessa configuração, o veículo oferece menor tempo de ciclo, maior segurança operacional, melhor consumo e maior disponibilidade, fatores fundamentais para uma operação eficiente.”

Além desses destaques, os visitantes da feira também podem conferir no estande toda a linha de caminhões off-road e suas avançadas soluções de serviços e atendimento ao cliente, com diferentes opções de programas de manutenção e pacotes personalizados para tornar a operação do cliente e sua frota ainda mais rentáveis, aumentando a produtividade e disponibilidade dos equipamentos, sublinha a empresa.

SCHWING-STETTER

A fabricante apresenta as bombas S36X, SP 2000 e SPL 2000 GB, a autobetoneira AM 10 FHC, o robô para projeção TSR 3014 e a bomba industrial para mineração KSP 25.30, além de um simulador de bombeamento desenvolvido no Brasil, que identifica todo o processo, desde a estabilização do equipamento e abertura do mastro até a distribuição do concreto.

A autobetoneira AM10FHC é capaz de transportar até 10 m³ de concreto. Com 2.300 mm de diâmetro, o tambor é fabricado com aço de elevada resistência abrasiva, prolongando a vida útil do equipamento, que possui reservatório hidráulico, visualizador de nível, sistema de filtragem e trocador de calor com sensor elétrico para acionamento automático.

Com volume de até 96 m³/h e mastro articulado de 4 seções com alcance vertical de 36 m, a autobomba com mastro S36X é projetada para pequenas, médias e grandes obras, oferecendo eficiência, confiabilidade e rentabilidade, pontua a empresa. A bomba rebocável para concreto SP 2000 atende às mais severas condições de trabalho, sendo indicada para bombeamentos em grandes distâncias verticais ou horizontais. Já a SPL 2000 GB não utiliza motor auxiliar, pois seu acionamento é realizado por meio da caixa de transferência, utilizando o motor do caminhão. A máquina oferece bombeamento com pressões máximas de até 108 bar, por meio de circuito hidráulico aberto. O robô autoprojetor TSR 30.14 é movido por motor Cummins B4.5/80 de 80 hp e equipado com bomba de 33 m³/h e 59 bar. Sua lança telescópica é acionada por motor elétrico com alcance de 14 m e rotação de até 270º, o que proporciona alto grau de ergonomia.

A empresa chega à feira com uma nova conquista, pois a fábrica brasileira voltou a ser responsável pelo atendimento aos clientes de nove países sul-americanos. “Com o mercado do Hemisfério Sul agregado às operações, os negócios se tornam mais promissores”, diz Luiz Polachini, gerente comercial. “Em média, a América Latina compra 400 equipamentos para concreto por ano, sendo 40% dessas vendas feitas pela Schwing-Stetter.”

TADANO

Em sua primeira participação, a fabricante expõe em seu estande o guindaste ATF 220G-5 e seu novo carro de serviços, um investimento que faz parte da estratégia de estar mais próximo e oferecer um melhor atendimento aos seus clientes.

O ATF 220G-5 possui uma lança principal de 68 m e mais 37,2 m de jib, alcançando uma altura máxima de 109 m. Com capacidade máxima de elevação de 220 t e raio de 84 m, o equipamento pesa 12 t por eixo e possui 71 t de contrapeso. “As extensões podem ser dobradas hidráulica ou mecanicamente”, diz Yasuaki Kishimoto, diretor de vendas e suporte ao cliente da filial brasileira.

O equipamento possui o exclusivo Lift Adjuster, um sistema de controle de direção que permite um melhor domínio sobre trabalhos mais complexos com o guindaste. Ativado pelo operador da máquina, ele evita o balanço da carga causado pela deflexão da lança, resultando em maior segurança para a operação. Além disso, o equipamento também apresenta outro acessório exclusivo da marca: o HTLJ. “Esse equipamento opcional é um jib basculável e extensível hidraulicamente, que facilita a execução de operações onde piso e teto são obstáculos”, explica Kishimoto.

Segundo o diretor da Tadano Brasil, a retração econômica, a instabilidade do atual governo e a depreciação da taxa de câmbio são alguns dos fatores que dificultarão os negócios no ramo de guindastes no Brasil. “Por outro lado, há alguns setores, como energia eólica e papel e celulose, que estão em contínuo crescimento no país, podendo trazer oportunidades interessantes para o setor de elevação e movimentação de cargas”, avalia Kishimoto, acrescentando que a empresa pretende fortalecer o relacionamento com seus clientes, investindo na área de pós-venda, peças e treinamento, mas também em desenvolvimento de novos produtos. “Nossa fábrica da Alemanha está trabalhando para lançar, ainda neste ano, um novo equipamento de oito eixos modelo AT com tecnologia inovadora”, revela.

TEREX

Pela primeira vez, o guindaste AT Explorer 5800 é exposto no Brasil. O equipamento tem capacidade para içar até 220 t e atinge mais de 100 m de altura. Com design compacto, a novidade se destaca pela versatilidade e acessibilidade aos mais variados tipos de obras, economizando custos de transporte e montagem, destaca a fabricante.

No estande, o visitante também pode conhecer o simulador de guindastes RT, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. “Com a chegada desse equipamento chegamos a um nível de excelência no preparo dos operadores de guindastes que certamente contribuirá para operações ainda mais seguras”, avalia Ricardo Beilke, gerente da área de serviços da Terex Latin America, acrescentando que o simulador Simulift está disponível para treinamentos nas instalações da Terex em Cotia (SP) e Betim (MG) e de forma itinerante por todo o Brasil.

Na área de Utilities, destaca-se a chegada do SkyCity, um equipamento com produção e projeto brasileiros voltado ao mercado interno das grandes cidades. Com consumo reduzido de combustível, a solução é indicada para a manutenção de linhas vivas e de telecomunicações em grandes centros urbanos. No segmento de movimentação de materiais, a novidade fica por conta da Viga V. A nova ponte rolante da Demag pesa, em média, 17% menos que as vigas de perfil caixão similares. O design inovador também elimina a oscilação da viga em até 30%, o que pode dobrar a vida útil da ponte rolante para mais de 500 mil ciclos.

Já a Genie expõe a SX-180, a maior plataforma do portfólio da empresa. Com braços telescópicos autopropulsados, o equipamento alcança 56 m, levando dois profissionais na cesta de trabalho. O produto é estável e compacto para transporte por conta do chassi em X, permitindo que os eixos se recolham. A máquina é capaz de girar 360° em movimento contínuo, sem interrupção do trabalho, além de contar com comandos por joystick com efeito hall.

VOLVO CE

Composta por 12 modelos, a linha de rolos compactadores será um dos destaques da marca. São equipamentos que variam de 1.500 kg a 16.199 kg, destinados principalmente ao uso em asfalto e na compactação de solo. A empresa também mostrará máquinas como escavadeiras, pás carregadeiras sobre rodas e caminhões articulados.

Além da garantia da potência necessária para a movimentação pesada demandada pelos equipamentos, a tecnologia de propulsão desenvolvida pela própria empresa funciona em sintonia com o sistema de transmissão, que fornece torque elevado a baixas rotações, proporcionando maior eficiência de combustível. Outra característica importante nos equipamentos é a combinação de dimensões robustas, sapatas estabilizadoras de longo alcance, material rodante sólido e maior distância entre eixos, que resultam em produtos com condução mais suave e estável.

Já o chassi dos caminhões articulados apresenta um exclusivo sistema de direção hidromecânico autocompensante. Tal sistema, como informa a fabricante, proporciona estabilidade direcional à direção, força de esterçagem e capacidade de manobra para facilitar a operação. A marca também mostra o que melhor desenvolveu recentemente na área de serviços e telemática.

Segundo a empresa, todos esses atrativos são de grande importância no momento atual, principalmente em razão das incertezas que ainda assolam o país. “Segmentos importantes do nosso setor devem confirmar seus planos de investimentos, mesmo que de forma prudente”, comenta Afrânio Chueire, presidente da Volvo CE Latin America. “Este tem sido um ano de grandes desafios para os fabricantes, mas também de oportunidades para quem estiver à frente das demandas de mercado.”

Para isso, segundo o executivo, é importante “ter a leitura correta das diversas situações de mercado”, pois os setores responderão de forma distinta aos desafios. “A proximidade com os clientes será fundamental, de forma a oferecer a melhor solução, seja em termos de produtos e treinamentos como em serviços no pós-venda”, conclui.

WACKER NEUSON

Presente pela primeira vez na M&T Expo, a Wacker Neuson Brasil traz à feira uma série de novidades, como as pás carregadeiras compactas 5035, 5055 e 850, com pesos operacionais de 1.720 kg, 3.600 kg e 4.500 kg, respectivamente. Todos os modelos possuem chassi rígido, transmissão hidrostática, tração e direção nas quatro rodas. Dentre as vantagens da série, diz a empresa, destacam-se maior economia de combustível, conforto e segurança, além de menor peso operacional e raio de giro, fatores que permitem produzir até mais do que com carregadeiras maiores.

Outro benefício inerente aos novos produtos apresentados ao mercado brasileiro é o menor custo operacional, inferior até mesmo ao de minicarregadeiras. A empresa exibirá ainda sua extensa linha de escavadeiras compactas, todas equipadas com sistema de giro da lança, o que – segundo ela – é fundamental para permitir a escavação junto a paredes, taludes e muros. Os modelos vão de 935 kg a 15.550 kg de peso operacional. Nessa linha, a Wacker Neuson desenvolveu e patenteou o sistema Vertical Digging System (VDS), que permite a inclinação de 15° do chassi da escavadeira. Isso garante maior conforto na operação, além de maior produtividade, agilidade e precisão nas escavações, já que a cabine e todo o sistema de escavação trabalham nivelados.

Os manipuladores telescópicos Wacker Neuson também marcam presença no estande da empresa. São equipamentos utilizados em vários setores da infraestrutura, comparados a um canivete suíço em virtude das variadas aplicações, que se refletem em vantagens, retorno de investimento e custo benefício atraente, sublinha a companhia. “Os novos manipuladores telescópicos compactos 1245 e 2506 são produtos diferenciados que têm se mostrado capazes de substituir equipamentos com custos operacionais muito competitivos, em aplicações tão diferentes como granjas, construções de prédios e indústrias de pré-moldados”, diz Mario Neves, gerente de desenvolvimento de distribuidores da marca.

 

 

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