FECHAR
FECHAR
02 de julho de 2014
Voltar
Agribusiness

Novidades tecnológicas agregam valor ao setor

Agrishow exibe os recentes lançamentos para um dos setores mais robustos da economia nacional, incluindo equipamentos de construção adaptados

Tendo em vista o acentuado componente tecnológico disponibilizado, algumas novidades em produtos ganharam um merecido destaque sob os holofotes da Agrishow 2014, sobressaindo com brilho dentre os inúmeros equipamentos expostos pelas fabricantes.

É o caso de uma novíssima geração de colheitadeiras, que foram apresentadas em primeira mão aos profissionais do setor agrícola. A Massey Ferguson, por exemplo, lançou durante o evento o modelo axial MF 9895, uma máquina que, de acordo com o gerente de marketing de produto da empresa, Roberto Ruppenthal, possui a maior taxa de descarga de grãos do mercado. “Com capacidade de 150 litros por segundo, o equipamento permite ainda a passagem do fluxo de ar sem restrições, circulando através de cada radiador”, diz ele.

Na mesma linha, a John Deere investiu na nova Série S de colheitadeiras, que reúne os modelos S540, S550, S660, S670 e S680, todos equipados com a tecnologia mapping, um recurso de mapeamento com projeção em 3D. “Nós já utilizávamos esta tecnologia em tratores, mas é a primeira vez que usamos em colheitadeiras”, afirma Romário Saraiva, gerente de marketing tático da fabricante para a América Latina.

Segundo ele, a nova Série S possui os componentes e sistemas projetados para ampliar o desempenho operacional e a capacidade de colheita, reduzindo simultaneamente o consumo de combustível em até 17%. “Todos os fabricantes contam com produtos agrícolas, mas para uma empresa se tornar competitiva é preciso apresentar algo a mais para o seu cliente”, interpõe Saraiva.

Também investindo na evolução dos produtos, a Case IH apresenta ao mercado a nova  série 230 das já tradicionais colheitadeiras Axial-Flow, projetadas para colher mais de 80 diferentes tipos de grãos. “O destaque da serie é a 9230 classe 9, fabricada no Brasil e equipada com um novo motor Case FPT (Fiat Powertrain Technologies) de 13 litros e potência máxima de 570 cv”, ressalta Felipe Dantas, especialista em colheitadeiras de grãos da empresa para a América Latina.

A JCB promoveu o lançamento da retroescavadeira 3C Agrimaster, projetada exclusivamente para o segmento agrícola e que apresenta uma ampla gama de acessórios, como caçambas, pallets, garfos e lanças para carregamento de big bags. O modelo, conforme afirma Neil Hamilton, diretor comercial da JCB, conta com uma lança que pode alcançar mais de três metros de altura, o que amplia a capacidade de deslocamento e empilhamento de materiais. “Além da aplicação com os acessórios, a caçamba traseira pode ser utilizada para manutenção na fazenda, em atividades como abertura de adutoras e limpeza de vias de acesso, facilitando a circulação da produção”, descreve o diretor.